Sabe o que é plano de carreira?

Avatar

plano-de-carreira

Plano de carreira é, de forma bem simples, o que o próprio nome diz. Um plano, um projeto, um caminho que é traçado e percorrido pelos profissionais dentro das empresas.

Esse plano de carreira contempla não somente esse caminho, como também as habilidades e competências necessárias para que um profissional avance os degraus desse plano. Dentre elas, podemos citar hard skills, soft skills, tempo de atuação no mercado e no cargo.

Outros itens importantes que devem conter em um plano de carreira são os relacionados à remuneração. Por exemplo, projeções de aumento salarial por mudanças de cargo, nível ou devido ao aumento de formação (especializações, por exemplo).

Tradicionalmente, os planos de carreira, na maior parte das empresas, funcionavam como se fosse uma escadaria onde, ao final, se chegava ao cargo de liderança ou gerência. Porém, nos dias de hoje, além desse modelo existem diferentes planos de carreira.

São eles:

Esse tipo de plano de carreira proporciona ao profissional uma escolha entre dois caminhos. Um que leva ao avanço da carreira numa posição de liderança, e outro para os que querem ser especialistas em determinadas áreas.

  • Em W

Nesse tipo de plano existe um terceiro caminho além dos dois anteriores. Seria um caminho de gestão de projetos ou consultoria técnica. Um caminho que une o gerenciamento à especialização.

  • Em linha

Muito comum nos serviços públicos e militares, esse tipo de plano segue uma trajetória onde o avanço para um próximo patamar ocorre somente por tempo de serviço e seguindo uma estrutura hierárquica, na mesma área de início da carreira.

  • Horizontal

Diferente do plano em linha, o horizontal é presente em empresas que não possuem níveis hierárquicos. Não existe o avanço profissional ou de cargos, mas podem existir mudanças de remuneração, reconhecimentos por desempenho e outros.

  • Paralela

Esse tipo de plano, como o nome diz, estabelece linhas paralelas entre os cargos de liderança e os outros, criando ramos hierárquicos distintos.

  • Em rede

É um tipo de plano que oferece uma gama de opções de cargos e ocupações para os profissionais.

plano-de-carreira

Por que é importante saber qual plano de carreira existe na empresa em que estou me candidatando?

O principal motivo se deve ao fato de que o plano de carreira vai influenciar seus objetivos de carreira. Se você é um profissional que tem o desejo de chegar ao maior nível hierárquico e ocupar um cargo de liderança, vai se frustrar em uma empresa com um tipo de plano de carreira em linha ou horizontal. Já alguém que não possui esse desejo, pode se encaixar bem nessa empresa.

Pode parecer um item que não tem tanta importância a ser avaliado, porém, na realidade, ele faz muita diferença. Colocar-se numa empresa na qual o plano de carreira não está alinhado com seus objetivos, faz com que o profissional perca muito tempo em um lugar que não vai proporcionar os resultados esperados e isso desencadeia frustrações e baixo desempenho.

Essa é uma situação ruim, tanto para o profissional quanto para a empresa. Portanto, o conselho dos profissionais de recrutamento é de que as empresas deixem claro, desde o início da seleção, as informações sobre o tema e, caso não o façam, que os candidatos questionem.

Esse é um tema bastante importante e que muitas vezes não possui a visibilidade necessária. A construção de uma carreira é algo que demanda estudo, tempo e dinheiro, tanto do profissional quanto da empresa e, por isso, esse alinhamento sobre o plano de carreira faz todo sentido e proporciona para ambos um progresso de acordo com as expectativas.

Você já tinha pensado sobre o assunto dessa forma? Qual é o plano de carreira da sua empresa? Conte nos comentários.