Quando se adentra o mercado de trabalho, o termo networking começa a ser escutado com bastante frequência.
Primeiramente vamos explicar o que é networking, para depois falar da importância dele para a carreira. Seja ela qual for.
O que é networking?
Networking pode ser explicado como uma rede de contatos e as conexões estabelecidas nessa rede.
Entendendo o significado, fica bem claro a importância dele.
Porém, a maioria das pessoas possui uma boa rede de conexões pessoais e esquece da importância dessa rede no mercado de trabalho.
E é sobre ela que vamos falar.
Como fazer um bom networking?
Primeiro é importante entender que networking é via de mão dupla. Não adianta somente buscar bons contatos, mas não ser um bom contato.
Importante saber também que, em se tratando do assunto, qualidade é melhor do que quantidade.
Com isso tudo na cabeça, vamos para algumas dicas de como fazer um bom networking.
- Crie um perfil no Linkedin. É uma rede social focada no profissional e que traz oportunidades não só de networking, mas também de conhecimento e vagas de empregos.
- Participe de cursos e eventos do seu mercado de trabalho e socialize com os outros participantes. Essas trocas, além de serem muito benéficas profissional e pessoalmente, colaboram para que as pessoas lembrem de você.
- Mantenha suas outras redes sociais atualizadas com relação ao seu trabalho. Não é só porque as outras redes não têm enfoque profissional, que lá não existam boas oportunidades de contatos.
- Gere bons conteúdos nas suas redes. Quando você traz boas informações para os outros, gera boas percepções sobre você, além de contribuir positivamente para um ambiente social e profissional melhor.
- Participe de grupos. Sejam eles presenciais ou online, de negócios, ou de hobbies. Fazer parte de grupos proporciona conhecer novas pessoas e mostrar suas melhores qualidades.
Todas essas dicas são importantes, pois fazem com que você seja visto e, portanto, lembrado. Uma grande máxima do marketing serve nesse caso: “Quem não é visto não é lembrado”.
Várias pesquisas mostram que as referências são de grande importância nas contratações. Muitas vagas nem sequer chegam a ser divulgadas e já são preenchidas por indicações feitas por profissionais que atuam na empresa.
E não ache que por você ainda ser estudante, não é a hora de fazer networking. A universidade e os estágios são grandes espaços e oportunidades para isso.
Comece hoje mesmo a colocar suas redes sociais a seu favor, a participar de cursos, eventos e grupos, realizando muito networking e colhendo os frutos dele.
Continue seguindo o Blog UniDomBosco que temos sempre muitas informações e conteúdo, que colaboram tanto para estudantes quanto para profissionais já no mercado de trabalho.