As principais cidades empreendedoras do Brasil

Avatar
imagem-de-uma-das-principais-cidades-empreendedoras-do-brasil

São Paulo é o maior consumidor de vinhos nacionais do país e, para quem quer investir nesse setor, isso pode ser o diferencial para montar negócios neste território. As vantagens que algumas regiões representam, comparadas com outras no sentido de empreendimento, não envolvem só a afinidade da região em relação aos produtos oferecidos, mas também em relação às facilidades que o mercado oferece para quem quer empreender. Confira neste post as principais cidades empreendedoras do Brasil.

Fatores importantes para considerar qual das cidades empreendedoras escolher

Segundo o Índice de Cidades Empreendedoras do Brasil, compartilhado pela Endeavor Brasil, os fatores de extrema importância no momento de escolher onde empreender em nosso país são:

Ambiente regulatório

A burocracia pode desmotivar muitos empreendedores na hora de criar o seu negócio, já que sem toda a ‘papelada’ não é possível fazer nada – ao menos de forma legal. É importante que os empresários entendam o sistema da cidade onde planejam montar suas empresas para evitar dores de cabeça, pois condições e normas locais, tempo de processos, custo de impostos e complexidade tributária podem mudar de um lugar para outro.

Infraestrutura

Não ter boas condições locais pode impactar negativamente na desenvoltura de qualquer negócio. Sem esse item, decisões simples como receber produtos, enviar mercadorias e até fazer com que as pessoas possam chegar à empresa podem ser dolorosas. Portanto, é sempre recomendado que a região escolhida tenha no mínimo bom transporte e condições urbanas que permitam o bom fluxo entre pessoas, produtos e serviços.   

Mercado

Investir em uma região sem perspectiva econômica, ou que não tenha consumidores adequados ao produto ou serviço oferecido pela empresa, é pedir falência. Por isso, as condições políticas, econômicas e sociais da região escolhida para o empreendimento são elementos que afastam ou aproximam empreendedores. 

Acesso Capital

O acesso capital se refere à percepção das instituições financeiras ao tipo de negócio que será oferecido na região e propriamente ao poder de crédito que essas possuem, caso a empresa necessite de auxílios ou parcerias para se estabelecer. Quanto mais favorável é a região nesta categoria, mais propícia ela se tornará para receber novos investimentos. 

Inovação

Algumas regiões acreditam/investem mais em inovação do que outras e isso está relacionado, também, às condições anteriores já citadas. Uma região que lida com problemas como energia e saneamento básico dificilmente estará disposta a despender fundos para sustentar ideias que não estejam alinhadas com a solução desse problema. Assim, avaliar a capacidade de inovação é indispensável àqueles que querem fundar seu próprio negócio. 

Capital Humano

A cidade escolhida para montar a empresa possui mão de obra qualificada para atender às necessidades que esse negócio irá apresentar? Se possui, é acessível? Esses são questionamentos que afastam empreendedores na hora de escolher em qual região do Brasil empreender. 

Cultura Empreendedora  

Qual a visão da região com relação a empreendimentos? Se a cidade escolhida não compreende a importância de receber novos empreendimentos, será difícil encontrar facilidades para fazer o negócio sobreviver. Este item entrelaça todos os anteriores e pode aproximar ou afastar empresas de determinados locais no Brasil.

Melhores cidades empreendedoras do Brasil

Mencionados quais fatores devem ser considerados no check-list antes de decidir qual entre as cidades empreendedoras irá sediar a empresa, vamos àquelas que receberam melhor avaliação para empreendimentos, de acordo com Índice de Cidades Empreendedoras. Confira: 

  • São Paulo-SP

Com índice de 8,49%, essa cidade se destaca pela infraestrutura e acesso capital dado aos empreendedores. 

  • Florianópolis-SC

Apresentando 8,17% no índice, ela se destaca, especialmente, pelo capital humano (mão de obra qualificada). 

  • Vitória-ES

Assim como Florianópolis, esta cidade obtém destaque pelo capital humano. Seu índice na publicação Endeavor ficou em 7,3%. 

Escolher a cidade certa dentre as melhores cidades para empreender certamente é um dos fatores importantes para o sucesso de um empreendimento, claro que não o único, mas um pilar relevante.

Você pensa em empreender? Já
conhece a graduação em Empreendedorismo do UniDomBosco? Ele é o curso ideal para quem busca uma formação na área.

Acesse o site para obter maiores informações e continue acompanhando o blog do UniDomBosco.