As carreiras na área de tecnologia estão em alta e com isso a busca pelo curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas também.
Devido a essa busca, tanto do mercado quanto de profissionais, vamos falar um pouco mais sobre esse curso e a área de atuação para quem se forma em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
O futuro é tecnológico
A tecnologia avança a cada dia em passos bem largos e, devido a isso, a previsão das pesquisas é de que grande parte das profissões do futuro tenham, de alguma forma, relação com ela.
Porém, é preciso se preparar, principalmente com conhecimento, pois temos visto novidades como o ChatGPT fazerem muitos profissionais se desestruturarem, achando que perderão seus empregos, e empresas fazendo substituições apressadas de capital humano por tecnologia.
A tecnologia, de fato, substitui os humanos em algumas tarefas e, no decorrer do tempo, temos visto algumas profissões sumirem e serem ocupadas pela tecnologia. Podemos citar algumas como: telefonistas, datilógrafos, acendedor de lampiões e mensageiro de telegrama (certamente os mais jovens nem devem saber do que se trata). E outras que temos visto ir perdendo lugar, como a de atendente de supermercado e operadores de telemarketing.
Mas a verdade é que isso não ocorre em todo tipo de atuação e, com conhecimento, é possível se antever isso e buscar novas formações que agreguem habilidades e competências à carreira atual, se diferenciando das máquinas, ou se especializando em novas carreiras. Muitas são as opções, inclusive muitas advindas da própria tecnologia.
Não se pode temer a tecnologia e os avanços que ela traz, é preciso entender o processo e se encaixar nele de forma proativa e produtiva.
Saiba mais: ChatGPT e educação
O que se aprende no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?
O curso do UniDomBosco é um curso de graduação tecnólogo, ofertado tanto na modalidade EAD quanto na presencial, com duração de dois anos e meio.
Focado no aspecto técnico e de desenvolvimento de soluções para os problemas do mercado, o curso do UniDomBosco traz uma formação em múltiplas vertentes, desde a gestão dos recursos computacionais, até as questões técnicas de Hardware e Software.
Desde o início do curso o aluno começa a adquirir experiência ao desenvolver seus projetos utilizando as linguagens de programação mais empregadas pelos profissionais de TI, como Python, C++ e JAVA.
Além de formar desenvolvedores (dev), os alunos também adquirem experiência em planejamento, instalação, configuração e gerenciamento de infraestrutura de TI, ao servidores e outros dispositivos presentes em redes LAN ou wi-fi, como roteadores e switches.
O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas também forma profissionais de TI capazes de atuar nas áreas de quality assurance (QA), ou seja, na qualidade de software; e de segurança digital, responsável por bloquear ameaças e impedir a violação da confidencialidade e da integridade de dados.
No curso o aluno aprenderá disciplinas como:
· Lógica Computacional aplicada em programação e algoritmos;
· Fundamentos de administração;
· Teoria Geral de Sistemas e Sistemas de Informação;
· Orientação Profissional e de Carreira;
· Ética;
· Cultura e Sociedade Formação social e sustentável;
· Sistemas Operacionais;
· Redes de Computadores;
· Arquitetura de Computadores;
· Matemática aplicada à Informática;
· Linguagem de programação Java Engenharia de Software;
· Banco de Dados – Modelos e Operações;
· Gestão de Projetos;
· Programação WEB;
· Análise de Sistemas Governança em TI;
· Legislação e propriedade intelectual;
· Inovação e Empreendedorismo;
· Gestão do Conhecimento;
· Comunicação Empresarial;
· Interface Humano Computador;
· Inteligência Artificial;
· Segurança da informação;
· Auditoria de Sistemas;
· Projeto Integrado;
· Desenvolvimento em Dispositivos Móveis;
· Qualidade de Software.
O curso possui 5 semestres, com uma carga horária total de 2060 horas, sendo 100 delas de atividades complementares.
A coordenação do curso é do professor Paulo Franzon e conta com professores de renome na área.
Se você se interessa pela área de tecnologia e busca uma formação completa e com diferentes possibilidades de atuação no mercado, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é para você.
Para conhecer a grade curricular do curso EAD e do presencial, acesse o site do UniDomBosco,
Como é o mercado para esse profissional?
Como já dito, o mercado de trabalho na área de tecnologia é bastante vasto e requisitado.
O analista de sistemas tem como principais funções analisar, documentar, projetar, implementar, testar, gerenciar sistemas de informações em negócios de todos os tamanhos e de todas as áreas de atuação.
O analista de sistemas pode atuar em diferentes carreiras como: administração de bancos de dados, desenvolvimento de software, projetos de sistemas de informações, administração de redes, infraestrutura de TI, consultoria de negócios, entre outras.
O salário médio de um analista de sistemas no Brasil é de R$5000,00, podendo chegar aos R$13.000,00, dependendo da área de atuação, local de trabalho, entre outros aspectos.
De acordo com as pesquisas, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas está entre os cursos tecnólogos com melhores salários.
Saiba mais: Cursos tecnólogos com melhores salários
Outros cursos tecnólogos na área de Tecnologia
O UniDomBosco oferece, além do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, outros cursos tecnólogos na área de tecnologia.
Se você busca uma segunda graduação ou tem interesse em conhecer melhor outros cursos, veja esta lista:
- Ciência de dados e inteligência artificial
- Defesa Cibernética
- Gestão da tecnologia da informação
- Sistemas para internet (ênfase em internet das coisas)
O UniDomBosco oferece também uma pós-graduação presencial na área de tecnologia. O MBA em redes de computadores gestão e segurança.
Em parceria com o Programa Cisco Networking Academy, da norte-americana Cisco Systems, vem oferecer uma especialização com foco nas mais recentes tecnologias da informação, certificando a capacidade técnica e fornecendo recursos para um aprendizado contínuo. Esse é o MBA em Redes de Computadores: Gestão e Segurança. O programa de certificações profissionais da Cisco presta um serviço aos profissionais de redes e às empresas que o empregam, fornecendo credibilidade de um certificado de conclusão modular internacional e a preparação para duas provas de certificações internacionais (CCNA – Cisco Certified Network Associate e CCNA Security), ambos reconhecidos mundialmente.
O MBA presencial em Curitiba de Redes de Computadores: Gestão e Segurança, visa capacitar o aluno a projetar, configurar, analisar, proteger e resolver problemas em redes convergentes modernas e prepará-los para as provas de certificação internacionais CCNA e CCNA Security.
O curso tem duração de 18 meses nos turnos da manhã, tarde ou noite.
Acesse o site para obter informações mais completas sobre os cursos citados e comece o quanto antes a sua carreira na área de tecnologia.
E para se manter sempre atualizado sobre o mercado de trabalho e o mundo acadêmico, continue acompanhando o Blog UniDomBosco e as redes sociais.