O que preciso saber para prestar concurso público

Avatar
mão-de-pessoa-prestando-concurso-publico

Muitos são os que sonham em prestar um concurso público e garantir estabilidade financeira, de carreira, benefícios, entre outros.

Porém, prestar um concurso público requer, além de estudo (muito estudo na maioria deles), preencher alguns requisitos básicos.

A leitura do edital de um concurso público é primordial

Cada concurso público tem requisitos específicos, porém alguns são básicos e vamos falar sobre eles.

  • Nacionalidade brasileira

O candidato para prestar um concurso público no Brasil precisa ter nacionalidade brasileira. Não importando se é nata ou adquirida.

  • Idade mínima

Para poder assumir um cargo público é preciso ter, no mínimo, 18 anos.

  • Escolaridade mínima

Cada concurso estabelece uma escolaridade mínima, de acordo com as atribuições do cargo. Para assumir o cargo é preciso apresentar os documentos que comprovem a escolaridade exigida.

  • Estar em dia com as obrigações militares (para os homens)

É preciso estar quite com as obrigações militares, apresentando comprovação.

  • Estar em dia com as obrigações eleitorais

É necessário estar em dia com a justiça eleitoral, tendo comprovante das últimas eleições ou a certidão de quitação eleitoral.

  • Aptidão física e mental

Para assumir o cargo é preciso comprovar capacidade física e mental para ele. Cada concurso tem uma exigência diferente e a comprovação é feita por meio de testes e exames.

Cada concurso público tem uma especificidade e por isso outros requisitos podem ser requeridos

Dependendo do tipo de cargo, existem requisitos bem específicos como:

  • Altura mínima e máxima;
  • Experiência profissional mínima;
  • Local determinado de residência;
  • Não ter ações penais ou passagem pela polícia;
  • Não ter nome sujo.

Além da atenção aos detalhes de exigências, é preciso se concentrar nos estudos

Estudar para um concurso público requer muita disciplina e empenho do candidato. Quanto maior o salário e maior a exigência de escolaridade, maior a dificuldade da prova.

Para aqueles estudantes que, já na graduação, entendem que têm como objetivo prestar um concurso público, a dica é se manter atento aos editais e já manter uma rotina de estudos.

Claro que com os estudos para a própria graduação, esse não deve ser o foco principal, porém manter essa rotina colabora bastante no processo de estudo focado para o concurso.

Alguns especialistas indicam que os estudantes, ainda na graduação, prestem algumas provas para irem se acostumando com o processo, que em alguns casos difere bastante dos vestibulares.

É importante ter em mente que o caminho dos concursos não é simples e, para a maioria, de muitos anos de estudo e dedicação. Porém, para quem tem isso como objetivo, é preciso estabelecer metas e seguir em frente.

Gostando do nosso conteúdo? Continue seguindo o Blog UniDomBosco.