Marketing digital e redes sociais

O episódio 04 do podcast Dom Universitário é dedicado ao tema “Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais”, proporcionando uma análise aprofundada e reflexiva sobre a influência dessas plataformas na sociedade contemporânea por meio da conversa dos professores Lorena Vedovato e Rodrigo Pissetti, membros do corpo docente do Centro Universitário UniDomBosco.

Uso das redes sociais

Durante o programa, os convidados exploram questões essenciais relacionadas ao uso das redes sociais, destacando a importância da reflexão crítica e da consciência sobre o impacto dessas ferramentas em nossas vidas.

Polarização

Um dos aspectos centrais discutidos no episódio é a tendência à polarização de opiniões nas redes sociais, onde os usuários muitas vezes se veem envolvidos em bolhas de informações que reforçam suas próprias visões de mundo.

Os participantes ressaltam a necessidade de sair dessa zona de conforto informacional e buscar ativamente perspectivas diversas, a fim de promover um entendimento mais amplo e inclusivo da realidade. Essa abordagem pluralista é vista como fundamental para o fortalecimento do diálogo e da tolerância em uma sociedade cada vez mais conectada digitalmente.

mulheres-tirando-foto-para-rede-social

Busca por validação

Além disso, a discussão se estende para a questão da busca por validação nas redes sociais, onde a quantidade de likes, compartilhamentos e comentários pode ser interpretada como um medidor de aceitação e valor pessoal.

Os debatedores alertam para os riscos associados a essa busca incessante por aprovação virtual, enfatizando a importância de cultivar uma autoestima saudável e não se deixar influenciar excessivamente pelas métricas de popularidade nas plataformas digitais.

Identidade virtual

Outro ponto relevante abordado no episódio é a construção da identidade virtual, pela qual os usuários muitas vezes projetam versões idealizadas de si mesmos nas redes sociais. Essa dicotomia entre a persona online e a identidade real levanta questões sobre autenticidade e transparência nas interações digitais, destacando a importância de manter uma coerência entre a representação virtual e a essência individual.

Pressão por likes

A pressão por likes e comentários também é tema de reflexão, com os participantes ressaltando a importância de não se deixar consumir pela busca desenfreada por validação externa.

A dependência excessiva dessas métricas de engajamento pode impactar negativamente a autoestima e o bem-estar emocional dos usuários, reforçando a importância de estabelecer uma relação saudável e equilibrada com as redes sociais.

Influência

A discussão, então, se encaminha para o papel das redes sociais como ferramentas de mobilização e influência social. As plataformas digitais têm se mostrado poderosos meios de advocacy e ativismo, permitindo que indivíduos e grupos organizados promovam mudanças e sensibilizem a opinião pública.

No entanto, também levantam preocupações sobre a disseminação de desinformação e a manipulação de discursos, ressaltando a importância de uma postura crítica e informada ao interagir com o conteúdo online.

Conclusão

Em resumo, o quarto episódio do podcast Dom Universitário fala sobre Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais, oferecendo uma análise abrangente e reflexiva sobre o impacto dessas plataformas na sociedade contemporânea.

Ao estimular a reflexão crítica e a consciência sobre o uso responsável das redes sociais, os participantes incentivam uma interação mais saudável e construtiva no ambiente digital, promovendo a busca por uma relação equilibrada e consciente com as tecnologias digitais em nosso cotidiano.

Os participantes

– Lorena Vedovato é psicóloga formada no Centro Universitário UniDomBosco, com especialização voltada para a área da saúde. Atua como autônoma e trabalha no Núcleo de Apoio de Desenvolvimento Discente e Docente como Coordenadora do Núcleo de Empregabilidade aqui da instituição, com foco na acessibilidade escolar e empregabilidade.

– O professor Rodrigo Pissetti é coordenador dos cursos na área de Marketing.

Para saber mais sobre os cursos do UniDomBosco na área e fazer sua inscrição, acesse:
– Marketing
– Marketing Digital
– Produção Multimídia

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 04 completo pelo Spotify.