Gestão empresarial: qual a importância para um negócio?

Avatar

A gestão empresarial é uma disciplina fundamental para qualquer pessoa que deseja entender e atuar de forma eficaz no mundo dos negócios. Ela envolve uma série de práticas, estratégias e princípios que são essenciais para o sucesso de uma empresa.

Administrar uma empresa no Brasil nunca foi uma tarefa fácil. A complexidade fiscal, as dificuldades iniciais para a constituição de uma empresa e a altíssima carga tributária sempre foram empecilhos para os novos empreendedores (Infovarejo).

Por isso, no post de hoje vamos entender a importância da gestão empresarial para os negócios, o mercado de atuação e suas tendências.

O que é Gestão Empresarial?

Gestão empresarial consiste em organizar e liderar uma equipe em prol dos objetivos de uma companhia. Esse conceito corporativo, portanto, busca extrair o máximo de todos os envolvidos, a fim de gerar lucro, novas oportunidades de emprego e inovação (fonte: Bling).

Assim, podemos dizer que a gestão empresarial é um elemento essencial para o sucesso e a sobrevivência das empresas de todos os portes e nos mais diversos setores. 

Ela abrange a coordenação das atividades de negócios, garantindo que os funcionários alcancem sua máxima produtividade e que os objetivos operacionais e financeiros sejam alcançados. Em um cenário onde muitas organizações falham em seus primeiros anos, a má gestão empresarial e a falta de liderança preparada são consideradas principais razões para esses fracassos. Conforme pontua o Portal G4, muitas vezes empreendedores talentosos podem não possuir as habilidades necessárias de gestão, levando a problemas financeiros e operacionais. Portanto, entender e implementar uma gestão empresarial eficaz é crucial para o sucesso a longo prazo.

É a gestão empresarial eficiente que é responsável por planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos da empresa, permitindo que ela alcance e até supere suas metas. Em um mundo empresarial cada vez mais competitivo e em constante mudança, a gestão empresarial é uma ferramenta fundamental para garantir a eficiência e a resiliência das organizações.

Qual a importância do gestor para a empresa?

O gestor tem uma responsabilidade muito grande para com o crescimento do negócio, influenciando o clima organizacional e o comportamento da equipe.

Um bom gestor é capaz de estimular a equipe e promover melhorias não só na sua própria dinâmica de trabalho, como também em diversos outros níveis considerando a organização como um todo.

O gestor é o profissional que repassa os objetivos da empresa para a prática, com um papel ativo nos resultados, sejam eles bons ou ruins (fonte: Scoreplan).

Como é o mercado de atuação para quem faz Gestão Empresarial?

Como foi visto, as empresas necessitam de uma boa administração para que possam ter controle sobre os seus recursos humanos, materiais, financeiros e, desta forma, também alcançar o sucesso. 

Diante desta realidade, o mercado de trabalho para profissionais especializados em Gestão Empresarial é bastante amplo e pode fornecer, àqueles que são bem qualificados, grandes oportunidades de atuação e crescimento (Educa+Brasil).

A formação nesta área abre portas para uma variedade de setores e funções, tornando os profissionais especializados em Gestão Empresarial altamente versáteis e demandados. Vamos ver algumas oportunidades dessa área:

  • Cargos de Liderança: A formação em Gestão Empresarial prepara os profissionais para cargos de liderança. Algumas vezes a carreira pode começar como assistentes de gerente, analistas de negócios ou coordenadores de projeto e, com o tempo e a experiência, avançam para cargos de alta gerência, como diretores e vice-presidentes.
  • Consultoria: Muitas empresas de consultoria buscam profissionais com formação em Gestão Empresarial para ajudar outras empresas a melhorar suas operações, resolver problemas e alcançar metas de negócios. Isso oferece a oportunidade de trabalhar em projetos variados e ganhar experiência em diversas indústrias.
  • Recursos Humanos: A gestão de pessoas é uma parte fundamental de qualquer organização, e profissionais especializados em Gestão Empresarial são frequentemente procurados para cargos de recursos humanos, como gerentes de RH, recrutadores e especialistas em treinamento e desenvolvimento.
  • Finanças e Controladoria: Muitos profissionais de Gestão Empresarial encontram oportunidades em departamentos financeiros, onde são responsáveis por gerenciar orçamentos, analisar dados financeiros e tomar decisões estratégicas relacionadas a investimentos e despesas.

Gestão empresarial: Principais habilidades

Profissionais que almejam atuar com o gerenciamento de empresas devem apresentar e desenvolver algumas habilidades e características que contribuem, de maneira assertiva, com o desempenho das suas atividades. 

Veja algumas destas soft skills:

  • Responsabilidade;
  • Criatividade;
  • Proatividade;
  • Agilidade;
  • Ética;
  • Liderança;
  • Boa comunicação;
  • Senso crítico;
  • Pensamento analítico.

Principais tendências de mercado

O mercado de trabalho para especialistas em Gestão Empresarial está em constante evolução. 

Conheça algumas destas tendências para você ficar de olho e atualizado!

  • Transformação Digital: A tecnologia redefine as operações empresariais, exigindo conhecimento em automação, IA e análise de dados.
  • Diversidade e Inclusão: A gestão da diversidade no local de trabalho é uma prioridade crescente para promover inovação e equidade.
  • Trabalho Remoto e Flexibilidade: A gestão eficaz do trabalho remoto é essencial, impulsionada pela crescente flexibilidade nas operações.
  • Big Data e Analytics: O uso de dados para tomada de decisões assertivas é crucial, tornando a análise de dados uma habilidade-chave.
  • Ética nos Negócios: A ética é fundamental para a reputação e sucesso empresarial, destacando a importância de políticas e práticas éticas. Neste sentido, as práticas de compliance têm ganhado destaque.
  • Habilidades Interpessoais e Liderança: Além do conhecimento técnico, habilidades interpessoais como liderança e comunicação são cruciais para o sucesso na gestão de pessoas e colaboração eficaz.

Gestão Empresarial é na UniDomBosco!

O curso de MBA Gestão de Estratégia Empresarial tem por finalidade incorporar aos profissionais conhecimentos que possibilitem atuar de forma integrada em diferentes tipos de projetos, desenvolver habilidades para atuar em diversas áreas como: gestão, negócios, estratégia empresarial, entre outros.

O objetivo central é agregar conhecimentos aos profissionais para atuar de forma integrada nos diferentes tipos de projetos e desenvolver a capacidade de análise crítica para a tomada de decisão.

Gostou de saber mais sobre Gestão Empresarial, as tendências e o mercado de atuação?

Que tal conhecer os cursos de graduação (presencial ou EAD) e pós-graduação (também presencial ou EAD) da UniDomBosco?

Conheça todos os nossos cursos e as condições especiais para quem quer fazer a sua segunda graduação (ou segunda licenciatura) com a gente!

O Centro Universitário UniDomBosco possui mais de 400 polos de apoio de ensino a distância credenciados pelo MEC em todas as regiões do Brasil, e conta com mais de 15 mil estudantes matriculados nas modalidades presencial e a distância, em cursos de graduação e pós-graduação. Venha fazer parte da nossa história!