Dia do estagiário

Em 18 de agosto é comemorado o dia do estagiário e, embora muitos estudantes não deem o devido valor a esse cargo e experiência, esse é um dia importante.

Importante exatamente devido ao fato do estágio ser um momento de muito valor na carreira profissional. Os primeiros contatos de um profissional com grande parte das atuações ocorrem por meio dele e isso traz muitas vantagens.

Mas, vamos entender um pouco mais sobre o que é ser estagiário?

O estágio é o período em que o estudante vivencia, na prática, os estudos teóricos vistos nos cursos. O estagiário é então um aprendiz em uma empresa, hospital, escola, com o objetivo de observar e praticar, com orientação, a dinâmica profissional do dia a dia da profissão escolhida.

Na hierarquia de cargos profissionais, o estagiário está no primeiro nível, engatinhando no seu caminho no mercado profissional.

Existem diferentes tipos de estágios:

·        Obrigatório

Esse é o tipo de estágio que faz parte da grade escolar do curso de graduação escolhido. São determinadas as quantidades de horas, existe a necessidade de entrega de relatórios e outros documentos e, para que o aluno se forme, ele precisa ter realizado esse tipo de estágio. No entanto, não faz parte da grade curricular de todos os cursos.

·        Remunerado

É o tipo de estágio no qual existe uma remuneração pelo trabalho realizado. Ele pode, de alguma forma, fazer parte do estágio obrigatório ou pode ser somente uma escolha do estudante para o ingresso no mercado de trabalho.

·        Voluntário

Como o próprio nome diz, nesse tipo de estágio existe uma ação voluntária, ou seja, de livre e espontânea vontade do estudante e sem nenhum tipo de remuneração.

tipos-de-estagio

Qual a importância do estágio?

O estágio desempenha um papel de extrema importância na vida do estudante universitário, oferecendo benefícios e oportunidades que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal. Veja algumas das razões pelas quais o estágio é tão importante:

• Experiência Prática: O estágio proporciona a chance de aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos na sala de aula. Isso ajuda na melhor compreensão de determinados conceitos, aprimora habilidades técnicas e colabora com o melhor entendimento de como as teorias se traduzem em situações do cotidiano da profissão.
  • Aprendizado Contextualizado: Ao vivenciar o dia-a-dia do ambiente de trabalho, os estudantes ganham uma visão mais aprofundada das operações, dinâmicas e desafios específicos de uma determinada área de atuação. Isso contribui para uma educação mais abrangente e contextualizada.
  • Desenvolvimento de Habilidades: Os estágios permitem que os estudantes desenvolvam uma ampla gama de habilidades, tanto competências técnicas quanto habilidades interpessoais como: comunicação eficaz, trabalho em equipe, resolução de problemas e tomada de decisões.
  • Networking e Relacionamentos Profissionais: Durante o estágio, os estudantes têm a oportunidade de construir uma rede de contatos no mundo profissional. Esses relacionamentos podem ser de grande importância para futuras oportunidades de emprego, mas também para colaborações, mentorias, indicações e outros.
  • Autoconhecimento e Orientação de Carreira: O estágio permite que sejam exploradas diferentes funções e setores, ajudando o estudante a identificar seus interesses, paixões e áreas de maior afinidade. Isso certamente colabora no momento de escolher um caminho profissional mais alinhado com os objetivos pessoais e profissionais de cada um.
  • Currículo Aprimorado: A experiência de estágio é um diferencial valioso em um currículo. Os empregadores frequentemente valorizam candidatos que já possuem alguma experiência prática, pois além de toda a “bagagem” de aprendizado, demonstra iniciativa, comprometimento e habilidades relevantes.
  • Preparação para o Mercado de Trabalho: O estágio expõe os estudantes à cultura organizacional, expectativas de desempenho e padrões profissionais de sua área de atuação. Essas vivências ajudam o estudante a estar mais preparado para a transição do ambiente acadêmico para o mundo corporativo.
  • Possibilidade de Contratação: Muitos estágios podem levar a ofertas de emprego após o término da graduação. Os empregadores tendem a contratar estagiários que já demonstraram habilidades, comprometimento e conhecimento do ambiente organizacional durante a sua formação.

O estágio é uma ponte essencial entre a educação acadêmica e a prática profissional.

Por que o dia 18 de agosto é o dia do estagiário?

No dia 18 de agosto de 1982, foi promulgado o Decreto nº 87.497, que tratava sobre o estágio. Em 2019 esse decreto foi revogado, porém a data continuou a ser considerada como o dia do estagiário.

Atualmente, a lei que rege o estágio no Brasil é a LEI Nº 11.788, DE  25 DE SETEMBRO DE 2008., conhecida como a Lei do Estagiário.

No nosso blog temos um artigo dando dicas de filmes sobre estagiários e sobre melhores sites para se buscar vagas de estágios. Vale dar uma conferida neles.

Gostou de saber um pouco mais sobre o dia do estagiário? Você está fazendo estágio? Conte sua experiência nos comentários.