O curso de arquitetura tem matemática?

Seguir carreira como arquiteto é o sonho de muitas pessoas, mas, algumas delas, por terem dificuldades ou não gostarem de matemática, acabam se questionando se a escolha é mesmo a ideal para a vida. Mas, afinal, a arquitetura tem matemática?

Neste artigo, vamos responder à pergunta, mostrando um pouco mais da história da arquitetura, das disciplinas essenciais do curso de graduação na área e outros detalhes que possam ajudar a esclarecer a dúvida.

Arquitetura tem matemática

De forma curta, a resposta para a pergunta é sim, a arquitetura tem matemática envolvida de diversas formas ao longo da formação superior e também da atuação dos profissionais no dia a dia da carreira.

Para ajudar a entender essa relação entre as disciplinas, veja abaixo um pouco mais sobre o tema, dividido em tópicos:

Os fundamentos geométricos da arquitetura

Desde os primórdios da arquitetura, a geometria tem sido a ferramenta fundamental para a criação de formas e estruturas. A matemática, por tanto, por meio da geometria, é a linguagem que traduz as ideias arquitetônicas em realidade.

A Matemática na engenharia arquitetônica

A resistência e a estabilidade das estruturas são aspectos muito importantes na arquitetura. Nesse contexto, a matemática assume um papel de destaque na análise estrutural. Desde cálculos de carga até a distribuição precisa de materiais, esse segmento destaca como a matemática é essencial para garantir que uma construção não seja apenas visualmente atraente, mas também funcional e segura.

Álgebra e a resolução criativa de desafios arquitetônicos

A álgebra, frequentemente vista como uma disciplina abstrata, revela-se como uma ferramenta valiosa na resolução de problemas complexos durante o processo de projeto arquitetônico. A álgebra, então, proporciona as ferramentas necessárias para dimensionar espaços e otimizar recursos, transformando conceitos abstratos em projetos concretos para a arquitetura.

Cálculo

Ao criar espaços que transcendem o ordinário, o cálculo se torna uma ferramenta poderosa. Entender o fluxo de luz, analisar sombras e criar ambientes dinâmicos são áreas em que a matemática, especificamente o cálculo, desempenha um papel crucial. Mais uma vez, portanto, a matemática contribui com a arquitetura para a criação de ambientes arquitetônicos significativos.

Matemática no ensino de arquitetura

Muitos estudantes de arquitetura enfrentam desafios ao lidar com conceitos matemáticos. No entanto, é essencial destacar que essa integração não é uma barreira, mas uma oportunidade de enriquecer a experiência educacional. Para os mais receosos, então, é fundamental superar o medo da matemática na arquitetura para se desenvolverem como profissionais mais capacitados e criativos.

profissional-de-arquitetura

A graduação em arquitetura

Se você está interessado em ser arquiteto, o primeiro passo é se matricular em uma graduação na área, que geralmente é oferecida com o título de curso de Arquitetura e Urbanismo, já que a formação abrange também aspectos de paisagens urbanas e planejamento estratégico de centros urbanos e cidades.

Para muito além da matemática, a matriz curricular envolve disciplinas essenciais em campos da arte, design, estética, desenho, sustentabilidade, crítica e tecnologia, por exemplo, entre muitas outras.

O curso do UniDomBosco

O Centro Universitário UniDomBosco oferece o curso de Arquitetura e Urbanismo na modalidade presencial, em um programa com duração de 10 semestres (5 anos). Atualizado com as principais tendências do mercado de trabalho no momento, o conteúdo programático apresenta teoria e prática do início ao fim e tem a liderança de professores mestres e doutores de renome e com vasta experiência.

Uma das principais referências em ensino superior, a instituição tem uma estrutura única, com laboratórios e salas de aulas modernos e equipados com tecnologia de ponta para proporcionar o melhor desenvolvimento acadêmico aos estudantes, além de biblioteca física e virtual, auditórios e outros ambientes para atividades diversas.

O UniDomBosco é nota máxima no MEC e contribui há mais de 50 anos com a educação brasileira e há 20 anos com a formação superior de profissionais capacitados e de destaque.

Faça parte

Para saber mais detalhes sobre o curso e garantir a sua inscrição para o próximo semestre, acesse o site por aqui.

Aproveite também para ouvir o episódio do podcast do UniDomBosco em que a professora Juliana Tissot, membro do corpo docente do curso de Arquitetura e Urbanismo, explica tudo sobre a graduação e a atuação profissional nessas áreas.

E continue acompanhando o Blog e as nossas redes sociais para ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira.