Como um MBA pode impulsionar sua carreira?

Avatar

O MBA, ou Master of Business Administration, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e crescimento da carreira profissional. O MBA oferece uma formação abrangente em gestão e administração de negócios, fornecendo aos profissionais as habilidades e conhecimentos necessários para enfrentar os desafios do mundo corporativo contemporâneo.

No post de hoje vamos entender o que é um MBA, as vantagens e quem pode fazer esse curso de especialização e como o MBA pode impulsionar sua carreira.

O que é MBA?

MBA é a sigla para “Master of Business Administration”, que em português significa Mestre em Administração de Negócios. É um curso de pós-graduação lato sensu voltado para profissionais que desejam aprimorar suas habilidades de gestão e liderança, bem como adquirir conhecimentos específicos em áreas como finanças, marketing, recursos humanos, empreendedorismo, entre outras relacionadas à administração de empresas. 

O MBA oferece uma formação abrangente e prática, preparando os profissionais para assumirem posições de destaque e liderança em organizações dos mais diversos setores.

De acordo com o Ministério da Educação, as pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA. Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma. 

Já as pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos. Ao final do curso o aluno obterá o diploma.

Quem pode fazer um MBA?

Para fazer um MBA é necessário, primeiro, que você tenha uma graduação. É preciso estar formado em uma licenciatura, bacharelado ou tecnólogo. Além disso, o curso concluído precisa ser reconhecido pelo MEC. Esse é um pré-requisito porque o MBA é uma pós-graduação, e não é possível pular as etapas nesse caso!

O aluno interessado nessa pós-graduação não precisa, necessariamente, ter sua formação em administração ou qualquer área afim. Porém, o estudo durante o MBA irá focar em temas relacionados com a Administração e o mundo dos negócios.

Algumas características dos cursos de MBA (fonte: Guia da Carreira):

  • Focado em gestão empresarial;
  • Voltado para profissionais que já possuem experiência na área de negócios e desejam aprimorar seus conhecimentos;
  • Aborda temas como finanças, marketing, estratégia, liderança e gestão de pessoas;
  • Tem uma abordagem prática, com estudos de caso e projetos em grupo;
  • Pode ser oferecido em tempo integral, parcial ou em formato executivo;
  • Geralmente oferecido por instituições privadas de ensino;
  • Pode abrir portas para cargos de liderança e gerência em empresas.

Além disso, para cursar um MBA, é preciso que o candidato seja aprovado no processo seletivo. Dependendo da instituição, esse processo pode ser mais simples ou mais complexo (fonte: Guia da Carreira).

mulher-comemorando-sua-nota-no-mba

Quais as vantagens de fazer um MBA?

Fazer um MBA é uma decisão estratégica para muitos profissionais que buscam avançar em suas carreiras e alcançar o sucesso no mundo dos negócios. As vantagens de investir em um MBA são diversas e abrangentes, proporcionando benefícios tangíveis e intangíveis que podem impulsionar o crescimento profissional e pessoal. 

Aqui estão algumas das vantagens mais significativas de fazer um MBA:

