Está interessado em fazer uma faculdade de Fisioterapia?

estudante-de-faculdade-de-fisioterapia-aprendendo-tecnicas

A escolha de uma graduação é uma grande decisão enfrentada por grande parte das pessoas. Essa decisão envolve paixão, habilidades, interesses pessoais e financeiros e, também, uma visão de futuro.

Muitos estudantes ao finalizarem o Ensino Médio ainda possuem muitas dúvidas e elas são mais do que comuns. E por isso é essencial buscar maiores informações sobre os cursos e carreiras com as quais mais se identificam para entender se de fato esse deve ser o caminho a ser seguido.

Se você está se perguntando se deve ou não fazer uma faculdade de Fisioterapia, este artigo vai ajudar a compreender os aspectos mais importantes dessa profissão para que possa considerar se ela é, de fato, a escolha certa para você.

O que é a Fisioterapia?

A Fisioterapia é uma área da saúde que se concentra na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas musculoesqueléticos e neurológicos que afetam a capacidade de movimento das pessoas. Os fisioterapeutas trabalham com pacientes de todas as idades, desde recém-nascidos até idosos, ajudando-os a melhorar sua qualidade de vida, redução de dor, aumento de mobilidade, promoção de recuperação após lesões ou cirurgias, entre outras.

Habilidades e Qualidades Necessárias

Antes de decidir ingressar em uma faculdade de Fisioterapia, é importante avaliar se você possui as habilidades e qualidades necessárias para se destacar nessa profissão. Algumas das principais são:

• Empatia: Os fisioterapeutas trabalham diretamente com pacientes, muitos dos quais estão enfrentando dor física ou emocional. Ser capaz de entender e se conectar com as pessoas é fundamental nesta profissão
  • Habilidade Manual: A fisioterapia frequentemente envolve o uso das mãos para realizar técnicas de terapia manual, como massagem e manipulação. Ter destreza manual é uma importante vantagem.
  • Boa Comunicação: A capacidade de explicar procedimentos, ouvir as preocupações dos pacientes e colaborar com outros profissionais de saúde é essencial.
  • Raciocínio Clínico: Os fisioterapeutas precisam analisar casos, diagnosticar problemas musculares e esqueléticos, criar planos de tratamento personalizados. Ter interesse por esse tipo de raciocínio ajuda muito.
  • Resistência Física e Mental: O trabalho muitas vezes envolve longas horas em pé, movimentação de pacientes e a capacidade de lidar com desafios físicos e emocionais.
estudante-de-faculdade-de-fisioterapia-aprendendo a usar equipamentos

O que se estuda em uma faculdade de Fisioterapia?

Os cursos de Fisioterapia geralmente têm uma duração de quatro a cinco anos e incluem uma combinação de aulas teóricas e práticas. Os estudantes aprendem anatomia, fisiologia, biomecânica, farmacologia e outras disciplinas relacionadas à saúde. Além disso, adquirem habilidades clínicas por meio de estágios supervisionados em hospitais, clínicas e outras configurações de atendimento de saúde.

Quer conhecer melhor o curso de fisioterapia do UniDomBosco? Acesse o site e escolha entre a opção EAD e presencial.

Oportunidades de Carreira

Uma das vantagens da Fisioterapia é a variedade de oportunidades de atuação disponíveis. Após concluir a graduação e obter a licença necessária, o profissional pode trabalhar em:

• Hospitais: Ajudando pacientes a se recuperarem após cirurgias, traumas ou doenças.
  • Clínicas de Reabilitação: Fornecendo tratamento para pessoas com lesões esportivas, acidentes vasculares cerebrais, distúrbios neurológicos e outras condições.
  • Cuidados Geriátricos: Trabalhando com idosos para melhorar a mobilidade e a qualidade de vida.
  • Saúde da Mulher: Ajudando mulheres durante a gravidez e no pós-parto.
  • Esportes e Atividades Físicas: Trabalhando com atletas para prevenir lesões e melhorar o desempenho.
  • Entre outras.

A Fisioterapia é uma profissão recompensadora para aqueles que têm paixão por ajudar os outros a recuperar e melhorar sua qualidade de vida. Se você possui as habilidades e qualidades necessárias, e está disposto a investir tempo e esforço em sua formação, uma faculdade de Fisioterapia certamente é graduação para você.

Se interessou pela faculdade de Fisioterapia? Quer conhecer outros cursos na área da saúde? Acesse o site do UniDomBosco e conheça as opções. Uma delas, certamente é a certa para você.