Análise e Desenvolvimento de Sistemas: conheça mais este curso

Avatar

O curso de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) é uma opção muito valorizada no atual mercado de trabalho. Essa área prepara os estudantes para atuarem no desenvolvimento, análise e implementação de sistemas computacionais, abrangendo desde aplicativos e softwares até sistemas de grande porte utilizados por empresas.

O Brasil, em 2023, manteve uma posição significativa no cenário global de tecnologia da informação, ocupando o 12º lugar, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) e a International Data Corporation (IDC). Este marco representa 1,65% dos investimentos globais em tecnologia, consolidando o país como líder em investimentos no setor na América Latina, com 36% do total regional.

A importância deste avanço reflete-se na crescente demanda por profissionais qualificados em TI, evidenciando que cerca de 90% dos estudantes conseguem posições no mercado antes de completarem seus estudos (fonte: Economic News Brasil).

Para compreender mais sobre este tema, no post de hoje vamos entender o que faz no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o que faz um desenvolvedor de sistemas, qual a diferença entre TI e onde um técnico em desenvolvimento de sistemas pode trabalhar.

O que se faz no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

No curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, os estudantes são preparados para atuarem na criação, análise e implementação de sistemas computacionais. Durante a graduação, são abordados diversos temas relacionados à área de tecnologia da informação, incluindo:

  • Programação: Os alunos aprendem linguagens de programação fundamentais para o desenvolvimento de sistemas, como Java, Python, C#, entre outras.
  • Banco de dados: Estuda-se a modelagem, manipulação e gerenciamento de bancos de dados, utilizando sistemas de gestão de banco de dados (SGBDs) como MySQL, PostgreSQL e Oracle.
  • Engenharia de software: Compreende-se o ciclo de vida do desenvolvimento de software, desde a concepção até a entrega, incluindo análise de requisitos, projeto, implementação, testes e manutenção.
  • Arquitetura de sistemas: Explora-se a estrutura e organização de sistemas de software, abordando conceitos como arquitetura cliente-servidor, microsserviços e sistemas distribuídos.
  • Segurança da informação: Estuda-se a proteção de sistemas e dados contra acessos não autorizados, abordando técnicas de criptografia, autenticação, controle de acesso e prevenção de ataques cibernéticos.
  • Gestão de projetos de TI: Aprende-se a gerenciar projetos de desenvolvimento de sistemas, utilizando metodologias como Scrum, Kanban e PMBOK.

Além disso, o curso de ADS também desenvolve habilidades analíticas, de resolução de problemas e de trabalho em equipe, essenciais para o sucesso na área de tecnologia da informação. Os alunos têm a oportunidade de participar de projetos práticos, estágios e atividades extracurriculares, enriquecendo sua formação e preparando-os para o mercado de trabalho.

profissional-de-analise-e-desenvolvimento-de-sistemas-no-computador

O que faz um desenvolvedor de sistemas?

O desenvolvedor de softwares é uma das profissões do futuro no qual é responsável por criar e desenvolver programas para computadores. Além de desenvolver, esse profissional também é pode ser responsável por testar as funcionalidades do software criado.

Ele pode elaborar aplicativos, páginas para a web, sistemas operacionais, avanços de inteligência artificial e outros. Desenvolvedores de software também podem atuar também em cargos de gestão de projetos, liderança e planejamento (fonte: Serasa Experian).

Qual a diferença entre TI e Desenvolvimento de Sistemas?

Tecnologia da Informação (TI) e Desenvolvimento de Sistemas são áreas interrelacionadas dentro do campo da computação, mas têm focos e abordagens diferentes. Vamos entender melhor?

Tecnologia da Informação (TI)

TI é um campo amplo que engloba o uso de tecnologia para gerenciar e processar informações. Abrange uma variedade de atividades, incluindo gerenciamento de redes de computadores, suporte técnico, administração de bancos de dados, segurança da informação, entre outros.

Profissionais de TI lidam com a infraestrutura tecnológica de uma organização, garantindo que os sistemas de informação funcionem de maneira eficiente e segura para atender às necessidades do negócio.

Desenvolvimento de Sistemas

Já o curso de Desenvolvimento de Sistemas está mais focado na criação e implementação de software e sistemas de informação.

Os profissionais dessa área são responsáveis por projetar, programar e testar aplicativos, sistemas e softwares personalizados para atender às necessidades específicas de uma organização ou cliente. Além disso, envolve atividades como análise de requisitos, projeto de software, codificação, testes e manutenção de sistemas.

Onde um técnico em Desenvolvimento de Sistemas pode trabalhar?

O profissional encontra oportunidades de emprego em empresas de desenvolvimento de sistemas, departamentos de organizações governamentais e não governamentais, indústrias, bancos, comércio e hospitais. 

Além disso, o analista em desenvolvimento de sistemas pode atuar como empreendedor autônomo (fonte: Educa Mais Brasil). Vamos conhecer alguns dos locais onde um profissional de desenvolvimento de sistemas pode encontrar oportunidades de emprego:

  • Empresas de tecnologia: Desenvolvimento de produtos, projetos personalizados, manutenção de sistemas.
  • Setor financeiro: Bancos, instituições financeiras, empresas de investimento, seguradoras. Desenvolvimento de aplicativos financeiros, sistemas de gestão de riscos, plataformas de negociação.
  • Indústria: Manufatura, automobilísticas, outros setores industriais. Automação de processos, gerenciamento de cadeias de suprimentos, monitoramento de produção.
  • Saúde: Hospitais, clínicas, empresas farmacêuticas. Gerenciamento de registros médicos, agendamento de pacientes, sistemas de imagens médicas.
  • Educação: Escolas, universidades. Gerenciamento de matrículas, notas, recursos educacionais digitais, plataformas de aprendizagem online.

Conheça mais o curso do UniDomBosco

O UniDomBosco tem dois cursos de ADS: graduação presencial em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Curitiba) e graduação EAD em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Ambos os cursos são reconhecidos pelo MEC e têm a nota máxima (conceito 5). 

Além disso, o UniDomBosco oferece condições especiais para você começar a estudar ainda este semestre. Entre agora mesmo em contato e saiba mais. 

Gostou de saber mais sobre o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas? Que tal conhecer os cursos de graduação (presencial ou EAD) e pós-graduação (também presencial ou EAD) do UniDomBosco? 
O Centro Universitário UniDomBosco possui mais de 400 polos de apoio de ensino a distância credenciados pelo MEC em todas as regiões do Brasil, e conta com mais de 15 mil estudantes matriculados nas modalidades presencial e a distância, em cursos de graduação e pós-graduação. Venha fazer parte da nossa história! Fale agora mesmo com um dos nossos atendentes e comece sua trajetória profissional com o pé direito!