Veja como é a grade curricular de Nutrição

A nutrição está em alta, já que é um campo que ajuda as pessoas a terem mais saúde, resultados estéticos e qualidade de vida. Por conta da alta demanda por profissionais, os cursos de graduação na área estão entre os mais procurados no ensino superior, mas muitos interessados não sabem ao certo o que vão aprender ao longo da formação.

Este artigo, portanto, vai explicar como é a grade curricular de nutrição, passando pelas principais disciplinas que formam o curso e também abordando um pouco sobre o campo de modo geral.

A grade curricular de nutrição

De modo geral, a matriz da graduação é composta, majoritariamente, por matérias relacionadas ao corpo humano e seu funcionamento e sobre os grupos de alimentos e suas respectivas funções. Além dessa base, o curso também passa por disciplinas de gestão, políticas públicas e outras de grande importância para o dia a dia da profissão em consultório, instituições e empresas.

Para saber exatamente qual o conteúdo da faculdade pela qual você está interessado, vale a pena se informar diretamente com a secretaria sobre a grade curricular de nutrição. Abaixo, vamos fazer um breve resumo de matérias indispensáveis para o curso e presentes em todas as matrizes de graduações do ramo, ressaltando, mais uma vez, que há muitas outras na composição final do curso.

Biologia celular

Biologia Celular é uma disciplina fundamental que explora a estrutura e as funções das células, a unidade básica da vida. No contexto da nutrição, compreender a biologia celular é crucial para analisar como os nutrientes interagem com as células do corpo humano.

Nutrição e prática profissional

Esta disciplina aborda as aplicações práticas dos conhecimentos em nutrição, preparando os estudantes para atuar de forma ética e eficaz no campo profissional. Inclui tópicos como a elaboração de planos alimentares, a orientação de pacientes e a compreensão de questões éticas relacionadas à prática nutricional.

Nutrição e atenção à saúde

Essa matéria explora a interseção entre a nutrição e a promoção da saúde, examinando como escolhas alimentares adequadas contribuem para a prevenção de doenças e a manutenção do bem-estar.

Anatomia geral humana

A anatomia geral humana foca no estudo detalhado da estrutura do corpo humano, proporcionando uma base sólida para compreender a relação entre a anatomia e a fisiologia no contexto nutricional.

Histologia

A histologia aborda a análise microscópica dos tecidos do corpo, essencial para compreender como diferentes órgãos e sistemas respondem aos nutrientes em nível celular.

Química orgânica

A química orgânica concentra-se nos compostos orgânicos, sendo vital para os estudantes de nutrição entenderem a estrutura e a função das moléculas presentes nos alimentos.

mesa-de-professor-de-uma-das-disciplinas-da-grade-curricular-de-nutricao

Bioquímica

Essencial para o entendimento profundo da nutrição, a bioquímica explora as reações químicas que ocorrem nos organismos vivos, incluindo o metabolismo de nutrientes.

Farmacologia

A farmacologia aborda o estudo das drogas e seus efeitos, proporcionando aos futuros nutricionistas conhecimentos sobre medicamentos relevantes para intervenções nutricionais.

Avaliação nutricional

Disciplina que explora métodos e técnicas para avaliar o estado nutricional de indivíduos, permitindo aos profissionais de nutrição desenvolverem planos personalizados com base nas necessidades específicas de cada paciente.

Mais alguns exemplos de disciplinas do curso na área são: Genética, Psicologia da saúde, Microbiologia de alimentos, Tecnologia de alimentos, Gestão de Unidades de alimentação e nutrição, Nutrição materno infantil, entre outras.

O curso de nutrição do UniDomBosco

O Centro Universitário UniDomBosco oferece a graduação em nutrição com opções nas modalidades presencial, no campus principal em Curitiba-PR, e a distância, com mais de 400 polos distribuídos nas cinco regiões brasileiras.

Em ambos os casos, o curso mantém a mesma qualidade acadêmica, com 48 meses de duração (8 semestres) e matriz curricular atualizada com as principais tendências do mercado de trabalho, desenvolvida por professores mestres e doutores com vasta experiência na área.

A graduação oferece formação profissional integral, entregando à sociedade um profissional apto a gerenciar e executar ações de segurança alimentar e atenção dietética em suas distintas áreas de atuação, incluindo clínica, saúde coletiva, indústria e unidades de alimentação e nutrição.

O curso tem como foco principal a nutrição clínica e a pesquisa científica com ênfase em nutrição enteral e parenteral, bem como, desenvolve competências em outras áreas de atuação do nutricionistas, como a esportiva.

O programa contempla disciplinas inovadoras nas áreas de fitoterapia, nutrição clínica avançada e desenvolvimento de produtos alimentícios, nutrição esportiva entre outras que preparam o aluno para o mercado de trabalho dentro das perspectivas atuais. Com objetivo de promover uma boa experiência ao acadêmico e vivência mais próxima da profissão, o curso conta com moderna infraestrutura e laboratórios para aulas práticas.

Tudo isso em uma instituição referência em ensino superior no país, com nota máxima no MEC e tradição de mais de 50 anos na educação.

Acesse o site pelos links abaixo, saiba mais detalhes e garanta a sua inscrição:

– Graduação em Nutrição (presencial)
– Graduação em Nutrição (EAD)

Para conferir a grade curricular completa, entre em contato conosco por meio do WhatsApp ou faça o download na página do curso (acima).

E continue acompanhando o Blog e nossas redes sociais para ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira.