Engenharia em Curitiba: estude no UniDomBosco

Avatar
imagem-do-campus-do-unidombosco

Se você está interessado em cursar engenharia em Curitiba, leia este artigo até o fim. Ao longo do texto, vamos explicar mais sobre as opções de cursos, a melhor instituição para estudar e um pouco mais em relação ao cenário do mercado de trabalho na área.

O que é engenharia

A engenharia é uma disciplina que aplica conhecimentos matemáticos, científicos e técnicos para conceber, desenvolver, implementar e manter sistemas, estruturas, dispositivos e processos. Ela abrange uma ampla gama de campos, incluindo engenharia civil, elétrica, mecânica, química, de software e muitos outros. Os engenheiros utilizam princípios científicos para resolver problemas práticos, projetar inovações e contribuir para o avanço tecnológico. A engenharia desempenha um papel crucial em diversas indústrias, desde a construção de infraestrutura até o desenvolvimento de tecnologias de ponta, desempenhando um papel fundamental na melhoria e inovação contínua da sociedade.

Engenharia em Curitiba

Estudar engenharia em Curitiba é uma excelente opção, já que a cidade é um dos principais centro urbanos do Brasil, com altos índices econômicos, de qualidade de vida e estrutura para os cidadãos. Por isso, a capital paranaense proporciona aos estudantes da área ótimas possibilidades de estágio e outros programas de formação, além de uma perspectiva excelente de oportunidades no mercado de trabalho para profissionais formados.

Entre as principais instituições de ensino superior da cidade, o UniDomBosco se destaca não só na engenharia, mas em outros cursos de graduação, extensão e pós-graduação, além de atuar em pesquisa e diversas frentes no desenvolvimento acadêmico e social.

Se você está interessado em ser engenheiro, o Centro Universitário oferece três opções de cursos, todas na modalidade EAD, na qual o campus principal em Curitiba também funciona como polo de apoio.

Engenharia Civil

A engenharia civil é uma disciplina que se concentra no projeto, construção e manutenção de infraestruturas físicas, como edifícios, estradas, pontes e sistemas de água. Os engenheiros civis aplicam princípios científicos e técnicos para garantir a segurança, eficiência e sustentabilidade de projetos de grande escala. Além de lidar com aspectos estruturais, a engenharia civil também aborda questões ambientais e sociais, visando o desenvolvimento de soluções que beneficiem a comunidade. Essa área desempenha um papel de extrema importância no desenvolvimento urbano e na melhoria da qualidade de vida.

O curso de bacharelado em engenharia civil do UniDomBosco prepara você para atuar na construção civil e demais áreas correlatas. Durante a graduação, você irá aprender a projetar, controlar e executar empreendimentos e obras da construção civil, saneamento, rodovias e transportes, mecânica dos solos, gestão de projetos, entre outras, que se somam as competências e habilidades fundamentais para o desenvolvimento da sua carreira, tais como: liderança, empreendedorismo, gestão de recursos, inteligência emocional e demais. Inscreva-se aqui.

Engenharia Elétrica

A engenharia elétrica é uma disciplina que se concentra na concepção, desenvolvimento e manutenção de sistemas elétricos e eletrônicos. Engenheiros elétricos trabalham em uma ampla gama de áreas, desde o projeto de circuitos e dispositivos eletrônicos até a gestão de redes de energia. É um campo fundamental para a inovação tecnológica, abrangendo desde a automação industrial até a criação de dispositivos eletrônicos avançados, com um papel de destaque na evolução da sociedade moderna, contribuindo para avanços em comunicação, energia renovável e automação.

O curso de bacharelado em engenharia elétrica do UniDomBosco prepara você para atuar na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Ao longo do curso, você aprenderá a projetar e construir usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares, projetos elétricos, sistemas de automação, entre outras, que se somam as competências e habilidades fundamentais para o desenvolvimento da sua carreira, tais como: liderança, empreendedorismo, gestão de recursos, inteligência emocional e demais. Garanta a sua vaga aqui.

engenheiro

Engenheria de Produção

A engenharia de produção combina princípios de engenharia, gestão e economia para aprimorar eficiência e eficácia em processos industriais. Profissionais dessa área estão envolvidos na análise, projeto e otimização de sistemas de produção, buscando maximizar recursos e minimizar desperdícios.

Desde a implementação de técnicas de melhoria contínua até o desenvolvimento de estratégias logísticas, os engenheiros de produção atuam na gestão eficiente de operações industriais e de serviços. Essa abordagem integrada visa não apenas atender às demandas de produção, mas também promover a sustentabilidade e competitividade organizacional.

O curso de engenharia de produção do UniDomBosco é focado na transformação do ambiente improdutivo em ambiente produtivo, oferecendo aos estudantes condições para o desenvolvimento de habilidades voltadas não só para os processos, mas também para as pessoas envolvidas, atuando na otimização dos recursos das empresas, e também no bem-estar dos indivíduos.Conheça melhor aqui.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para engenheiros de todos os ramos é aquecido no Brasil e, apesar de certas oscilações, está sempre em alta e à procura de profissionais devidamente capacitados. Por essa razão, os salários para cargos de engenheiros costumam estar entre os mais altos e a profissão é uma das mais reconhecidas e tradicionais no país. Como citado acima no texto, a engenharia em Curitiba também tem grande demanda, o que torna a carreira na cidade bastante atrativa para os formados na área.

Por que escolher o UniDomBosco

Escolher o UniDomBosco é a melhor opção para quem procura uma faculdade de engenharia em Curitiba, mas também para todas as outras regiões do Brasil, já que o EAD do Centro Universitário tem mais de 400 polos distribuídos pelo país. Entre os principais diferenciais da instituição estão:

Tradição e nota máxima no MEC

O UniDomBosco é membro do Grupo SEB, com mais de 60 anos de tradição na educação brasileira. Além disso, é nota máxima na avaliação do MEC, conceito que já atinge há alguns anos nos recredenciamentos e vale para o presencial e para o EAD.

Conteúdo atualizado e corpo docente

O ensino a distância do UniDomBosco utiliza o melhor sistema de avaliação virtual do mundo e conta com conteúdos atualizados com as principais práticas de mercado, o que garante aos nossos egressos um índice de empregabilidade superior a 90%. Também temos os melhores professores, todos mestres e doutores de renome e com vasta experiência.

Estrutura única

Mesmo se tratando de cursos EAD, a estrutura do campus principal é a ideal para o desenvolvimento de quem cursa engenharia em Curitiba, com salas de aula e laboratórios modernos e equipados com tecnologia de ponta. Há ainda ambientes como auditórios, biblioteca física e virtual e outros recursos fundamentais. Os polos de outras cidades têm condições iguais, com parcerias e programas de estágios em grandes empresas do setor.

Continue acompanhando o Blog e nossas redes sociais para ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira.