Dia do vestibulando

Avatar

dia-do-vestibulando

Dia 24 de maio é o Dia do Vestibulando. Dia criado para homenagear os estudantes que se dedicam todos os anos aos estudos para o vestibular.

Exame vestibular (ou simplesmente vestibular) designa o processo de seleção de novos estudantes empregado pelas universidades brasileiras.

O vestibular caracteriza-se normalmente como uma prova de aferição dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental e ensino médio, sendo o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil.

Vamos saber um pouco mais sobre a história dos vestibulares?

Os vestibulares foram criados quando a demanda de pessoas interessadas em ingressar nas universidades aumentou e com isso era preciso criar um tipo de processo seletivo.

Em 1911, o vestibular foi legalmente instituído por Rivadávia da Cunha Corrêa, o então ministro da justiça e dos negócios interiores. Era uma forma de criar regras para o ingresso nas universidades públicas, que na época só recebiam alunos vindos de colégios tradicionais.

A Universidade do Rio de Janeiro, hoje UFRJ, foi uma das primeiras a fazer o vestibular.

Na década de 60, os alunos tinham que escolher uma única universidade para realizar a prova, pois todos os exames aconteciam no mesmo dia.

Também na década de 60, numa determinação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), os cursos de grau médio garantiriam acesso ao Ensino Superior. Surgiram então os cursinhos pré-vestibulares, e as universidades particulares aumentaram pelo país significativamente.

O aperfeiçoamento do processo foi acontecendo aos poucos e nesta mesma década alguns professores criaram instituições como a Fundação Carlos Chagas Filho (existente até hoje). Com ela se popularizou o uso das questões de múltipla escolha, que são muito utilizadas até hoje nos vestibulares e concursos públicos.

A lei 5540, de 1968, traz no seu texto:

 Art. 17. Nas universidades e nos estabelecimentos isolados de ensino superior poderão ser ministradas as seguintes modalidades de cursos: 

a) de graduação. abertos à matrícula de candodatos que hajam concluído o ciclo colegial ou equivalente e tenham sido classificados em concurso vestibular;

Parágrafo único. Dentro do prazo de três anos a contar da vigência desta Lei o concurso vestibular será idêntico em seu conteúdo para todos os cursos ou áreas de conhecimentos afins e unificado em sua execução, na mesma universidade ou federação de escolas ou no mesmo estabelecimento isolado de organização pluricurricular de acordo com os estatutos e regimentos.Art. 21. O concurso vestibular, referido na letra a do artigo 17, abrangerá os conhecimentos comuns às diversas formas de educação do segundo grau sem ultrapassar este nível de complexidade para avaliar a formação recebida pelos candidatos e sua aptidão intelectual para estudos superiores.

Diante disso, em 1970 foi criada a Comissão Nacional do Vestibular Unificado que trouxe as provas realizadas em dias diferentes e com os conhecimentos de acordo com a lei 5540/68. Os vestibulares unificados (provas que podem ser utilizadas em mais de uma instituição) surgiram nessa época.

Em 1996, a LDB estabeleceu o processo seletivo de acordo com os critérios de cada instituição de ensino superior, forma de processo que temos até hoje.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado em 1998. A sua criação inicial tinha como objetivo avaliar a qualidade do ensino no país e só depois, em 2009, é que começou a ser utilizado como uma forma de critério para ingresso nas universidades. Hoje o ENEM é considerado o maior vestibular do Brasil.

Quanta história, não é, vestibulandos?

E junto com toda essa história, reunimos aqui algumas sugestões de artigos que podem te ajudar nesse momento de estudo, de prestar vestibular e ENEM.

https://www.unidombosco.edu.br/blog/dicas-de-organizacao-de-estudos

https://www.unidombosco.edu.br/blog/5-dicas-de-como-escrever-melhor/

https://www.unidombosco.edu.br/blog/dicas-de-podcasts-para-aprender-de-forma-diferente/

https://www.unidombosco.edu.br/blog/o-que-sao-testes-vocacionais-e-como-eles-podem-te-ajudar/

https://www.unidombosco.edu.br/blog/dicas-de-tecnicas-de-estudo/

https://www.unidombosco.edu.br/blog/dicas-de-como-se-preparar-para-o-enem/

https://www.unidombosco.edu.br/blog/dicas-para-ir-bem-na-redacao-do-enem-2022/

Anote as dicas e feliz dia do vestibulando!!