O que é marketing digital e como atuar nessa área?

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Muito se escuta falar, nos dias atuais, sobre o marketing digital, mas muitas pessoas ainda não sabem exatamente o que ele é e como funciona.

Mais do que saber o que é e como funciona, muitos profissionais buscam saber como atuar nessa área que vem crescendo bastante, principalmente nos últimos anos.

Algumas pesquisas mostram um crescimento de mais de 40% nesses anos de pandemia.

Afinal, o que é marketing digital?

De forma bem simples, e até precisando de atualização, a Wikipédia define como: Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

Ou seja, o marketing digital é o tipo de marketing que é feito utilizando canais e formatos digitais. Hoje em dia, podemos dizer que existe o marketing offline e o online.

O offline são as ações como outdoors, panfletos, anúncios em revistas e jornais impressos.

O online envolve outras ações, como as que vamos falar mais detalhadamente.

Como atuar nessa área?

Como já falamos, o marketing digital tem crescido cada vez mais e com isso muitos profissionais têm se especializado nele.

O UniDomBosco possui um curso de graduação em Marketing Digital, do tipo tecnólogo na modalidade EAD, com duração de dois anos, que proporcionará ao profissional conhecer e compreender tudo o que envolve essa área tão ampla.

Saiba mais: Afinal, o que é um curso tecnólogo?

Durante a graduação os profissionais aprendem as seguintes disciplinas:

  • Comunicação Empresarial 
  • Cenários Socioeconômicos 
  • Cultura e Sociedade 
  • Empreendedorismo e Inovação 
  • Orientação Profissional e de Carreira 
  • Comunicação Integrada de Marketing 
  • Fundamentos de Marketing Digital 
  • Marketing de Produtos e Serviços 
  • Canais de MKT 
  • Planejamento de Marketing Digital 
  • Direito Digital 
  • Estatística Aplicada ao MKT Digital 
  • Inteligência de Mercado 
  • Monitoramento de Marcas 
  • Plataforma de e-Commerce 
  • Gestão de Preços 
  • Tendências do Marketing Digital 
  • Gestão de Redes Sociais 
  • Marketing de Busca e Web Analytics 
  • Gestão Estratégica de Marcas 
  • MKT Social 
  • Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor 
  • Gestão de Projetos 

Um dos grandes diferenciais do curso são as formações intermediárias que proporcionam o ingresso no trabalho antes mesmo de finalizar a graduação. Ao final do segundo semestre a formação intermediária é em Analista de Produto Digital e ao final do terceiro semestre a de Analista de e-Commerce.

O UniDomBosco oferece uma pós-graduação em Marketing e Negócios Digitais interessante para quem já possui uma formação e busca uma especialização e não uma segunda graduação.

Saiba mais: Faço uma segunda graduação ou pós-graduação?

Existem também cursos de especialização oferecidos, principalmente, por empresas ou profissionais focados no mercado do marketing digital, que tratam de cada uma das estratégias mais específicas.

Dentre as principais estratégias do marketing digital estão os itens que vamos citar. Por serem as principais estratégias, são também as principais áreas em que os profissionais se especializam.

Conheça as principais áreas do Marketing digital

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·        Inbound marketing

É o marketing de atração. Diferente do marketing tradicional, no inbound são utilizados mecanismos para que o cliente encontre a empresa.

A maior parte das outras estratégias que serão citadas fazem parte do inbound, de alguma forma.

·        Marketing de conteúdo

Tem como objetivo transmitir conteúdos relevantes, que façam o cliente aprender algo e relacionar esse conteúdo com a marca.

Normalmente ele é feito por meio dos blogs e das mídias sociais.

·        Mídias sociais

As conhecidas redes sociais e que existem várias e com diferentes perfis de públicos e objetivos. Nelas são montadas e criadas estratégias, buscando o fortalecimento da marca por meio de interação, engajamento e fidelização.

·        Growth Hacking

Numa tradução, seria o marketing orientado a experimentos. Com ele são analisadas as métricas, relatórios visando resultados rápidos para crescimento.

É bastante estratégico e baseado em dados e testes.

·        Otimização para mecanismos de busca (SEO)

É considerado por muitos como uma das estratégias mais inteligentes e eficientes de atrair o cliente certo.

Otimizar os conteúdos de forma correta e estratégica posiciona organicamente, trazendo mais tráfego, mais interessados e, consequentemente, fazendo mais negócios.

O marketing de conteúdo está bastante associado ao SEO.

·        Tráfego pago

A maior parte das ações no marketing digital são orgânicas, porém as ações pagas também são importantes e trazem, aliadas às orgânicas, ótimos resultados.

Toda a parte da chamada publicidade paga em canais como Google e mídias sociais fazem parte do tráfego pago.

Existem outras estratégias e áreas que o profissional do marketing digital pode se especializar. É, como já dissemos, um mercado em crescimento e com muitas possibilidades.

Se você se interessou, busque maiores informações sobre o curso no nosso site.

Quer se especializar?

Agora, se você já possui uma graduação e está em busca de se especializar mas fazendo uma pós graduação na área de marketing, o UniDomBosco possui alguns cursos que podem te interessar

São eles:

O curso de Gestão de Marketing e Comunicação Integrada tem como objetivo desenvolver a habilidade de identificar oportunidades de negócios, avaliar diferentes cenários e atuar de forma integrada nas áreas de comunicação e marketing.

Além disso, proporciona o conhecimento de ferramentas e técnicas capazes de auxiliar o profissional na tomada de decisões relacionadas à gestão de marketing e comunicação integrada. O curso prepara profissionais para atuar nas áreas de marketing e comunicação de forma conjunta visando atender os interesses dos clientes e lucratividade da empresa. Desenvolve a habilidade de gerenciar a comunicação na empresa de forma a construir um relacionamento positivo com os clientes e demais stakeholders.

Ele é oferecido na modalidade EAD com duração de 13 meses.

O objetivo do marketing há muito deixou de ser apenas publicidade e propaganda. Hoje, o profissional precisa de muito mais, como conhecer os processos de logística, administração das vendas e análise de mercado. Um profissional com tantas faces precisa se especializar e se atualizar sempre. Este profissional completo é a proposta que temos em nosso curso: desenvolver a proatividade e o conhecimento é fundamental para qualquer departamento dentro de uma empresa.

O curso busca capacitar o participante a desempenhar as atividades envolvidas na gestão de marketing e varejo, que envolvem um planejamento e uma estrutura, que deve ser elaborada sobre os fundamentos do marketing, sempre se atentando a passar a informação da melhor maneira possível ao cliente.

O curso é ofertado na modalidade EAD com duração de 6 meses.

O Marketing tem passado por profundas transformações diante dos novos cenários de comportamento e de consumo. Sua forma tradicional teve os horizontes ampliados com os novos meios de comunicar e de consumir informações.

Em um ambiente globalizado e em constante atualização, se faz necessária uma metodologia que possibilite a incorporação dessas mudanças de consumo e consumidor nos ambientes empresariais. Desta forma, o curso de Marketing e Negócios Digitais se apresenta como uma ferramenta de suporte à gestão da comunicação em marketing e de negócios digitais visto que as organizações precisam estar alinhadas e adaptadas à evolução da comunicação e, ao mesmo tempo, em consonância com seus diversos públicos, independente de seu porte.

Ele é oferecido na modalidade presencial e tem duração de 13 meses.

Seja qual for a sua escola, o UniDomBosco é a escolha certa. Acesse o site e conheça melhor todas as opções de graduações e pós-graduações.