Liderança, Coaching e Mentoring

O episódio 51 do podcast Dom Universitário é uma conversa sobre liderança, coaching e mentoring. A convidada especial Mariana Stachiu é uma coach experiente que compartilha com a professora Lorena Vedovato e com os ouvintes sua experiência e dá dicas valiosas para líderes que desejam desenvolver suas equipes.

Propósito e liderança

A conversa começa com a importância de encontrar propósito e competências para ajudar os outros. A convidada explica que, para ser um bom líder, é preciso ter uma visão clara do que se quer alcançar e das habilidades necessárias para chegar lá. Ela enfatiza que a liderança não é apenas sobre dar ordens, mas sim sobre inspirar e motivar as pessoas a alcançar seus objetivos.

Em seguida, elas discutem a relação entre coaching e liderança. A convidada explica que o coaching é uma ferramenta poderosa para ajudar os líderes a desenvolver suas habilidades de liderança. Ela enfatiza que o coaching não é apenas para os líderes, mas também para suas equipes e explica que, ao treinar seus funcionários, os líderes podem ajudá-los a desenvolver suas habilidades e, assim, melhorar o desempenho da equipe como um todo.

Feedback e mentoring

Elas também falam sobre a importância do feedback efetivo. Mariana explica que o feedback é uma ferramenta poderosa para ajudar as pessoas a melhorar seu desempenho e enfatiza que o ele deve ser específico, construtivo e dado de forma regular. Ela também destaca a importância de ouvir o feedback dos outros e estar aberto a mudanças.

A conversa então se volta para a importância do mentoring. A convidada explica que o mentoring é uma forma de coaching que se concentra no desenvolvimento de habilidades específicas. Ela enfatiza que trata-se de uma ferramenta poderosa para ajudar as pessoas a alcançar seus objetivos de carreira e desenvolver suas habilidades.

sessão-de-coaching

Mudanças e aprendizagem contínua

As professoras também discutem a importância de lidar com as mudanças constantes em uma organização. A convidada explica que o coaching pode ajudar os líderes a lidar com as transformações, fornecendo-lhes as habilidades necessárias para se adaptar e liderar suas equipes durante os períodos de mudança. Ela enfatiza que modificações são inevitáveis e que os líderes precisam estar preparados para lidar com elas de forma eficaz.

A conversa também aborda a importância da aprendizagem contínua, quando a convidada explica que, assim como em qualquer outra profissão, a atuação em coaching e liderança requer atualização constante. Ela destaca a importância de estar sempre aprendendo e se atualizando sobre as melhores práticas e tendências em sua área no mercado de trabalho.

Conclusões

Por fim, a convidada agradece à anfitriã pelo convite e pela oportunidade de compartilhar sua experiência com os ouvintes. Ela enfatiza que é uma honra poder ajudar as pessoas a desenvolver suas habilidades de liderança e coaching e que espera ter contribuído para o dia a dia dos ouvintes.

Em resumo, o episódio 51 do Dom Universitário é uma conversa informativa e inspiradora sobre liderança, coaching e mentoring. A convidada especial compartilha sua experiência e dá dicas valiosas para líderes que desejam desenvolver suas equipes. Eles discutem a importância de encontrar propósito e competências para ajudar os outros, bem como a relação entre coaching e liderança. Eles também falam sobre a importância do feedback efetivo e como o coaching pode ajudar um líder a lidar com as mudanças constantes em uma organização. No geral, o episódio oferece insights úteis para quem deseja se tornar um líder mais eficaz.

As participantes

– Lorena Vedovato é psicóloga formada no Centro Universitário UniDomBosco, com especialização voltada para a área da saúde. Atua como autônoma e trabalha no Núcleo de Apoio de Desenvolvimento Discente e Docente como Coordenadora do Núcleo de Empregabilidade aqui da instituição, com foco na acessibilidade escolar e empregabilidade.
Siga os perfis dela nas redes sociais:
– Mariana Stachiu é mestre em psicologia e, além de professora do UniDomBosco, coordena o Núcleo de Apoio ao Discente do Centro Universitário. Tem experiência na área de Comportamento Organizacional, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas, comportamento organizacional, desenvolvimento pessoal e profissional, comunicação eficaz, gestão do conhecimento e coaching. Sócia-Diretora da Potencial Desenvolvimento Humano. Atua como Consultora e Coach.
*Siga os perfis dela nas redes sociais:

Para saber mais sobre os cursos nos quais as professoras lecionam e fazer sua inscrição, acesse:
Coaching e Desenvolvimento Humano (EAD)
Psicologia (presencial)
Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.
Acesse o episódio 51 completo no nosso canal do Spotify.