Ética como estratégia nas organizações de trabalho

O episódio #06 do podcast Dom Universitário aborda a ética como estratégia nas organizações de trabalho.

Ética

O professor Jansen Filho, membro do corpo docente do curso de psicologia do Centro Universitário UniDomBosco, inicia a conversa explicando que a ética é um tema recorrente em muitas palestras e uma preocupação constante nas várias organizações, não apenas as que podemos chamar de capitalistas, mas em todas as instituições da sociedade. Isso porque a ética lida com as relações humanas, a forma como nos relacionamos com nossos valores, crenças, costumes e desejos.

Conceito complexo

O professor destaca que a ética é um conceito que parece imediato e simples, mas que na verdade é muito complexo e abrangente. Ele explica que a ética é a parte do conhecimento humano que estuda a conduta humana e por que a gente se preocupa com isso.

A ética é um estudo da conduta humana para ver se essa ação, essa escolha humana, se encaminha para o bem. A grande questão que se coloca é como superar o processo da subjetividade dentro dos valores.

Ética nas organizações

O professor destaca que a ética é um tema recorrente dentro das organizações e das instituições. A grande pergunta que se coloca é: afinal de contas, por que deveríamos enquadrar nossas ações, escolhas e desejos dentro de uma perspectiva ética? Qual é a necessidade da ética para dentro de nossa sociedade?

Ele, então, explica que a ética é importante porque ela ajuda a estabelecer um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Quando as pessoas trabalham em um ambiente ético, elas se sentem mais seguras e confiantes, o que aumenta a produtividade e a qualidade do trabalho.

Imagem da empresa

Além disso, a ética também é importante para a imagem da empresa, pois uma empresa que age de forma ética e responsável é vista com bons olhos pelos clientes e pela sociedade em geral. Isso pode trazer benefícios financeiros e de reputação para a empresa.

Visão estratégica do negócio

O professor destaca que a ética não deve ser vista apenas como uma obrigação moral, mas sim como uma estratégia de negócio. As empresas que adotam uma conduta ética e responsável têm mais chances de se destacar no mercado e de atrair clientes e investidores.

Não é fórmula mágica

No entanto, Jansen ressalta que a ética não deve ser vista como uma fórmula mágica para o sucesso, mas apenas uma parte do processo de gestão de uma empresa. É preciso levar em conta outros fatores, como a qualidade do produto ou serviço oferecido, a eficiência operacional e a capacidade de inovação.

O professor também destaca que a ética não é algo que possa ser imposto de cima para baixo. Ela deve ser uma preocupação de todos os membros da organização, desde os líderes até os funcionários de base. Ele explica que é preciso criar uma cultura ética dentro da empresa, onde todos se sintam responsáveis por agir de forma ética e responsável.

Por fim, ele lembra que a ética não é algo estático e imutável. Ela está em constante evolução e adaptação às mudanças sociais e culturais. Por isso, é importante que as empresas estejam sempre atentas às mudanças no ambiente externo e se adaptem a elas de forma ética e responsável.

Conclusão

Em resumo, o sexto episódio do podcast Dom Universitário aborda a importância da ética como estratégia nas organizações de trabalho. O professor Jansen Filho destaca que a ética é fundamentalmente importante porque ela lida com as relações humanas e ajuda a estabelecer um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Além disso, a ética também é importante para a imagem da empresa e pode trazer benefícios financeiros e de reputação. No entanto, a ética não deve ser vista como uma fórmula mágica para o sucesso e deve ser uma preocupação de todos os membros da organização.

É preciso criar uma cultura ética dentro da empresa e estar sempre atento às mudanças no ambiente externo.

A ética é um tema complexo e abrangente, mas é fundamental para o sucesso das organizações e para a construção de uma sociedade mais justa e responsável.

O participante

Jansen Filho é Mestre em Tecnologia na linha de pesquisa Tecnologia e Trabalho, tem especialização em Filosofia e Existência e Graduação em Filosofia e em tecnologia em Marketing.

Para saber mais sobre o curso de Psicologia do UniDomBosco e fazer sua inscrição, acesse o site por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 06 completo pelo Spotify.