Habilidades em tecnologia mais buscadas

Avatar

Um artigo do Linkedin com uma lista de habilidades mais buscadas pelo mercado de trabalho começa dizendo que a pergunta mais comum nos dias de hoje mudou. Antes as perguntas eram: “Quem te indicou?” ou “Onde se formou?”, mas agora ela é “O que você sabe fazer?”

Isso porque nos dias atuais e tecnológicos as chamadas hard skills, ou seja, habilidades adquiridas pela sua formação, tem um peso muito menor do que antes e o das soft skills (habilidades sociocomportamentais) tem se sobressaído.

Nos dias atuais conta mais como você utiliza, ou seja o sabe fazer, do que o conhecimento meramente escrito nos currículos.

Esse olhar muda a forma como o mercado funciona. Muitos recrutadores colocam que as hard skills fazem um currículo chamar atenção, mas as softs são o que garantem a contratação.

E em se tratando de um mundo cada vez mais conectado e tendo a tecnologia como grande mediador, as habilidades em tecnologia passam a ser vistas como essenciais em muitas carreiras obviamente, porém, desejadas em todas as outras.

Neste artigo vamos falar sobre as principais habilidades em tecnologia que o mercado tem buscado. 

homens-usando-suas-habilidades-em-tecnologia

Quais são as principais habilidades em tecnologia buscadas pelo mercado?

As habilidades de TI encabeçam a lista das mais procuradas pelo mercado atual e dentre elas estão SQL, computação em nuvem, gerenciamento de projetos, atendimento ao cliente, Microsoft Office, habilidades analíticas, liderança, desenvolvimento de software, Python e gerenciamento de dados.

Percebam como as hard e as soft skills se misturam nessa lista e por isso é possível dizer que o profissional atual precisa ser um profissional que tem possui equilíbrio entre as habilidades.

Vejam isso: Aneesh Raman, vice-presidente do “Opportunity Project” do LinkedIn, que produziu a lista das principais habilidades, disse que todas as empresas agora são uma empresa de tecnologia ou uma empresa habilitada para tecnologia, “mesmo que não percebam isso totalmente”.

“Isso significa que as habilidades tecnológicas estão se tornando algumas das habilidades mais transferíveis entre os setores, por isso nunca foi tão importante manter suas habilidades tecnológicas afiadas”, disse ele. “Os dados do LinkedIn mostram que os conjuntos de habilidades para empregos em todo o mundo mudaram cerca de 25% desde 2015, com a expectativa de que esse número dobre até 2027. Grande parte dessa mudança foi impulsionada por novas tecnologias emergentes e alterando a forma como todos realizamos nossos trabalhos. Não todos são profissionais de tecnologia, mas todos podem se tornar fluentes em tecnologia.”

Essa fluência em tecnologia tem se tornado essencial no mercado de trabalho, assim como a fluência em outras áreas como vendas, marketing e liderança.

Quais cursos na área de tecnologia o UniDomBosco oferece?

Como graduação o UniDomBosco oferece os seguintes cursos nessa área:

  • Análise e desenvolvimento de sistemas
  • Gestão da tecnologia da informação
  • Ciência de dados e inteligência artificial
  • Defesa cibernética
  • Tecnologia em produção multimídia
  • Sistemas de internet (ênfase em internet das coisas)

Na pós-graduação são os seguintes:

  • MBA em redes de computadores: gestão e segurança
  • Tecnologia em saúde
  • Tecnologia e educação a distância

Para conhecer melhor cada curso, acesse o site do UniDomBosco.