Dicas de leitura para estudantes de todas as áreas

dicas-de-leitura

Quem não ama uma dica de leitura? Quem não, deveria. A leitura é uma ótima forma de aprendizado, mas também uma excelente maneira de entretenimento.

Ou seja, é o famoso ditado “unir o útil ao agradável”.

Os estudantes de graduação costumam, devido aos estudos, ler muito. Mas suas leituras, em sua maioria, costumam ser relacionadas à sua área de atuação.

A intenção desse artigo é trazer dicas de leitura que aliem conhecimento a entretenimento, mas que não sejam de uma área específica.

Aliás, ler livros de ficção ou de outras áreas de estudo podem ser, inclusive, ótimas formas de adquirir aprendizados que farão diferença na sua vida pessoal e também na profissional. Não só os conhecimentos trazidos pelos livros específicos e necessários para cada profissão trazem ensinamentos que podem ser usados na atuação profissional.

Os chamados “insights” costumam acontecer, normalmente, quando não estamos focados no assunto ou tema. Quando estamos pensando ou lendo sobre algo totalmente diferente, são momentos propícios.

Além do que, quem lê mais adquire maior repertório cultural, de argumentação e da língua escrita e falada, o que é essencial a qualquer profissão.

Mas que a leitura possa servir também tão somente para entreter e relaxar.

Seja qual for sua escolha, essa lista de dicas de leitura vai ser útil para você.

• “A hora da estrela”, de Clarice Lispector

Último romance escrito por Clarice, é um clássico da literatura brasileira. Uma história com grande aprofundamento psicológico das personagens, característica da autora, é contada por um narrador/personagem. Este é a projeção da própria autora e suas angústias pré-morte.

• “1984”, de George Orwell

Publicado em 1949, ele é considerado um dos romances mais influentes do século 20. Traz em suas páginas uma reflexão sobre os regimes de poder totalitaristas.

• “Norwegian wood”, de Haruki Murakami

Haruki Murakami é um renomado escritor japonês que traz nessa obra, de mesmo nome da música dos Beatles, a história de um jovem na década de 60, em Tóquio, tendo como pano de fundo os movimentos estudantis da época.

• “O processo”, de Franz Kafka

Franz Kafka é considerado pelos críticos como um dos escritores mais influentes do século XX. Neste livro, ele narra a história intrigante de um homem que é preso sem saber do que está sendo acusado.

• “O universo em uma casca de noz”, de Stephen Hawking

Esse livro é um ponto inicial para o estudo da física quântica para leigos. Independente de que área acadêmica o estudante irá seguir, esse livro traz uma boa leitura sobre o universo e seus “mistérios”.

• “O homem que calculava”, de Malba Tahan

Esse livro traz em cada um dos seus capítulos um problema de lógica. Agrada muito aos estudantes de exatas, mas também a todos que gostam de um bom desafio.

Publicado, com o pseudônimo de Malba Tahan, pelo professor brasileiro Júlio César de Mello e Souza.

• “O alienista”, de Machado de Assis

Machado de Assis não poderia ficar de fora dessa lista. Essa obra do grande autor brasileiro, considerado pelos críticos como o maior nome da literatura brasileira, conta a história de um médico que abre um manicômio em uma cidade do interior e as “loucuras” que começa a ver e viver.

• “Moby Dick”, de Herman Melville

Em algum momento da vida, todos já ouviram, pelo menos, falar da história da perseguição do capitão Ahab à baleia branca. Mas ler esse clássico da literatura e se encantar pelos detalhes vale a pena.

• “Olhai os lírios do campo”, de Érico Veríssimo

Um clássico da literatura brasileira, narra a história de um homem de origem humilde que se torna um médico bem-sucedido. Permeado de questões sociais, existenciais e econômicas, é uma história atemporal.

Gostou das dicas de leitura? Agora é sua vez. Escreva nos comentários outras obras que devem fazer parte desta lista.