5 dicas de sites de cursos gratuitos para melhorar seu currículo

Avatar
estudante-fazendo-cursos-gratuitos

Realizar bons cursos gratuitos é uma excelente maneira dos estudantes aprenderem com mais profundidade determinados temas, assim como melhorarem seus currículos. 

Os estudantes, durante a graduação, não devem somente aprender o que é ensinado nas salas de aula, sejam elas presenciais ou online. É essencial buscar novas formas de conhecimento, pois assim terão uma boa “bagagem” curricular e mais facilidade de se manterem, ao longo da vida profissional, sempre atualizados. 

Quanto mais se acostuma a estudar, mais isso acaba se tornando parte da rotina. 

E por que cursos gratuitos? 

Primeiramente, porque os estudantes normalmente possuem muitas despesas e pouco dinheiro e, segundo, porque existe uma gama de cursos gratuitos de boa qualidade e que devem ser consumidos, não só pelos estudantes. 

Portanto, se você já é um profissional formado e está lendo este artigo, saiba que ele também é para você. 

A grande verdade é que muitos subestimam os cursos gratuitos e acabam deixando passar muitas oportunidades interessantes e agregadoras. A ideia de que o que é bom, é caro, precisa ser deixada de lado em alguns momentos. 

É preciso avaliar e analisar com calma, atenção e, principalmente, um olhar atento às oportunidades que aparecem de forma gratuita, pois elas podem ser exatamente o que você procura. 

Selecionamos 5 sites que possuem cursos gratuitos e com certificações, pois para muitos estudantes, além das vantagens já citadas, os cursos podem servir como carga horária de atividades extras na graduação. 

Anote as dicas e já faça uma lista com os cursos que você vai fazer esse ano. 

Na plataforma Escola Virtual são oferecidos diversos cursos em 6 grandes áreas de interesse sendo elas: desenvolvimento pessoal e profissional, metodologias de aprendizagem, negócios e inovação, produtividade, programação e tecnologia da informação. 

Os cursos são gratuitos, 100% online e divididos em níveis: iniciante, intermediário e avançado. Os certificados são emitidos de acordo com a legislação dos cursos livres contendo a carga horária dos mesmos. 

O site é de fácil navegabilidade e, além dos cursos, oferece importantes parcerias com: CI&T, IBM, Instituto Crescer, Microsoft, Programa Semente e UniBrad. No próprio site da Escola existem informações sobre as parcerias e os acessos necessários. 

A plataforma oferece cursos, certificados e diplomas de universidades e de empresas de nível mundial. 

Existem diferentes opções de cursos gratuitos, como, por exemplo, sobre metaverso, negociação, chinês para iniciantes, introdução à filosofia, entre outros. 

Além dos cursos gratuitos existem diversas opções de cursos pagos e é possível se cadastrar na plataforma para obter recomendações personalizadas. 

É uma plataforma bem completa, tanto para estudantes quanto para profissionais e possui uma comunidade bastante engajada, o que é um grande diferencial. 

Na página inicial você já seleciona qual o Estado em que mora para que sejam mostradas opções que o Sebrae daquele estado pode oferecer. 

Sua plataforma de cursos é de fácil navegação e com vasto conteúdo e opções. 

É possível digitar o que procura ou acessar uma das seguintes opções: já tenho um negócio, quero abrir um negócio, cursos, cursos por whatsapp, e-books, jogos, webinar, cooperação, empreendedorismo, finanças, inovação, leis, mercado e varejo, organização, pessoas e planejamento. 

O enfoque principal são as áreas relacionadas a empreendedorismo e negócios, mas encontram-se também cursos em outras áreas. 

Uma das inovações da plataforma são os cursos por whatsapp. 

Existe, dentro do site da Universidade de Harvard, opções de cursos online gratuitos em diferentes áreas como: programação, humanidade, saúde e medicina, ciências sociais, negócio, ciências da computação e muitos outros. 

Além dos cursos gratuitos, existem opções de cursos pagos com valores a partir de 30 dólares. 

Na barra superior do site é possível pesquisar por área, preço, data de início, escolas, duração, dificuldade e modalidade, ou então olhar as mais de 700 opções. 

É uma ótima oportunidade de ter no currículo um curso de uma universidade de prestígio mundial. 

Muitos são os projetos no Instituto Tim e, entre eles, os cursos online gratuitos. 

São várias opções de cursos nas áreas de tecnologia, educação e outros, e o site também é de fácil navegabilidade. 

imagem-mostrando-os-sites-de-cursos-gratuitos

Quer conhecer outras opções? 

Existem outras várias opções de instituições que oferecem cursos gratuitos, mas é preciso estar sempre atento para a qualidade dos mesmos. 

Caso o certificado seja importante para você, é essencial identificar a veracidade do mesmo e o reconhecimento dele e da instituição pelos órgãos responsáveis. 

Vamos trazer uma lista com mais algumas opções de plataformas que oferecem cursos, tanto gratuitos quanto pagos, de qualidade. 

Anote: 

  • Veduca 
  • Microsoft Learn 
  • SENAI 
  • IFSP 
  • Rock Content 
  • Centro Paula Souza 
  • LearnCafe 
  • Udemy 
  • Prime Cursos 
  • Fundação Educar 
  • Brasil Mais digital 
  • Udacity 
  • Omie.Academy 

E para você que utiliza o Linkedin (se não utiliza, deveria), existe o Linkedin Learnig. 

Ele nada mais é do que uma plataforma de treinamentos do Linkedin. E nada combina mais com uma rede social profissional do que uma plataforma que oferece capacitação para os usuários. 

São três as principais categorias de conteúdos: 

  • Business: áreas relacionadas à gestão de negócios e estratégias 
  • Creative: áreas relacionadas à criação 
  • Technology: áreas de tecnologia 

Se você se interessou, leia este artigo para saber todas as informações: Você já conhece o Linkedin Learnig? 

E para fechar com chave de ouro essas dicas, vamos falar dos cursos de extensão do UniDomBosco, que além de tratarem de conteúdos interessantes e que fazem diferença na atuação profissional, ainda possuem preços que cabem no bolso de todo estudante. 

No site, é possível encontrar todas as opções de cursos nas áreas de Saúde, Educação e Direito. 

Acesse esse link para saber mais: Cursos de extensão UniDomBosco 

Como já dissemos, conhecimento é essencial e quanto mais, melhor. Conheça essas várias opções que trouxemos e comece hoje mesmo um ou vários cursos e se torne um estudante e um profissional mais capacitado. 

Uma dica final é a de colocar todos esses cursos no seu currículo, para obter melhores avaliações em suas entrevistas de emprego. 

Leia este artigo e saiba como fazer um bom currículo: Como fazer um bom currículo 

E para se manter sempre atualizado, continue acompanhando o Blog UniDomBosco e nossas redes sociais.