As bases da atuação do profissional de Logística

O episódio #60 do podcast Dom Universitário aborda as bases da atuação do profissional de logística, uma área que tem ganhado cada vez mais importância no mundo dos negócios. O convidado do programa é o professor Ciro Burgos, coordenador dos cursos de ciências econômicas, empreendedorismo e logística do Centro Universitário UniDomBosco.

O que é a logística

O professor Burgos começa explicando que a logística é uma área que envolve o recebimento, armazenamento, movimentação, embalagem, descarga e alienação de materiais de qualquer natureza. O profissional de logística é responsável por gerenciar o sistema logístico e sua viabilidade financeira, além de articular sistemas de manutenção de suprimento, nutrição e atividades financeiras. Ele também avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.

O docente destaca que a logística reversa é uma área em crescimento, que envolve a coleta e o descarte adequado de resíduos. Ele ressalta que a pandemia da COVID-19 mudou a forma de consumo e impulsionou o crescimento das atividades de logística, especialmente no setor de delivery. Mesmo com o refluxo atual, o profissional de logística continua sendo valorizado no mercado e é fundamental para garantir a entrega de resultados melhores para as empresas.

imagem-de-um-profissional-de-logistica

O profissional de logística

O profissional de logística pode atuar em uma grande variedade de empresas, como distribuidoras, centros de distribuição, empresas de encomendas, indústrias, comércio e serviços, aeroportos, transportadoras, institutos de pesquisa, instituições de ensino, entre outras. Ele precisa ter um pensamento estratégico e um conhecimento estratégico do negócio, além de dominar métodos quantitativos e entender a cadeia de suprimentos, armazenagem, comércio e transportes.

O perfil profissional do tecnólogo em logística, segundo o professor Burgos, envolve a gestão das operações e processos logísticos, a promoção da segurança das pessoas, dos meios de transporte, dos equipamentos e das cargas, a articulação e o atendimento de clientes, fornecedores, parceiros e demais agentes da cadeia de suprimentos, a elaboração de documentos de gestão e controles logísticos, a estruturação e definição de rotas logísticas considerando os diferentes modais, a articulação de processos logísticos em portos, aeroportos e terminais, e a supervisão e gerenciamento de equipes.

O professor destaca que a logística é uma área que exige muita disciplina, organização e planejamento. O profissional de logística precisa estar sempre atento às mudanças do mercado e às novas tecnologias, além de ter habilidades de liderança e comunicação para trabalhar em equipe e lidar com clientes e fornecedores.

A formação acadêmica na área

Burgos também fala sobre a importância da formação acadêmica na área de logística. Ele destaca que o Centro Universitário UniDomBosco oferece cursos de graduação e pós-graduação em logística, que preparam os alunos para atuar em diferentes áreas da logística, como transporte, armazenagem, distribuição, compras, suprimentos, entre outras.

Conclusão

O professor finaliza o episódio destacando que a logística é uma área em constante evolução e que oferece muitas oportunidades para os profissionais que desejam se destacar no mercado. Ele ressalta que a formação acadêmica é fundamental para o sucesso na carreira de logística e que os profissionais devem estar sempre atualizados e dispostos a aprender e se adaptar às mudanças do mercado.

Em resumo, o episódio #60 do Dom Universitário aborda as bases da atuação do profissional de logística, uma área que tem ganhado cada vez mais importância no mundo dos negócios. O professor Ciro Burgos fala sobre a importância da logística para as empresas e explica as principais habilidades e competências que um profissional de logística deve ter. Ele também fala sobre a relevância da formação acadêmica na área de logística e destaca as oportunidades de carreira que o ramo oferece.

O participante

O professor Ciro Burgos é economista e coordenador dos cursos de Ciências Econômicas, Empreendedorismo e Logística, tendo vasta experiência nessas áreas e atuação prática e acadêmica em todas elas.

Para saber mais sobre o curso de Logística e fazer sua inscrição, acesse o site por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 60 completo pelos nossos canais do YouTube e do Spotify.