A carreira do engenheiro de produção está nas listas de maior empregabilidade e, de acordo com as pesquisas, a busca por esses profissionais é alta, tanto no mercado brasileiro quanto no internacional.
Diante disso, vamos falar um pouco sobre o curso de Engenharia de Produção, qual área de atuação e como é o mercado de trabalho.
O que é Engenharia?
A engenharia é uma disciplina e profissão que se dedica à aplicação de conhecimentos científicos e matemáticos para desenvolver soluções práticas para problemas do mundo real. Os profissionais dessa área, conhecidos como engenheiros, utilizam princípios da física, matemática, ciência dos materiais, economia, entre outras disciplinas, para projetar, analisar, desenvolver, testar e manter sistemas e produtos.
A engenharia abrange uma ampla variedade de campos, incluindo engenharia civil, engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia química, engenharia de software, entre muitos outros. Cada campo da engenharia se concentra em aspectos específicos e aplicações práticas, contribuindo para o desenvolvimento de infraestrutura, tecnologia, produtos e processos que melhoram a qualidade de vida e impulsionam o progresso em diversas áreas.
Além do aspecto técnico, os engenheiros também precisam considerar questões éticas, econômicas, ambientais e sociais em seus projetos. A colaboração entre diferentes disciplinas e profissionais é comum na engenharia, refletindo a natureza interdisciplinar dos desafios enfrentados e das soluções propostas por essa área.
Afinal, o que é a Engenharia de Produção?
“Compete à Engenharia de produção o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados de matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto de engenharia.”
A Engenharia de Produção é um campo multidisciplinar da engenharia que se concentra na otimização e gerenciamento de processos, sistemas e recursos em diversas indústrias e setores. Tem como principal objetivo melhorar a eficiência, a produtividade e a qualidade de produtos e serviços, ao mesmo tempo em que busca minimizar desperdícios e custos.
O engenheiro de produção aplica princípios de engenharia, matemática, ciência da computação e gestão para projetar, desenvolver e aprimorar os sistemas de produção, as cadeias de suprimentos, logística, operações e processos industriais. Esse profissional possui um papel fundamental na tomada de decisões estratégicas e táticas que objetivam maximizar a eficiência operacional e a lucratividade das organizações.
Quais áreas de atuação de um engenheiro de produção?
De acordo com a Associação Brasileira de Engenharia de Produção, as áreas e subáreas do conhecimento que balizam os estudos e as atividades profissionais da área são:
· Engenharia de operações e processos de produção;
· Logística;
· Pesquisa operacional;
· Engenharia da qualidade;
· Engenharia do produto;
· Engenharia organizacional;
· Engenharia econômica;
· Engenharia do trabalho;
· Engenharia da sustentabilidade;
· Educação em engenharia de produção.
Essa atuação pode ocorrer em indústrias e empresas de diferentes ramos de atuação, tanto privadas quanto públicas, como de automóveis, equipamentos, transporte, hospitais, telefonia, alimentos, petróleo e fundos de investimentos.
Tudo isso faz com que o curso de graduação em Engenharia de Produção, e todos dentre as engenharias, sejam dos mais procurados (uma média de 40 mil engenheiros se formam todos os anos no país).
O profissional de Engenharia de Produção é, como já citado, é dos mais versáteis dentro da engenharia, devido a sua formação englobar conhecimentos de diferentes áreas e com diferentes enfoques.
Como é o curso de Engenharia de Produção?
O UniDomBosco oferta o curso de graduação do tipo bacharelado em Engenharia de Produção na modalidade EAD, com duração de 5 anos, que é focado na transformação do ambiente improdutivo em algo produtivo. O profissional formado em engenharia de produção é voltado não só para os processos, mas também para as pessoas envolvidas, atuando na otimização dos recursos das empresas e no bem-estar dos indivíduos.
