Quer se especializar em Saúde da Mulher?

No cenário atual do mundo e da saúde, a atenção especializada às necessidades específicas das mulheres ganha cada vez mais destaque e relevância. Compreender e abordar as complexidades inerentes à saúde da mulher não apenas demanda conhecimento técnico, como também uma sensibilidade para compreender as especificidades físicas, emocionais e sociais que permeiam esse universo.

Nesse contexto, surge nos profissionais a questão: “Como se especializar em saúde da mulher?”. Esta questão não apenas traz reflexão, mas também, e principalmente  desperta a consciência sobre a importância de profissionais capacitados e engajados nessa área e a curiosidade sobre cursos relacionados ao tem.

Se você se interessa por essa área, este artigo é para você.

Por que dar atenção à saúde da mulher?

A importância de um cuidado específico para as mulheres vai muito além da mera segmentação dos serviços de saúde.

A abordagem precisa promover o bem-estar feminino de maneira integral observando a fisiologia única, os desafios específicos em cada fase da vida e as questões sociais e psicológicas intrínsecas ao universo feminino.

No âmbito da saúde reprodutiva, por exemplo, as mulheres enfrentam uma série de condições e desafios, desde a adolescência até a menopausa. A prevenção e o tratamento de questões como a saúde menstrual, contracepção, gravidez e menopausa requerem uma compreensão profunda das particularidades biológicas e emocionais. Além disso, por exemplo, para abordar temas como a saúde mental, sexualidade e violência de gênero exige conhecimento e sensibilidade por parte dos profissionais de saúde.

É preciso compreender que existem ainda disparidades de gênero no acesso à saúde e com isso a atenção especializada se torna uma ferramenta crucial para combater essas desigualdades e promover a equidade. Essencial compreender que investir em cuidados específicos para as mulheres não apenas melhora a qualidade de vida individual, mas também contribui para o fortalecimento da saúde da comunidade de forma geral.

Portanto, se especializar em saúde da mulher não se resume apenas a uma resposta técnica às demandas biológicas, mas representa um compromisso em reconhecer e cuidar das complexidades únicas do universo feminino, objetivando promover uma saúde abrangente e adaptada às necessidades específicas das mulheres e do mundo atual.

profisisonal-atendendo-mulher-em-ambulatorio

Quais cursos o UniDomBosco oferece em saúde da mulher?

O UniDomBosco sempre alinhado com as tendências do mercado e as necessidades dos profisisonais criou dois cursos relacionados à saúde da mulher.

Eles buscam colaborar com os profissionais dessa área que visam se aprofundar no cuidado às mulheres e atuar com esse público de forma diferenciada.

Conheça melhor os cursos:

Com ampla oportunidade de conhecimento prático, a especialização em Saúde da Mulher e Obstétrica oferece ao aluno 180 horas de estágio em Centro de Parto Humanizado, Puerpério e Pré-Natal. O conteúdo do curso é voltado para o profissional que deseja fazer a diferença no mercado trabalho, com um conhecimento amplo do universo da mulher, o parto normal e natural com uma abordagem humanizada, além da assistência à mulher, recém-nascido e família. Assistir à gestante, parturiente e puérpera monitorizando o feto, o parto e posteriormente o recém-nascido nas primeiras horas de vida. Identificar riscos obstétricos e perinatais precocemente. Desenvolvimento de medidas de educação, prevenção e apoio em programas de cuidados às mulheres. Analisar criticamente o estado atual da assistência às mulheres e às famílias no Brasil. Apoiar as mulheres durante os seus anos reprodutivos e aconselhá-las sobre planeamento familiar.

Veja a grade curricular do curso:

• POLÍTICAS PÚBLICAS NA SAÚDE DA MULHER
  • METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA À SAÚDE
  • SAÚDE SEXUAL, GINECOLÓGICA E ENVELHECIMENTO
  • ANATOMIA E FISIOLOGIA DA MULHER 26 CICLO FEMININO NA NUTRIÇÃO
  • ORTOMOLECULAR E IMPLANTES HORMONAIS
  • SAÚDE PÉLVICA
  • PSICOLOGIA DO FEMININO
  • CORPO FEMININO
  • GERENCIAMENTO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NA SAÚDE DA MULHER
  • ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL, UMA ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL
  • ASSISTÊNCIA AO PARTO E PUERPÉRIO
  • SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA SAÚDE DA MULHER
  • ENFERMAGEM DE ALTO RISCO/EMERGÊNCIAS OBSTÉTRICA
  • ATENDIMENTO AO RECÉM-NASCIDO
  • PRÁTICAS NO ATENDIMENTO AO PRÉ-NATAL (PRONTO ATENDIMENTO/UBS)
  • PRÁTICAS NO PROCESSO DE PARTURIÇÃO (CENTRO OBSTÉTRICO/ALOJAMENTO CONJUNTO)

O curso é oferecido na modalidade presencial com duração de 15 meses.

A Pós graduação Saúde da Mulher e Estética Íntima foi desenvolvida para capacitar os alunos a se tornarem profissionais qualificados, humanizados e generalista, para atuar no campo da saúde e estética da mulher. O curso é voltado para uma equipe multidisciplinar, profissionais que desejam conhecer as necessidades do mercado e ampliar seu conhecimento e atuação na prática clínica.

Confira a grade curricular do curso:

• POLÍTICAS PÚBLICAS NA SAÚDE DA MULHER
  •  METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA À SAÚDE
  • SAÚDE SEXUAL, GINECOLÓGICA E ENVELHECIMENTO
  • ANATOMIA E FISIOLOGIA DA MULHER
  • CICLO FEMININO NA NUTRIÇÃO
  • ORTOMOLECULAR E IMPLANTES HORMONAIS
  • SAÚDE PÉLVICA
  • PSICOLOGIA DO FEMININO
  • CORPO FEMININO
  • GERENCIAMENTO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NA SAÚDE DA MULHER
  • MANEJO DAS AFECÇÕES ESTÉTICAS NAS DIFERENTES FASES DE VIDA DA MULHER
  •  RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SAÚDE E BELEZA FEMININA
  • COSMETOLOGIA EM SAÚDE E BELEZA FEMININA
  • PROCEDIMENTOS INJETÁVEIS EM ESTÉTICA ÍNTIMA
  • AMBULATÓRIO EM SAÚDE ÍNTIMA DA MULHER
  • PRÁTICAS CLÍNICAS EM SAÚDE ÍNTIMA DA MULHER

O curso é oferecido na modalidade presencial com duração de 15 meses.

Se interessa por essa área? Acesse o site e comece a se especializar o quanto antes.