SISU 2024: orientações, datas e inscrições

Avatar

O Sistema de Seleção Unificada, conhecido como SISU, é uma ferramenta revolucionária no cenário educacional brasileiro. Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o SISU simplifica o acesso ao ensino superior, proporcionando uma abordagem transparente e eficiente para a entrada em universidades públicas do país. No post de hoje, saiba tudo sobre o SISU 2024: datas, inscrições e veja como concorrer a uma vaga para alguma das faculdades brasileiras.

O que é SISU?

O SISU é um programa de acesso ao ensino superior do Ministério da Educação (MEC) que reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a maioria disponibilizada por instituições federais de ensino (universidades e institutos). 

Para termos ideia de alguns números: de acordo com o Portal G1, para a primeira edição do SISU 2023, houve um total de 1.073.024 inscrições, conforme divulgado pelo Ministério da Educação. Este número representa a quantidade de pessoas que se inscreveram no processo seletivo, considerando que cada inscrito poderia escolher até dois cursos, resultando em 2.062.815 inscrições registradas.

Como funciona o SISU 2024?

A inscrição para o SISU é gratuita e feita totalmente pela internet. Essa possibilidade era aberta duas vezes ao ano, antes do início de cada período letivo. Em média, três dias são disponibilizados para que os candidatos possam escolher os cursos.

A partir do segundo dia de inscrições, as notas de corte são liberadas para os cursos participantes. Assim, os candidatos podem se orientar e ter uma referência se estariam entre os selecionados para determinado curso com a nota obtida no Enem. Caso a nota seja inferior à nota de corte, é permitido trocar de curso durante todo o período de inscrição. Encerrado o processo, as listas dos candidatos selecionados são liberadas e os estudantes deverão fazer a matrícula na instituição em que foram aceitos (fonte: Quero bolsa).

Quando abre o SISU 2024?

O SISU 2024 vai abrir as inscrições em 23 de janeiro de 2024. Fique atento: o período de inscrições fica aberto por 5 dias.

Quais as novidades do SISU 2024?

A partir de 2024, SISU só terá apenas uma edição – SISU Primeiro semestre, que acontece no final de janeiro. A segunda edição, que habitualmente acontece em junho de cada ano, será cancelada. Essa mudança tem o objetivo de evitar que as vagas fiquem ociosas depois que alguns estudantes decidem trocar de universidade no segundo semestre do SISU.

A segunda mudança é para o critério de cotas. Antes era para candidatos com renda por pessoa da família inferior a um salário-mínimo e meio, e agora de acordo com a nova regra, o candidato cotista deve comprovar que ganha até um só salário-mínimo por pessoa da sua família (fonte: Normas ABNT).

estudante-escrevendo

Como se inscrever no SISU?

Como vimos, o Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um programa do governo federal que oferece vagas em universidades públicas brasileiras a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para se inscrever no SISU, é necessário seguir os seguintes passos:

  • Fazer o login no SISU

Para fazer o login no SISU, é necessário ter uma conta gov.br. Se você ainda não possui uma conta, pode criá-la no site do Governo Federal.

  • Confirmar os dados

Após fazer o login no SISU, você deverá confirmar seus dados pessoais e de contato.

  • Escolher os cursos

Você pode escolher até dois cursos, em duas instituições diferentes. Ao escolher um curso, é importante verificar a quantidade de vagas disponíveis, a modalidade de concorrência e a nota de corte do último processo seletivo.

  • Indica a modalidade de concorrência

Você pode concorrer às vagas do SISU nas seguintes modalidades:

  1. Ampla concorrência: todos os candidatos podem concorrer às vagas.
  2. Cotas raciais: candidatos pretos, pardos e indígenas podem concorrer a 50% das vagas.
  3. Cotas de renda: candidatos de baixa renda podem concorrer a 25% das vagas.
  • Confirmar sua escolha

Após escolher os cursos e a modalidade de concorrência, você deverá confirmar sua inscrição.

  • Aguardar a divulgação dos resultados

A lista de aprovados no SISU é divulgada pelo MEC após o fim do período de inscrições.

Se ficou ainda com dúvidas, o MEC disponibilizou diversos tutoriais para orientar os interessados. Clique aqui para acessar.

Como consultar o resultado do SISU 2024?

O resultado do SISU 2024 é também conhecido como chamada regular para vaga do SISU. O resultado deve ser divulgado no dia seguinte do encerramento das inscrições. Existem três métodos para consultar o seu resultado do SISU 2024 (fonte: Normas ABNT):

  • No portal oficial do SISU pelo link aqui
  • Pelo telefone 0800 616161
  • No website da universidade – entre no site da universidade na qual você se inscrever por meio do SISU. Na página do SISU dessa universidade pública, deve constar uma lista de chamada regular. Veja se seu nome está lá.

Não passei no SISU: o que eu faço?

Em primeiro lugar, nada de desanimar. Você não precisa desistir do seu sonho de fazer um curso superior.

Você sabia que pode buscar cursos superiores por meio do Prouni, que concede bolsas de estudos integrais ou parciais (100% e 50%), para estudantes que querem ingressar em instituições privadas de ensino superior? Saiba mais sobre Prouni na UniDomBosco clicando aqui

Gostou de saber mais sobre o SISU 2024? Que tal conhecer os cursos de graduação (presencial ou EAD) e pós-graduação (também presencial ou EAD) da UniDomBosco? Veja alguns:

Conheça todos os nossos cursos e as condições especiais para quem quer fazer a sua segunda graduação (ou segunda licenciatura) com a gente, inclusive com a nota do Enem!

O Centro Universitário UniDomBosco possui mais de 400 polos de apoio de ensino a distância credenciados pelo MEC em todas as regiões do Brasil, e conta com mais de 15 mil estudantes matriculados nas modalidades presencial e a distância, em cursos de graduação e pós-graduação. Venha fazer parte da nossa história! Fale agora mesmo com um dos nossos atendentes e comece sua trajetória profissional com o pé direito!