É possível estudar com filho pequeno?

Ser mãe ou pai é um momento mágico e a realização de um sonho. Muitos que têm filhos acreditam que vão precisar abrir mão de seus objetivos pessoais e carreira, o que não é nem um pouco verdade. Não há dúvidas que crianças mudam a rotina de toda a família, mas saiba que com planejamento, tudo é possível. Então, confira essas sugestões para continuar a estudar com filho pequeno.

Veja as sugestões:

• Saiba aproveitar seu tempo

Aproveitar o tempo é mais que pegar um dia para resolver a sua vida, é saber distribuir as atividades de forma saudável e eficiente. Cada segundo vale ouro, e é importante identificar momentos mais tranquilos para estudar, como, por exemplo, quando o baby está dormindo.

Então, tenha uma agenda e programe a sua rotina e a de seu filho, colocando os momentos que ele vai à escola, hora da soneca, hora das refeições… enfim! Por mais imprevisíveis que crianças possam ser, pais e filhos pequenos precisam de uma rotina organizada.

• Defina um lugar para os estudos

Ter um espaço tranquilo e confortável para estudar, é essencial. Esse tipo de ação é o que chamamos de estratégia psicológica, porque você vai entender que toda vez que estiver nesse cantinho, precisa adotar uma postura diferente. Fora o entendimento oblíquo, você terá tudo o que precisa à disposição para automatizar seus estudos e não misturar seus materiais com brinquedos, que acredite: é extremamente comum em casa com criança.

O mercado infantil tem evoluído bastante, e já existem alguns produtos destinados a pais que estudam e trabalham em casa. Por exemplo, cadeirinhas de soneca e cangurus são confortáveis e seguros para facilitar o dia-a-dia. Então, pode ser conveniente aproveitar essas tecnologias para deixar seus filhos mais próximos enquanto você está no seu cantinho de estudo.

• Ocupe seus filhos

Para estudar em casa com criança, outra dica relevante, especialmente se seu filho é um pouco maior e mais independente, é ocupar a rotina dele com tarefas. Assim, enquanto ele está envolvido, você terá tempo livre para conseguir estudar.

Algumas atividades que muitos pais quando estão ocupados adotam, é aproveitar esses momentos para colocar as crianças para fazerem a lição de casa, ler livros interativos (com muitas gravuras), desenhos, colocar musicais e até pedir para organizarem o quarto. É muito importante ter criatividade neste momento, porque é possível estudar e dar atenção aos filhos ao mesmo tempo.

homem-no-computador-com-filho-no-colo
  • Conte com a ajuda de outros

Distribuir as tarefas com os companheiros e pedir a ajuda da família é uma ótima forma de conseguir conciliar a rotina. No caso dos companheiros, especialmente se forem os responsáveis pela criança, é importante ratear os afazeres para que ninguém fique sobrecarregado; no caso da família, são pessoas próximas que vão entender a sua situação e ajudar como podem. Para não abusar da vontade de parentes, é possível combinar um valor de contribuição.

Há outras possibilidades de contar com a ajuda de terceiros para cuidar de seus filhos, caso nenhuma das opções anteriores seja possível. Caso você tenha condições, pode contar contratar babás ou matricular seus filhos em escolinhas.

• Aproveite muito suas aulas

Aproveitar seus períodos de aula reduz a quantidade de tempo que você precisará dedicar para os estudos em casa. Assim, procure prestar atenção em cada detalhe e não deixe dúvidas pendentes, o professor está ali exatamente para te ajudar, portanto, aproveite.

Existem muitas formas de conseguir fazer as aulas renderem, como anotar os pontos relevantes, gravar o áudio das aulas e compartilhar (explicar) o que aprendeu com outros. Mesmo depois da aula, é possível fazer ela render ainda mais, acessando a vídeos e ouvindo podcasts relacionados  ao tema aprendido.

• Opte pela modalidade EAD

Pode ser difícil para os pais conseguirem estar presentes todos os dias na universidade e ficar por algumas horas longe de casa, assim, optar pela modalidade de ensino a distância, pode ser uma enorme facilidade. Nas aulas EAD, é possível montar uma rotina de estudos, acessar aulas que foram dadas e há sempre uma equipe disponível para sanar dúvidas.

O EAD é uma modalidade indicada tanto para quem tem uma agenda apertada e precisa casar trabalho, família e estudos, como é  ideal para quem quer se especializar mas está com o orçamento limitado – e convenhamos que o orçamento de pais com crianças pequenas não é o mais folgado que existe! Então, se quer continuar estudando mesmo sendo pai ou mãe, considere universidades com esta forma de ensino, como o UniDomBosco que oferece tanto graduação, quanto pós-graduação nessa modalidade.

Não pare de estudar por causa de filhos pequenos, por mais desafiador que isso possa parecer no início. Entenda que o futuro de seu filho depende de você e estudar abre uma infinidade de oportunidades no mercado, para que no futuro, você passe mais tempo ainda ao lado dele.