Liderança no mundo líquido

O episódio  #07 do podcast Dom Universitário aborda o tema “Liderança no Mundo Líquido” na explicação da professora e psicóloga Mariana Stachiu, que apresenta tópicos relevantes sobre liderança, inteligência emocional e habilidades necessárias para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

Durante o programa, são discutidos conceitos fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes universitários.

Inteligência Emocional

Uma das questões centrais abordadas no episódio é a importância da inteligência emocional no contexto da liderança. A capacidade de lidar com as próprias emoções e de compreender as emoções dos outros é fundamental para estabelecer relações interpessoais saudáveis e eficazes.

A empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro, é destacada como uma habilidade essencial para o exercício da liderança.

Autoconhecimento

Além disso, a professora ressalta a importância do autoconhecimento e do autogerenciamento emocional.

Reconhecer as próprias emoções, identificar padrões de comportamento e desenvolver estratégias para lidar com situações desafiadoras são aspectos fundamentais para o crescimento pessoal e profissional.

O autoconhecimento permite que o líder compreenda suas forças e fraquezas, enquanto o autogerenciamento emocional possibilita a tomada de decisões mais assertivas e o enfrentamento de adversidades com equilíbrio e resiliência.

lider-pensando-sobre-a-lideranca-no-mundo-liquido

Habilidades sociais

Outro ponto relevante abordado no episódio é a importância das habilidades sociais na construção de relacionamentos interpessoais positivos. A comunicação eficaz, a capacidade de expressar ideias de forma clara e assertiva e a habilidade de resolver conflitos são aspectos essenciais para o exercício da liderança.

Mariana fala sobre uma pesquisa da Universidade de Harvard que aponta que mais de 70% dos problemas em uma empresa são causados por falhas na comunicação, mostrando a relevância desse aspecto.

Desenvolvimento contínuo

O episódio destaca ainda a importância do desenvolvimento contínuo e da busca por novos conhecimentos e habilidades. Uma pesquisa da Associação Americana de Engenharia também mencionada no episódio ressalta que 85% do sucesso das pessoas está relacionado às habilidades e atitudes, enquanto apenas 15% está ligado ao conhecimento.

Isso evidencia a importância de investir no desenvolvimento pessoal e na aquisição de habilidades que são essenciais para o mercado de trabalho atual.

Gestão do tempo

Por fim, a professora fala sobre a importância da gestão do tempo e do uso consciente da tecnologia. A habilidade de gerenciar o tempo de forma eficiente, estabelecendo prioridades e evitando distrações, é fundamental para a produtividade e o bem-estar pessoal.

Além disso, a reflexão sobre o impacto do uso excessivo de dispositivos eletrônicos na qualidade de vida e na saúde mental é um alerta importante para os estudantes universitários.

Conclusão

Em resumo, o sétimo episódio do podcast Dom Universitário, sobre o tema “Liderança no Mundo Líquido”, aborda temas relevantes como inteligência emocional, habilidades sociais, autogerenciamento emocional, desenvolvimento pessoal e gestão do tempo.

Esses aspectos são fundamentais para o desenvolvimento de líderes capacitados a enfrentar os desafios do mundo contemporâneo e a promover relações interpessoais saudáveis e produtivas.

A participante

Mariana Stachiu é mestre em psicologia e, além de professora do UniDomBosco, coordena o Núcleo de Apoio ao Discente do Centro Universitário. Tem experiência na área de Comportamento Organizacional, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas, comportamento organizacional, desenvolvimento pessoal e profissional, comunicação eficaz, gestão do conhecimento e coaching. Sócia-Diretora da Potencial Desenvolvimento Humano. Atua como Consultora e Coach.

Para saber mais sobre o curso de Psicologia do UniDomBosco e fazer sua inscrição, acesse o site por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 07 completo pelo Spotify.