Quer se especializar em Gestão escolar?

A área da educação é uma das áreas onde sempre existem demandas. É uma área com uma gama grande de atuações e de formações.

Dentre os cursos de graduação o UnIDomBosco oferece as seguintes licenciaturas:

• Sociologia
  • Pedagogia
  • Matemática
  • Letras Português/Inglês
  • História
  • Geografia
  • Filosofia
  • Educação Física
  • Segunda licenciatura em Pedagogia

Para conhecer melhor cada um dos cursos, inclusive suas matrizes curriculares, acesse o site.

Mas, para você, que já possui uma licenciatura e quer se especializar a área de Gestão pode ser um bom caminho.

Qual o papel de um gestor escolar?

Um gestor escolar atua como o líder e administrador de uma instituição de ensino, seja ela como for. O papel do gestor escolar é garantir o bom funcionamento dessa instituição, promovendo um ambiente propício para o ensino e aprendizagem, além de cuidar da gestão de recursos humanos, financeiros e materiais.

Vamos citar algumas das principais responsabilidades de um gestor escolar:

• Liderança e gestão pedagógica: O gestor escolar é aquele que proporciona a liderança educacional e orientação pedagógica para o corpo docente e discente. Isso envolve, ações como, o estabelecimento de metas e objetivos educacionais, a coordenação do currículo escolar, a implementação de políticas educacionais e a avaliação do desempenho dos alunos e professores.
  • Administração escolar: O gestor escolar é quem lida com as questões administrativas da escola, como, por exemplo, a contratação e supervisão de funcionários não docentes, a gestão de orçamento e recursos financeiros, a organização do calendário escolar e a manutenção das instalações físicas da escola.
  • Relações com a comunidade: É o gestor que desempenha um papel importante na promoção de relações positivas com os pais, membros da comunidade e outras partes interessadas. Essa atuação envolve a comunicação eficaz com os pais sobre o progresso acadêmico dos alunos, a organização de eventos escolares e a colaboração com organizações locais.
  • Apoio ao corpo docente: O gestor é o profissional que oferece suporte ao corpo docente, fornecendo orientação, treinamento e recursos para aprimorar suas habilidades. Isso pode incluir a organização de sessões de desenvolvimento profissional, a observação e avaliação das aulas e a criação de um ambiente de trabalho colaborativo.
  • Disciplina e gestão de conflitos: O gestor escolar é o responsável por garantir um ambiente seguro e disciplinado na escola. Essa atuação envolve a aplicação de políticas disciplinares, a resolução de conflitos entre alunos e a promoção de um clima escolar positivo.
profisisonal-de-gestao-escolar-conversando-com-alunos

Essas são apenas algumas das principais formas de atuação de um gestor escolar. O papel pode variar de acordo com o tamanho da instituição e a legislação educacional de cada localidade. No entanto, o objetivo principal é sempre garantir o bom funcionamento da instituição e promover o sucesso acadêmico e pessoal dos alunos, caminhando em parceria com a comunidade e o corpo docente.

Quais cursos de pós o UniDomBosco oferece em Gestão escolar?

O curso tem como objetivo instruir o profissional da educação de forma completa, abrangendo as vertentes de legislação do ensino e a gestão educacional exercida pelos diferentes colaboradores da equipe escolar, formando-o para orientar a equipe docente, acompanhamento dos estudantes e orientação pedagógica.

O conteúdo do curso também engloba os modelos de gestão de pessoas, gestão da informação e do conhecimento, além dos aspectos contábeis e econômicos da educação a partir de uma gestão fundamentada no empreendedorismo.

O curso é oferecido na modalidade EAD com duração de 13 meses. Ele tem a coordenação da professora Caroline Petian Pimenta Bono Rosa.

O curso de especialização docente em Gestão Escolar conecta os aspectos propriamente educativos da gestão de um estabelecimento de ensino com as competências gerenciais proporcionadas pelas vertentes da administração. Em um mercado cada vez mais carente de gestores, as instituições de ensino buscam profissionais qualificados para uma área que demanda conhecimento pessoal e técnico, além de ser um cargo de confiança no cuidado de pessoas.

Ele é oferecido na modalidade EAD com duração de 13 meses, e tem a coordenação da professora Caroline Petian Pimenta Bono Rosa.

Conheça as outras opções de pós na área da educação do UniDomBosco

O UniDomBosco oferece vários cursos de pós-graduação na área da educação sendo eles:

• Tecnologia e educação a distância
  • Psicopedagogia institucional
  • Psicopedagogia
  • Psicomotricidade
  • Prática da educação bilíngue
  • Metodologia do ensino de história e geografia
  • Literatura brasileira
  • Libras
  • Educação inovadora:mindset aplicado à educação
  • Educação inclusiva
  • Docência no ensino superior
  • Cultura e literatura
  • Aprendizagem ativa
  • Alfabetização e letramento
  • Educação física escolar (presencial no campus em Curitiba)
  • Educação especial e inclusiva (presencial no campus em Curitiba)

Para saber maiores informações sobre cada um deles, acesse o site.