Vamos falar sobre os profissionais multicarreiras

Avatar

Ser multicarreira não é exatamente algo novo no mercado de trabalho. O que sempre foi visto era não necessariamente um profissional com diferentes carreiras atuando de forma concomitante mas sim, um profissional atuando em diferentes tipos de empregos. Alguns deles atuavam na mesma carreira e em diferentes locais e cargos e outros tantos tinham muitos empregos e muitas vezes nem sequer na carreira escolhida por eles.

Isso ainda ocorre, e na maioria das vezes não é por uma escolha, mas sim por falta dela.

Nos dias atuais alguns fatores, como por exemplo o home office, novas ideias sobre propósito e missão de vida e o avanço tecnológico tem feito com que os profissionais multicarreira, talvez agora no significado literal, tenham surgido cada vez mais.

Contextualizando…

Como já dito, não é de hoje, e principalmente em países como o nosso, que as pessoas possuem diferentes fontes de rendas para dar literalmente conta de pagar as contas.

A pandemia intensificou isso trazendo uma “facilidade” para aqueles que já viviam na correria multicarreira, e abriu possibilidade para novos adentrarem.

Observando algumas pesquisas e dados pode-se ver claramente que uma parte significativa dos profissionais tem buscado um segundo emprego por preocupações econômicas. Seja para atender as necessidades atuais ou para se garantir de um futuro incerto.

Porém…

O que se tem percebido é que as novas gerações, apesar de também estarem preocupadas com as questões financeiras, e por isso também sendo multicarreiras, possuem um olhar diferente.

Esse novo olhar tem relação com os novos formatos de trabalho, o avanço tecnológico e propósito de vida, como dito anteriormente.

Mas vamos entender melhor cada um desses aspectos:

  • Novos formatos de trabalho

Veja esses outros dados da pesquisa:

98% dos entrevistados desejam trabalhar remotamente pelo resto de suas carreiras.

22% dizem que o maior benefício do trabalho remoto é a flexibilidade na forma como gastam seu tempo.

Cerca de 28% das pessoas gostariam de trabalhar no modelo híbrido.

Isso mostra bem como o home office, flexibilidade e até mesmo o modelo híbrido conquistou os profissionais de forma a mudarem ou acrescentarem novas carreiras ao seu currículo para poderem atuar nesses formatos.

profissionais-multicarreiras
  • Propósito

Muito se escuta falar nos dias de hoje sobre a busca dos profissionais sobre seus propósitos de vida e isso certamente influencia na área profissional. 

O momento da pandemia colaborou com isso em muitos aspectos. Perceber a finitude da vida advinda de uma doença até então desconhecida, ficar em isolamento e outros aspectos trazidos por esse período fizeram com que as pessoas parassem mais para pensar sobre o que estão fazendo de suas vidas.

Ter mais tempo para usufruir e aliar seus propósitos pessoais aos profissionais é o pensamento atual de muitas pessoas. Isso então tem feito com que muitos busquem uma nova carreira alinhada com isso e devido às questões financeiras muitos ainda aliam a carreira anterior a atual até poderem fazer uma transição final.

  • Avanço tecnológico

O avanço tecnológico tem proporcionado muitas mudanças ao longo do tempo e atualmente elas têm ocorrido cada vez mais rápido. Essas mudanças são em todas as áreas e no mercado de trabalho não é diferente.

Pesquisas mostram que em pouco tempo algumas profissões não existem e outras que ainda nem são pensadas existirão.

Com esse olhar no futuro, muitos profissionais das novas gerações já têm buscado novos mercados, principalmente nas áreas de tecnologia, que são colocadas nessas pesquisas como as que mais vão crescer e trazer mudanças.

Os multicarreiras nas áreas da tecnologia aumentam a cada dia.

E você…

Você é um multicarreira? Ou ainda não tinha pensado sobre tudo isso?

A grande pergunta atual talvez seja a de como agir diante de tantas mudanças no mercado de trabalho.

O fato é que tudo depende não só do externo. É preciso que cada um compreenda os seus desejos e anseios dentro do campo profissional para então olhar para o que está acontecendo no mundo e tomar suas decisões.

Todos os profissionais serão multicarreiras? Obviamente que não. Mas veremos daqui pra frente talvez esse número crescer.

Se você está em busca de sua primeira graduação, tente entender suas próprias motivações e as questões do mercado antes de fazer sua escolha.

Se você já está no mercado e busca novas oportunidades, a tecnologia pode ser esse caminho.

Não existe certo ou errado, existe um mundo de possibilidades.

E no UniDomBosco existem muitas opções de cursos de graduação e pós-graduação para você escolher.