Investigação forense e perícia criminal: um curso de muitas possibilidades

Artigo escrito pelo Prof. Me. Cristiano Dionísio

No Centro Universitário UniDomBosco a Escola de Direito é constituída por 04 (quatro) cursos, quais sejam: Direito, Investigação Forense e Perícia Criminal, Serviços Jurídicos e Notariais e Gestão de Segurança Privada. Destes, até o momento, somente o Direito é ofertado na modalidade presencial, todos os demais são ofertados na modalidade EaD para todo o território nacional por meio dos mais de 400 (quatrocentos) presentes nas cinco regiões do país. Neste texto dedicaremos nossa atenção ao Curso de Investigação Forense e Perícia Criminal, nas próximas oportunidades faremos o mesmo com os demais cursos citados.

Esse curso tem natureza de tecnólogo, sendo considerado, portanto, uma formação em nível superior. Isso permite vantagens importantes, como a formação continuada em cursos de especialização (pós-graduação lato sensu) em áreas que tenham aderência acadêmica e profissional junto àquele.

DESTAQUES DO CURSO

A construção do Curso visa permitir que o profissional formado possa atuar tanto na iniciativa privada, quanto no setor público. Não por acaso, portanto, o curso é realizado no período de 03 (três) anos, pois isso permite que seus egressos participem de concursos públicos cujos editais exijam uma formação em nível superior com uma carga horária maior.

O egresso desenvolve durante a sua graduação as competências e as habilidades necessárias para entender aspectos importantes das ciências criminais, incluindo, mas não se limitando ao processo penal, à produção de provas e às técnicas de investigação. Diante disso os egressos podem atuar como agentes de investigação particulares, trabalhar como paralegal em escritórios de advocacia ou departamentos jurídicos de empresas, ou ainda, integrar estruturas de combate às fraudes em empresas de auditorias ou seguradoras.

Considerando, por outro lado, a relevante carga horária composta por disciplinas jurídicas, existe a possibilidade de aquelas virem a ser aproveitadas para uma futuragraduação em Direito, a depender da análise de cada Instituição. No Centro Universitário UniDomBosco, destaca-se, o aproveitamento de tais disciplinas, à luz de suas cargas horárias e respectivos conteúdos programáticos, é garantida.

Quanto ao setor público, como sabe-se, é imperativo a aprovação no concurso para a carreira desejada. O respectivo edital, portanto, será determinante para a futura carreira do egresso. Ainda assim, contudo, verifica-se que a realização de concursos para integrar as forças de segurança pública tem sido um caminho comum aos formados pelo Curso. Pode citar-se como exemplo os concursos para guardas municipais e papiloscopistas, seja junto à polícia civil ou federal.

Saiba mais: O que se aprende na graduação em Investigação forense e perícia criminal

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR PARA OS BACHARÉIS EM DIREITO

O Curso de Investigação Forense e Perícia Criminal também emerge como uma formação complementar para quem está cursando o Bacharelado em Direito, ou, até mesmo, para quem já é formado. Tal se dá porque as disciplinas jurídicas cursadas durante a graduação em Direito são completamente aproveitadas junto ao Curso. Com isso o acadêmico precisará cursar somente as disciplinas técnicas daquele, como por exemplo: balística, técnica de investigação e fotografia. Esse repertório pode ser instrumentalizado em diversos campos da advocacia, seja pública ou privada, com especial atenção para quem milita na área do Direito Penal.

imagem-de-estudante-do-curso-de-investigacao-forense

Se o acadêmico de Direito a partir do 6º período, sob outra perspectiva, decidir por fazer o Curso de Investigação Forense em paralelo ao Curso de Direito, terá a possibilidade concreta de obter uma primeira graduação, em nível superior, antes mesmo de concluir o Curso de Direito, o que, sem dúvida, é uma grande vantagem para a sua qualificação junto ao mercado de trabalho.

O FUTURO DA CARREIRA

É importante ter-se em mente que o avanço da complexidade das relações sociais e econômicas, potencializadas por ferramentas tecnológicas, faz com que se tenha o desenvolvimento de habilidades e competências especializadas para que se tenha uma pronta resposta aos problemas que se apresentam.

Considerando que a segurança, neste contexto, é um campo de destaque cada vez mais evidente, seja junto ao poder público, seja junto à iniciativa privada, carreiras que estruturam conhecimento jurídico de forma mais dedicada e específica, serão cada vez mais requisitadas.

Diante desta moldura o tecnólogo em investigação forense e perícia criminal pode ser e fazer a diferença em favor dos seus clientes e da sociedade.

Fiquem firmes.