Quer se especializar em Educação Inclusiva?

O  mercado de trabalho na área da educação atualmente possui grande  demanda por profissionais qualificados e especializados, com ênfase em tecnologias educacionais,  habilidades digitais e educação inclusiva.

A valorização de professores e a busca por inovação pedagógica impulsionam oportunidades de emprego, especialmente em escolas particulares e instituições de ensino superior.

A educação inclusiva no Brasil, está em constante crescimento e evolução. Há cada vez mais o entendimento da importância de oferecer uma educação inclusiva e equitativa para todos os estudantes, independentemente de suas habilidades, necessidades ou diferenças.

As políticas públicas têm sido direcionadas para a garantia do acesso e permanência de alunos com deficiência, transtornos e outras necessidades educacionais especiais em escolas regulares.

Tudo isso tem feito com que aumentasse a demanda por profissionais especializados em educação inclusiva, como professores, pedagogos e psicólogos, além de estimular a formação continuada nessa área.

Diante disso, se você já é formado na área e tem interesse em se especializar existem diferentes cursos que você pode conhecer para depois fazer a sua escola.

Por que se especializar?

Nos dias atuais a especialização é vista como necessária nas maior parte das áreas e na educação onde as mudanças são constantes se torna mais que necessário.

Estar atento às demandas atuais é essencial para um bom profissional da educação e as especializações colaboraram de forma positiva com isso.

Fora se manter atualizado, o mercado, como já dito antes, tem buscado profissionais cada vez mais capacitados em áreas que até pouco tempo nem se pensava muito.

Outro fator bem importante é que os profissionais com especialização costumam ter salários maiores em comparação com os que não possuem, além de maiores oportunidades no mercado de trabalho.

Saiba mais: Benefícios da pós-graduação para a carreira

Quais cursos na área da Educação inclusiva o UniDomBosco oferece?

O UniDomBosco possui muitas opções de cursos de especialização na área da educação e entre eles alguns relacionados à Educação inclusiva.

Para conhecer todas as opções oferecidas, leia este artigo: Conheça as opções de pós-graduação em Educação.

Veja as opções em Educação inclusiva:

A Especialização em Educação Especial e Inclusiva, ofertada pelo UniDomBosco, busca atender à emergência do mercado educacional, seja nos campos administrativos como na atuação junto aos educandos. O corpo docente efetivo do curso conta com profissionais, atuantes na área garantindo, além da formação acadêmica avançada, aproximação ao campo de trabalho.

O curso tem a duração de 13 meses na modalidade presencial. A coordenação do curso é do professor Luciano da Cruz.

alunos-e-professor-de-educacao-inclusiva

O curso de especialização docente em Educação Inclusiva apresenta conhecimentos necessários para que o profissional possa atuar dentro de organizações que proporcionam apoio às pessoas com necessidades especiais, dando total apoio e suporte no processo educacional.

Tendo como principal objetivo garantir uma educação de qualidade para todos, sem exceção, o curso oferece ao aluno todos os fundamentos indispensáveis para a inclusão de pessoas, desde a legislação específica, até exemplos nos quais a teoria foi aplicada com sucesso. Outro objetivo  fundamental do curso é oferecer especialização em inclusão escolar, de forma que, com a conclusão do curso, os profissionais se tornem aptos a refletir, planejar, executar e avaliar práticas, metodologias e recursos educacionais com foco em Educação Inclusiva.

O curso possui duração de 13 meses na modalidade EAD. A coordenação é da professora Caroline Petian.

Em tempos em que a educação tem como objetivo ser acessível a todos, um bom educador necessita de uma comunicação eficaz. Por isso, é preciso transpor as barreiras entre os ouvintes e surdos. O uso e o conhecimento em Libras pode quebrar os paradigmas educacionais e quaisquer preconceitos, além de aproximar pessoas por meio da comunicação antes não explorada, incluindo ouvintes na realidade de surdos e vice-versa.

Escolha o seu curso e comece o quanto antes a se especializar e se diferenciar no mercado de trabalho.