O curso de Arquitetura e Urbanismo

O episódio #67 do podcast Dom Universitário apresenta uma explicação completa da professora Juliana Tissot sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UniDomBosco. Durante o programa, a professora destaca a multidisciplinaridade do curso, as habilidades necessárias para atuar na área, as disciplinas oferecidas, as ferramentas utilizadas e as questões sociais e ambientais abordadas.

O curso de Arquitetura e Urbanismo do UniDomBosco

O curso de Arquitetura e Urbanismo do UniDomBosco é multidisciplinar, o que significa que os alunos têm acesso a diversas áreas do conhecimento, como matemática, física, história, sociologia, psicologia, entre outras. Isso é importante porque a arquitetura e o urbanismo não são apenas sobre construir prédios e espaços públicos, mas também sobre entender as pessoas, as culturas, as necessidades e as demandas da sociedade.

Perfil do aluno

Para atuar na área de arquitetura e urbanismo, é necessário ter habilidades em desenho, cálculo, softwares, sustentabilidade e tecnologia. No entanto, a professora Juliana Tissot destaca que os estudantes não precisam ter todas essas habilidades desde o início do curso, pois elas são desenvolvidas ao longo do tempo de formação, por meio das disciplinas oferecidas e das ferramentas utilizadas.

Disciplinas

As disciplinas oferecidas no curso de Arquitetura e Urbanismo do UniDomBosco são variadas e abrangem desde a teoria até a prática. Algumas das disciplinas destacadas pela professora Juliana são: desenho técnico, geometria descritiva, história da arquitetura, sociologia urbana, psicologia ambiental, conforto térmico, acústica, iluminação, paisagismo, urbanismo, planejamento urbano, projeto arquitetônico, maquete eletrônica, BIM (Building Information Modeling), entre outras.

Questões sociais e ambientais

Além das disciplinas técnicas, o curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição aborda questões sociais e ambientais, como a acessibilidade, a inclusão, a sustentabilidade, a mobilidade urbana, a preservação do patrimônio histórico e cultural, entre outras. A professora Juliana ressalta que essas questões são fundamentais para a formação de arquitetos e urbanistas conscientes e responsáveis, que buscam soluções criativas e sustentáveis para os problemas urbanos e sociais.

Prática

Durante o curso, os alunos têm a oportunidade de trabalhar em projetos práticos, que envolvem desde a concepção até a execução de edificações e espaços públicos. Esses projetos são desenvolvidos em equipe, o que estimula a colaboração, a comunicação e a liderança. Além disso, os alunos também têm a oportunidade de participar de atividades extracurriculares, como visitas técnicas, palestras, workshops e concursos.

Outras informações

A professora Juliana destaca que o curso de Arquitetura e Urbanismo do UniDomBosco tem duração de cinco anos (10 semestres). Ao final do curso, os alunos recebem o título de arquiteto e urbanista e estão aptos a atuar em diversas áreas, como projetos residenciais, comerciais, institucionais, culturais, esportivos, entre outros. Além disso, os arquitetos e urbanistas também podem atuar em órgãos públicos, empresas privadas, ONGs e universidades.

estudantes-do-curso-de-arquitetura-e-urbanismo-fazendo-reuniao-com-professor

Conclusão

Por fim, a professora Juliana ressalta que o curso de Arquitetura e Urbanismo é desafiador, mas também muito gratificante. Ela destaca que a arquitetura e o urbanismo são áreas que permitem aos profissionais deixar um legado para a sociedade, transformando espaços e melhorando a qualidade de vida das pessoas. Por isso, ela incentiva os alunos a se dedicarem ao curso, a explorarem sua criatividade e a se envolverem em projetos que possam fazer a diferença no mundo.

Em resumo, o episódio #67 do podcast Dom Universitário apresenta uma visão geral do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UniDomBosco, destacando sua multidisciplinaridade, as habilidades necessárias, as disciplinas oferecidas, as ferramentas utilizadas e as questões sociais e ambientais abordadas. A explicação da professora Juliana Tissot mostra que a graduação é desafiadora, mas também muito gratificante, pois permite aos alunos deixar um legado para a sociedade, transformando espaços e melhorando a qualidade de vida das pessoas. Além disso, a docente destaca que o curso é preparado para trazer as bases necessárias para que os alunos possam atuar no mercado de trabalho como arquitetos e urbanistas conscientes e responsáveis.

A participante

Juliana Tasca Tissot possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo. É docente no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniDomBosco, membro do Comitê do Núcleo de Pesquisa e Estudos Hospital Arquitetura (NUPEHA) e pesquisadora do Grupo Multidisciplinar de Ergonomia do Trabalho e Tecnologias Aplicadas – GMETTA/ UFSC e nas áreas de Healthcare Design e Aging in Place.

Para saber mais sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo e fazer sua inscrição, acesse aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 67 completo pelo Spotify.