A ciência da Nutrição e o futuro da profissão

Avatar

Artigo escrito pelas professoras Juliana Bertolin e Carolina Bellomo.

A Nutrição é uma ciência que estuda a relação entre a alimentação e o organismo. É um curso da área da saúde que engloba estudos da interação entre os nutrientes e o corpo humano, das necessidades nutricionais em todos os estados clínicos, seja na prevenção de doenças a promoção de saúde em todos os ciclos da vida, da concepção ao final da vida.

A preocupação crescente com a alimentação saudável para a garantia de uma melhor qualidade de vida é a principal motivação para a procura de orientação e cuidados de um nutricionista. O mercado de trabalho do nutricionista é amplo e diversificado com atuação na indústria de alimentos e suplementos, gestão, marketing, produção de alimentos, atendimento clínico e ou nutrição clínica, elaboração e execução de políticas públicas de alimentação e nutrição entre outras diversas e crescentes áreas.

Como se tornar um Nutricionista?

Para ser um nutricionista, a pessoa deve concluir a graduação em Nutrição, em uma faculdade reconhecida pelo MEC. Além disso, o profissional deve obter o registro profissional no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) de sua região.

No curso, o estudante desenvolverá conhecimentos em sociologia, antropologia, anatomia, biologia celular, composição dos alimentos, fisiologia, farmacologia, higiene dos alimentos e vigilância sanitária, processos metabólicos, patologias, psicologia, química, saúde coletiva entre outras áreas do conhecimento.

A regulamentação da profissão de Nutricionista ocorreu em 24 de abril de 1967, quando foi sancionada pelo então Presidente da República, General Artur da Costa e Silva, a Lei nº 5.276, que dispõe sobre a profissão, regula seu exercício da profissão no território nacional. A atuação profissional é regulamentada pela resolução CFN Nº 600,de 25 de fevereiro de 2018 que indica parâmetros numéricos mínimos de referência por área de atuação profissional para a efetividade dos serviços prestados à sociedade.

profissional-de-nutrição

O nutricionista do futuro…

A coordenadora do curso de nutrição do UniDomBosco Juliana Bertolin Gonçalves traz alguns pontos importantes a serem destacados sobre como a profissão será vista no futuro e como ela hoje já é reconhecida.

Mais do que nunca, a expectativa é que o nutricionista seja o profissional requisitado pela população sobretudo pela crescente importância da área de alimentação saudável e boa nutrição e a correlação desta com a longevidade.

A alimentação é a base de toda a vida humana e, quando de boa qualidade e variedade, está diretamente associada à promoção da saúde. O nutricionista deve conhecer amplamente a nutrição com base científica e com esse conhecimento proporcionar ao paciente caminhos para hábitos alimentares saudáveis, principalmente no contexto de pós pandemia que estamos vivendo. Essa experiência difícil que o mundo vivenciou, trouxe olhares amplos sobre a importância do acesso a comida segura para o cuidado com a saúde individual ou coletiva.

O nutricionista do futuro deve ampliar o seu objeto de estudo e compor na sua anamnese o humano como objeto focal, considerar a realidade de vida das pessoas.

Compreender os desafios que são impostos pela vida moderna e as múltiplas tarefas que os pacientes/clientes vivenciam diariamente fortalece o contato com o paciente.

Propor grandes mudanças nos hábitos alimentares do indivíduo pode trazer procrastinação diante do plano alimentar proposto e por consequência causar desistência e o não retorno ao consultório.

O nutricionista de hoje e do futuro têm as redes sociais como vitrine para divulgação de seu trabalho e deverá conhecer as estratégias de Marketing e gestão de negócios, seja em consultório ou em produção de alimentos, esses assuntos já estão sendo incorporados e intensificados na grade curricular na formação em Nutrição.

Para tanto vale destacar a importância do profundo conhecimento do código de ética da profissão para que o profissional o siga estritamente, sobretudo é preciso que o nutricionista veja seus pacientes como clientes e assim saiba fazer captação e fidelização da sua clientela com responsabilidade, inovação e ética.

A ciência da nutrição traz informações novas diariamente e o profissional deve constantemente estudar para atualizar seus conhecimentos em diversos assuntos, não somente no que diz respeito à nutrição, mas é necessário ter conhecimento de produção de alimentos, sociologia, comportamento humano e entender sobre os temas que mais atingem a população, porque seremos questionados sobre isso, e precisamos estar prontos para emitir uma opinião fundamentada e baseada em ciência e precisará despender de esforços para esclarecer informações duvidosas e não científicas e se posicionar como o profissional capacitado para realizar orientações alimentares a fim de garantir boa nutrição.

Precisamos entender que vivemos uma eterna mudança. Precisamos aprender a nos adaptar diante de cada cenário. Se antes pensávamos mais em emagrecimento hoje devemos nos atualizar em bem-estar e prevenção e agravos e devemos colocar a saúde como prioridade e auxiliar outras pessoas a verem a alimentação como um dos pilares da saúde é imprescindível.