  • Desenvolvimento de habilidades avançadas: Um MBA oferece uma oportunidade única para aprimorar habilidades essenciais em gestão e liderança. Os programas de MBA fornecem uma base sólida em áreas como análise financeira, marketing estratégico, gestão de operações, negociação e tomada de decisões, preparando os profissionais para enfrentar os desafios complexos do ambiente corporativo.
  • Especialização em áreas de interesse: Com uma ampla gama de disciplinas eletivas disponíveis, os estudantes de MBA têm a oportunidade de se especializar em áreas específicas de interesse, como finanças corporativas, empreendedorismo, gestão de projetos, consultoria estratégica, entre outras. Essa especialização proporciona uma maior profundidade de conhecimento em uma área específica e pode ser um diferencial competitivo no mercado de trabalho.
  • Networking e oportunidades de contato: Uma das maiores vantagens de fazer um MBA é a oportunidade de construir uma rede de contatos profissionais ampla e diversificada. Durante o curso, os estudantes têm a chance de interagir com colegas de turma, professores, palestrantes convidados e profissionais da indústria, criando oportunidades de colaboração, parcerias comerciais e desenvolvimento de negócios no futuro.
  • Crescimento profissional e avanço na carreira: Um MBA pode abrir portas para oportunidades de carreira mais avançadas, como cargos de gerência e liderança em organizações dos mais diversos setores e tamanhos. Os empregadores valorizam os profissionais com formação em MBA devido à sua capacidade de liderança, habilidades de resolução de problemas e pensamento estratégico, o que pode resultar em promoções, aumento de responsabilidades e salários mais altos. 
  • Reconhecimento e credibilidade: Ter um MBA no currículo é um sinal de comprometimento com o desenvolvimento profissional e educação continuada. Os empregadores reconhecem o valor de um MBA e tendem a valorizar os profissionais que possuem essa qualificação, o que pode aumentar as chances de ser contratado e promovido em um mercado de trabalho competitivo.
  • Acesso a recursos e oportunidades: Além do conhecimento adquirido em sala de aula, os programas de MBA oferecem acesso a uma variedade de recursos, como bibliotecas, centros de carreira, workshops, palestras e eventos de networking, que podem enriquecer a experiência de aprendizado e fornecer suporte adicional aos estudantes durante e após o curso.

Como um MBA pode impulsionar sua carreira?

Investir neste tipo de curso pode trazer uma série de benefícios para sua carreira. Alguns dos principais impactos positivos incluem (fonte: Na Prática):

Desenvolvimento de habilidades

Esse tipo de curso proporciona uma ampla gama de conhecimentos e habilidades gerenciais essenciais para o sucesso no mundo dos negócios. O estudante adquire uma base sólida em áreas-chave, como tomada de decisões, resolução de problemas, liderança, comunicação e pensamento estratégico.

Networking

Durante o curso, o aluno tem a oportunidade de construir uma valiosa rede de contatos. Interagir com professores, colegas de classe e profissionais experientes do setor pode abrir portas para colaborações futuras, oportunidades de emprego e parcerias de negócios.

Avanço na carreira

Muitos profissionais vêem o MBA como um catalisador para promoções e progressão na carreira. A qualificação demonstra comprometimento, habilidades avançadas e conhecimento aprofundado em gestão, o que pode torná-lo um candidato mais competitivo para cargos de liderança e gerenciais.

Inclusive, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que profissionais com pós-graduação possuem salário acima de R$ 4.000. O valor pode ser de 150% a 255% maior do que a média daqueles que fazem somente a graduação (fonte: Portal G1).

Acesso a oportunidades internacionais

Muitos programas oferecem intercâmbio ou oportunidades de estudo no exterior, permitindo que os estudantes mergulhem em diferentes culturas e ambientes de negócios. Essa exposição internacional pode ser valiosa para a compreensão global dos negócios e para abrir portas em empresas multinacionais.

MBA no UniDomBosco

Que tal começar a fazer um MBA ainda este semestre? Veja algumas opções de curso (presencial e EAD) que o UniDomBosco tem:

Gostou de saber mais sobre como uma pós pode impulsionar a sua carreira?

Que tal conhecer os cursos de graduação (presencial ou EAD) e pós-graduação (também presencial ou EAD) do UniDomBosco? Conheça todos os nossos cursos e as condições especiais para quem quer fazer a sua segunda graduação (ou segunda licenciatura) com a gente!

O Centro Universitário UniDomBosco possui mais de 400 polos de apoio de ensino a distância credenciados pelo MEC em todas as regiões do Brasil, e conta com mais de 15 mil estudantes matriculados nas modalidades presencial e a distância, em cursos de graduação e pós-graduação. Venha fazer parte da nossa história!