O fenômeno da pós-modernidade e os impactos sobre a educação

O episódio 50 do podcast Dom Universitário discute o conceito de pós-modernidade e seus impactos na educação. O programa conta com a participação dos professores Gisele Thiel, coordenadora da Graduação em Filosofia do UniDomBosco, e Douglas Cândido, que tem formação em filosofia e está concluindo seu doutorado.

O episódio começa com a apresentação dos participantes e a discussão sobre a importância de se discutir a pós-modernidade na educação. O professor Douglas Cândido destaca que a pós-modernidade é um conceito complexo e que pode ser interpretado de diferentes maneiras. Ele afirma que a pós-modernidade é um fenômeno que está presente em nosso cotidiano e que afeta a forma como pensamos e agimos.
Os participantes discutem as transformações e descontinuidades que ocorrem na sociedade contemporânea e como isso afeta a educação. Eles destacam que a pós-modernidade é marcada pela fragmentação, pela diversidade e pela incerteza. Essas características afetam a forma como as pessoas se relacionam com o conhecimento e como a educação é concebida.

Conceito de pós-modernidade

O professor Douglas Cândido destaca que a pós-modernidade é um fenômeno que está presente em diferentes áreas do conhecimento, como na filosofia, na sociologia, na antropologia e na educação. Ele afirma que a pós-modernidade é um conceito que pode ser interpretado de diferentes maneiras e que não existe uma única definição para o termo.

Os participantes discutem as diferentes interpretações do conceito de pós-modernidade e como ele pode ser aprofundado a partir de perspectivas diferentes. Eles destacam que a pós-modernidade é um fenômeno que está em constante transformação e que é necessário estar atento às mudanças que ocorrem na sociedade contemporânea.

mulher-escutando-podcast-sobre-a-pos-modernidade

Impactos na educação

Os participantes também discutem os impactos da pós-modernidade na educação. Eles destacam que a pós-modernidade afeta a forma como o conhecimento é concebido e como a educação é organizada. Eles afirmam que a pós-modernidade exige uma educação mais crítica, reflexiva e contextualizada, que leve em consideração a diversidade cultural e a complexidade do mundo contemporâneo.

O professor Douglas Cândido destaca que a pós-modernidade exige uma mudança de paradigma na educação, que deve deixar de ser centrada no professor e no conteúdo e passar a ser centrada no aluno e no processo de aprendizagem. Ele afirma que a educação deve ser mais participativa, colaborativa e dialógica, que leve em consideração as experiências e os saberes dos alunos.

Conclusões

Os participantes também discutem as críticas que são feitas à pós-modernidade, como a falta de valores e de referências, a relativização do conhecimento e a fragmentação da cultura. Eles afirmam que é importante estar atento a essas críticas, mas que é possível superá-las a partir de uma perspectiva crítica e reflexiva.

O episódio termina com a discussão sobre a importância de se discutir a pós-modernidade na educação e de se buscar novas formas de conceber e organizar a educação. Os participantes destacam que a pós-modernidade é um fenômeno complexo e que exige uma reflexão crítica e contextualizada. Eles afirmam que é necessário estar atento às mudanças que ocorrem na sociedade contemporânea e buscar novas formas de conceber e organizar a educação.

Em resumo, o episódio 50 do podcast Dom Universitário discute o conceito de pós-modernidade e seus impactos na educação. Eles afirmam que a pós-modernidade afeta a forma como o conhecimento é concebido e como a educação é organizada, exigindo uma mudança de paradigma na educação. Os participantes também discutem as críticas que são feitas à pós-modernidade e a importância de se buscar novas formas de conceber e organizar a educação.

Os participantes

– Gisele Thiel é graduada em Pedagogia, mestre em História e doutora em Letras. Experiência de docência nos cursos de Graduação em Letras, Pedagogia e coordenadora de cursos na área de humanas no Centro Universitário UniDomBosco.
Siga a professora no Linkedin.
– Douglas Candido Doutorando, mestre e licenciado em Filosofia, com pesquisas que centram-se nas teses do sociólogo francês Michel Maffesoli e seu diálogo com a Filosofia.
Siga o professor no Linkedin.
Para saber mais sobre o curso de Filosofia e fazer sua inscrição, clique aqui.
Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.
Acesse o episódio 50 completo nos nossos canais do Spotify e do Youtube.