O que é toxicologia

O episódio #65 do podcast Dom Universitário é dedicado à toxicologia, uma área da saúde que estuda os efeitos nocivos das substâncias nos organismos. As professoras Carina Mattedi e Karoline Felisbino, membros do corpo docente do curso de Graduação em Biomedicina do UniDomBosco, conversam sobre a importância da toxicologia no cotidiano das pessoas e na formação dos profissionais da saúde.

A professora Carina Mattedi, que tem mestrado e doutorado em farmacologia, explica que a toxicologia e a farmacologia são ciências que se complementam e estudam coisas muito parecidas. Ela convida a professora Karoline, mestre em genotoxicidade e doutoranda na área de toxicologia, para falar sobre o que é a toxicologia e o que ela estuda.

Definição

A professora Karoline explica que a toxicologia é a ciência que estuda os efeitos nocivos das substâncias nos organismos, ou seja, como as substâncias podem entrar no nosso organismo de alguma forma e interagir de maneira maléfica, alterando o nosso mecanismo e causando problemas. Ela destaca que a toxicologia está presente no nosso cotidiano, não só na área da saúde, mas também na nossa casa, na comida que comemos e na bebida que bebemos.

A importância da Toxicologia

As professoras, então, discutem a importância do estudo da área na formação dos profissionais da saúde, especialmente dos biomédicos, que têm uma formação mais voltada para a área de diagnóstico e análise de exames. Elas destacam que a toxicologia é um campo muito amplo e que existem diversos ramos de atuação, como toxicologia forense, toxicologia ambiental, toxicologia ocupacional, entre outras.

Karoline fala sobre a importância da genotoxicidade na toxicologia, que é a capacidade de uma substância causar danos no material genético das células. Ela explica que a genotoxicidade é um dos principais fatores que determinam o potencial carcinogênico de uma substância, ou seja, a sua capacidade de causar câncer.

Casos famosos

As professoras também discutem alguns casos famosos de intoxicação, como o caso do artista Cândido Portinari, que morreu intoxicado, e o caso do desastre de Minamata, no Japão, em que centenas de pessoas foram contaminadas por mercúrio e desenvolveram doenças neurológicas graves. Esses casos exemplificam a importância da toxicologia na prevenção e no tratamento de intoxicações.

A educação na área e agrotóxicos

Carina destaca a importância da educação em toxicologia para a população em geral, para que as pessoas possam entender melhor os riscos e os cuidados necessários ao lidar com substâncias tóxicas. Ela também ressalta a importância da pesquisa em toxicologia para o desenvolvimento de novos medicamentos e tratamentos.

As professoras também discutem a questão dos agrotóxicos, que são substâncias utilizadas na agricultura para combater pragas e doenças nas plantas. Elas destacam que muitos agrotóxicos são nocivos à saúde humana e ao meio ambiente, e que é importante que haja uma regulamentação rigorosa para o uso dessas substâncias.

imagem-relacionada-a-toxicologia

Conclusão

No final do episódio, as professoras fazem um convite para os alunos interessados em estudar essa área, seja como disciplina na graduação ou como pós-graduação. Elas destacam que essa é uma área muito rica e interessante, que oferece muitas oportunidades de pesquisa e atuação profissional.

Em resumo, o episódio #65 do podcast Dom Universitário é uma introdução à essa área da saúde que estuda os efeitos nocivos das substâncias nos organismos. As professoras Carina Mattedi e Karoline Felisbino discutem a importância da toxicologia no cotidiano das pessoas e na formação dos profissionais da saúde, destacando a sua presença em diversas áreas, como a toxicologia forense, ambiental e ocupacional. Elas também discutem a relevância da educação em toxicologia para a população em geral e a questão dos agrotóxicos. O episódio é uma ótima introdução para quem quer conhecer mais sobre essa área fascinante da saúde.

As participantes

Carina Mattedi é farmacêutica bioquímica e Industrial pela UFPR. Possui especialização em Ciências Farmacêuticas e Saúde Estética e Cosmética, Mestrado e Doutorado em Farmacologia. Tutora docente de Cursos da Saúde EAD UniDomBosco, Docente de Cursos de Graduação e Pós-graduação na área da Saúde presenciais.

Karoline Felisbino é mestre em genética e doutoranda em biotecnologia, com ênfase em toxicologia. Professora dos cursos de Biomedicina e Odontologia na UniDomBosco.

Para saber mais sobre o curso de Biomedicina e fazer sua inscrição, acesse:
– Biomedicina (Presencial)
– Biomedicina (EAD)

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 65 completo pelo Spotify.