Procrastinação, de acordo com a Wikipédia, “é o diferimento ou adiamento de uma ação”. Ou seja, procrastinar é o contrário do antigo ditado popular: “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”.
A procrastinação é exatamente o hábito de deixar para amanhã. E nem é preciso dizer o quanto esse hábito atrapalha os estudos e a vida como um todo. Quem está sempre deixando algo para amanhã não consegue ter uma boa rotina, não apresenta bons resultados e está sempre correndo contra o tempo.
Por isso, resolvemos dar dicas de como vencer a procrastinação.
Se você tende a ser um procrastinador, já anote as dicas e as coloque em prática hoje mesmo. Não deixe para amanhã.
- Estabeleça um cronograma
Dica simples, mas que a maioria dos procrastinadores não faz. Tenha uma agenda, seja física ou virtual, e anote, na noite anterior, todas as tarefas que precisam ser realizadas no próximo dia.
- Divida o cronograma em tarefas menores
Feita a anotação das tarefas, divida-as em tempo, em pequenos períodos em que você saiba que terá 100% do seu foco e atenção.
Por exemplo, se a tarefa é estudar para uma avaliação, divida o horário de estudos por capítulos ou unidades, dando intervalos para realizar outras das tarefas da lista. Dessa forma, a atenção e a concentração não serão perdidas com facilidade.
- Saiba estabelecer prioridades
Essa é das dicas mais importantes. É essencial saber estabelecer prioridades. Saber, entre as tarefas, quais devem ser colocadas no cronograma primeiro faz toda a diferença.
Leia sobre Matriz de Eisenhower que pode ajudar bastante nessa definição.
- Retire estímulos externos
Estímulos externos são os grandes problemas dos procrastinadores. Tudo é sempre um bom motivo para fazer outra coisa que não a que deveria ser feita.
Estabelecido o tempo para realizar aquela tarefa, desligue aparelhos eletrônicos e não se deixe ser perturbado até finalizar.
- Faça uma coisa de cada vez
Essa também parece ser das dicas simples e óbvias, contudo é muito comum as pessoas fazerem mais de uma coisa por vez e isso colabora para que nenhuma seja feita bem.
Mesmo que sejam tarefas similares ou relacionadas, elas devem ter horários específicos e individuais no cronograma.
- Estabeleça recompensas por dia em que cumprir todo o cronograma
Última, porém não menos importante, das dicas é se recompensar pelo cumprimento.
Pode parecer bobagem, mas o hábito da procrastinação não é algo fácil de ser modificado e as recompensas, além do fato de ter uma vida mais organizada, fazem com que o processo ocorra de forma mais leve.
Pode ser um momento de lazer, ou o que você definir que vale, mas se recompense. Não talvez para sempre, mas pelo menos pelo tempo necessário para trocar o hábito da procrastinação pelo da produtividade.
Vai começar a mudar os seus hábitos hoje mesmo?
Gosta dos nossos conteúdos?
Continue seguindo o Blog UniDombosco.