Durante o curso, o estudante aprende as seguintes disciplinas:
- Fundamentos da Engenharia
- Cálculo a uma variável
- Orientação Profissional e de Carreira
- Representação Gráfica
- Ética
- Geometría Analítica e Álgebra Linear
- Fundamentos da Administração
- Produção Acadêmica
- Probabilidade e Estatística
- Comportamento Organizacional
- Química Fundamental e Instrumental
- Desenho Computacional
- Cultura e Sociedade
- Cálculo a múltiplas variáveis
- Direito Empresarial
- Estrutura e Propriedade dos Materiais
- Algoritmos e Linguagem de Programação
- Física Geral e Instrumental: Mecânica
- Física Geral e Instrumental: Termodinâmica e Ondas
- Cálculo Vetorial e Princípios de Equações Diferenciais Ordinárias
- Planejamento de Vendas
- Planejamento, Programação e Controle de Produção
- Gestão de Contratos
- Física Geral e Instrumental: Eletricidade
- Matemática Financeira
- Métodos Numéricos e Computação científica
- Gestão da Cadeia de Suprimentos
- Legislação Fiscal e Tributária
- Projeto Integrador de Suprimentos
- Estatística Aplicada à Produção
- Mecânica Geral
- Metrologia
- Pesquisa Operacional
- Eletrotécnica e Eletrônica Instrumental
- Gestão da Produção
- Fenômenos de transporte
- Gestão da Manutenção
- Gestão de Pessoas
- Engenharia de Segurança do Trabalho
- Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
- Metodologia Científica
- Engenharia da Qualidade
- Modelagem e simulação em Engenharia de Produção
- Pesquisa e Desenvolvimento
- Resistência dos Materiais
- Engenharia de Produto
- Assuntos Regulatórios
- Gestão do Processo Logístico
- Modais de Transporte
- Automação Industrial
- Gestão da Inovação
- Gestão do Processo Logístico
- Modais de Transporte
- Automação Industrial
- Gestão da Inovação
Uma das grandes vantagens do curso são as formações intermediárias, que possibilitam que o profissional ingresse o quanto antes no mercado de trabalho. Veja quais são as formações:
- Após o 5º semestre:Formação Intermediária: Analista de Suprimentos
- Após o 7º semestre:Formação Intermediária: Analista de Produção Industrial
- Após o 8º semestre:Formação Intermediária: Analista de Qualidade
- Após o 9º semestre:Formação Intermediária: Analista de Logística
O curso tem a coordenação da professora Priscila Louise Leyser Santin.
O que é bacharelado?
Bacharelado é um grau acadêmico oferecido por instituições de ensino superior, como universidades e faculdades. É um programa de graduação que normalmente requer de três a cinco anos de estudo, dependendo da área de estudo e do país. O termo “bacharelado” vem do latim “baccalaureus”, que significa “jovem aprendiz” ou “novato”.
Os programas de bacharelado são projetados para fornecer uma educação abrangente em uma área específica de estudo. Eles geralmente incluem disciplinas obrigatórias e eletivas, além de projetos práticos, estágios ou pesquisas, dependendo do campo de estudo. Ao concluir com sucesso todos os requisitos do programa, os alunos recebem o título de bacharel.
Existem vários tipos de bacharelados, cobrindo uma ampla gama de disciplinas, como Bacharelado em Ciências, Bacharelado em Artes, Bacharelado em Engenharia, entre outros. Os programas de bacharelado preparam os alunos para ingressar no mercado de trabalho ou continuar seus estudos em níveis mais avançados, como programas de mestrado ou doutorado.
Como é o mercado de trabalho na área?
Diante da vasta área de atuação, o mercado para esse profissional é muito amplo, com muitas oportunidades e, dentro da área de Engenharia, é considerado o melhor atualmente.
De acordo com as pesquisas, a média salarial no Brasil varia bastante, dependendo da área de atuação. Existem aquelas que falam em média de R$7.500,00 e outras que chegam a falar em R$19.000,00.
As oportunidades fora do Brasil também são muitas e os salários são bastante atrativos. Para quem busca essas vagas é essencial uma formação no exterior, além de fluência em outros idiomas.
Saiba mais: Importância do segundo idioma no mercado de trabalho
Se você se interessa em se tornar um engenheiro de produção, busque maiores informações sobre a carreira e o curso de graduação, para o quanto antes iniciar sua formação.
E se quer saber mais sobre as outras áreas de atuação na Engenharia, leia este artigo: Engenharia: opções e mercado de trabalho
Quais outros cursos de Engenharia ofertados pelo UniDomBosco?
Além do curso de graduação em Engenharia de produção, o UniDomBosco oferece mais dois cursos na área.
O curso de bacharelado em Engenharia Civil EAD do UniDomBosco, prepara você para atuar na construção civil e demais áreas correlatas. Conta com um corpo docente altamente qualificado com Mestres e Doutores e um conteúdo atualizado e conectado com as novas tecnologias e tendências do mercado.
Durante o curso você irá aprender a projetar, controlar e executar empreendimentos e obras da construção civil, saneamento, rodovias e transportes, mecânica dos solos, gestão de projetos, entre outras, que se somam as competências e habilidades fundamentais para o desenvolvimento da sua carreira, tais como: liderança, empreendedorismo, gestão de recursos, inteligência emocional e demais.
O curso de bacharelado em Engenharia Elétrica EAD do UniDomBosco, prepara você para atuar na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, contando com um corpo docente altamente qualificado com Mestres e Doutores e um conteúdo atualizado e conectado com as novas tecnologias e tendências do mercado.
Durante o curso você aprenderá a projetar e construir usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares, projetos elétricos, sistemas de automação, entre outras, que se somam as competências e habilidades fundamentais para o desenvolvimento da sua carreira, tais como: liderança, empreendedorismo, gestão de recursos, inteligência emocional e demais.
Ambos os cursos são oferecidos na modalidade EAD com duração de 60 meses.
Se você se interessa pela Engenharia, busque maiores informações sobre cada um deles e faça a sua escolha. Seja qual delas for, o UniDomBosco é a escolha certa.
E para se manter sempre atualizado sobre cursos e temas relacionados ao mundo acadêmico, continue acompanhando o blog.