Quer saber quais cursos mais empregam?

profissional-feliz-por-seu-curso-estar-na-lista-dos-cursos-que-mais-empregam

Existem muitas formas de escolher qual curso de graduação prestar e saber quais cursos mais empregam é uma delas.

Com isso não se quer dizer que escolher uma carreira baseada em salários ou empregabilidade é a forma ideal, porém também não se pode dizer que esses itens não devem ser colocados na balança.

Escolher uma carreira para uns é muito simples, parece que nascem já sabendo, porém para outros demanda tempo e análise e, por isso, informações como essas são bons guias.

Então, se você está à procura de que curso fazer, fique atento.

Quer saber quais cursos mais empregam?

Essa primeira lista foi feita baseada em um estudo do Instituto da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), em parceria com a empresa Simplicity, segue uma ordem de maior para menor empregabilidade e cita 10 principais cursos.

-Engenharia de Computação

-Ciência da Computação

-Enfermagem

-Fisioterapia

-Biomedicina

-Sistemas de Informação

-Geografia

-Contabilidade

-Economia

Era mais do que esperado, pensando nas atuais tendências de mercado, que os cursos das áreas de saúde e tecnologia fossem maioria nessa lista.

Temos inclusive artigos sobre o assunto no blog:

Cursos na área da saúde sempre estarão nas listas pois a necessidade do cuidado com a saúde sempre existirá e, nos últimos tempos, devido à pandemia e à maior longevidade, algumas profissões se sobressaíram, como Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia.

Os cursos na área de tecnologia surgiram como tendência nos últimos anos e as muitas pesquisas sobre o assunto mostram que isso deve se manter. As pesquisas mostram também a falta de profissionais nessa área atualmente e um prognóstico de que tão cedo esse cenário não terá grandes mudanças.

Outras pesquisas feitas em diferentes fontes trouxeram, além dos cursos nas áreas de saúde e tecnologia, os cursos de Engenharia como: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Aeronáutica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos e Engenharia Química. Isso devido à importância atual dos cursos relacionados ao desenvolvimento social.

As pesquisas trouxeram também os cursos na área de Recursos Humanos como cursos com boa empregabilidade, não só pela necessidade permanente de gerenciamento de pessoas nas empresas, mas principalmente pelo atual entendimento de que um dos principais ativos dentro delas é o capital humano.

Outros cursos também aparecem nas pesquisas, como:

Administração, principalmente devido ao momento empreendedor atual no país;

Direito, curso que se mantém sempre com alta empregabilidade, tendo os concursos como topo da lista;

Logística, devido ao crescente aumento da área nos últimos anos.

Como já dissemos, empregabilidade não deve ser o único quesito a ser avaliado no momento de escolher um curso de graduação, porém, se você já se interessa por alguma dessas áreas, vale buscar maiores informações sobre as opções de cursos para fazer a escolha que te trará maiores possibilidades de uma carreira de sucesso.

Seu curso está na lista dos cursos que mais empregam?

Continue acompanhando o Blog e as redes sociais do UniDomBosco para se manter atualizado sobre cursos e o mercado de trabalho.