Dia do estudante

O Brasil possui mais de 54 milhões de estudantes e, só devido a esse número, já seria motivo mais do que suficiente para que existisse uma data em homenagem a eles.

Porém, não é somente pela quantidade e sim pela importância dos estudantes e da educação que esse dia foi criado e é comemorado todos os anos, no dia 11 de agosto, desde 1927.

Quando foi criado o Dia do Estudante?

Essa é a data comemorada no Brasil, pois o dia internacional é comemorado no dia 17 de novembro.

No dia 17 de novembro de 1939, os nazistas invadiram a Federação Central de Estudantes Tchecoslovacos e assassinaram e torturaram vários dirigentes estudantis. Em 1941, o Conselho Internacional de Estudantes criou essa data homenageando esses estudantes.

No Brasil, a data foi instituída por sugestão do advogado Celso Grand Ley num evento que celebrava os 100 anos dos cursos de Direito no Brasil.

“No dia 11 de agosto de 1937, na Casa do Estudante do Brasil, no Rio de Janeiro, o então Conselho Nacional de Estudantes conseguiu consolidar o grande projeto, já almejado anteriormente algumas vezes, de criar a entidade máxima dos estudantes. Reunidos durante o encontro, os jovens a batizam como União Nacional dos Estudantes (UNE).”

O Ensino universitário no Brasil: importância e Hisórico

O ensino universitário desempenha um papel crucial no desenvolvimento intelectual, científico, econômico e social de uma nação. No caso do Brasil, a história do ensino universitário é bastante rica e complexa, marcada por avanços, desafios e transformações ao longo dos anos.

A Importância do Ensino Universitário

O ensino universitário é o ápice da educação formal, proporcionando um ambiente onde estudantes e pesquisadores podem mergulhar profundamente em áreas específicas do conhecimento. Ele promove o pensamento crítico, a pesquisa, a inovação e a formação de profissionais altamente capacitados. Além disso, as universidades desempenham um papel importante na construção da identidade cultural de um país, na disseminação do conhecimento científico e na promoção do desenvolvimento econômico e tecnológico.

No Brasil, as universidades têm contribuído de forma significativa para o avanço do conhecimento em diversas áreas, como medicina, engenharia, ciências sociais, humanidades e artes. Elas também são responsáveis pela formação de líderes e profissionais que desempenham papéis importantes em diversos setores da sociedade.

Histórico do Ensino Universitário no Brasil

A história do ensino universitário no Brasil inicia no período colonial, quando as primeiras instituições de ensino superior foram fundadas. A mais antiga delas é a Universidade de São Paulo (USP), criada em 1827. No entanto, foi somente no século XX que as universidades ganharam mais destaque e se espalharam por todo o país.

Um marco importante dessa história foi a Reforma Universitária de 1968, que reestruturou o sistema universitário e estabeleceu princípios de autonomia universitária e liberdade de cátedra. Neste período houve também a expansão do ensino superior, com a criação de novas instituições e a ampliação do acesso.

Durante as décadas seguintes, as universidades brasileiras enfrentaram desafios porém também houveram avanços significativos, como a produção de pesquisas relevantes em nível internacional, a formação de profissionais altamente qualificados e a inclusão de grupos historicamente marginalizados.

imagem-de-estudante

Qual a importância do dia do estudante?

Toda essa história mostra o quanto essa data deve ser valorizada e comemorada.

Uma grande parte, ainda, dos estudantes do Brasil não chega às universidades e um dos focos desse dia é também pensar em formas de melhorar esses números.

Sabemos da importância do ensino superior como uma forma de adentrar e permanecer no mercado de trabalho, com remunerações e oportunidades melhores.

Os debates sobre educação no nosso país devem acontecer, obviamente, não só em datas como essas, mas a todo o momento e com a força necessária para que as mudanças ocorram e a cada ano que passe o número de estudantes em todos os níveis de ensino aumentem. E, mais do que isso, que o número dos estudantes que finalizam os ciclos educacionais seja cada vez maior.

Que as universidades possam receber a cada ano mais e mais estudantes com o objetivo de adquirir conhecimentos que transformarão suas vidas pessoais e profissionais.

A educação precisa ser colocada em local de destaque e essa deve ser uma bandeira levantada nesse dia que homenageia vocês, estudantes, mas também nos outros dias. Que cada estudante sinta que é parte de algo muito maior e que pode fazer a diferença no nosso país.

Continue acompanhando o Blog e as redes sociais do UniDomBosco para se manter atualizado sobre as principais datas.