Em todas as áreas profissionais se especializar é importante, ainda mais nos dias atuais, nos quais as mudanças ocorrem com muita rapidez. Porém, na área da Educação, a especialização proporciona vantagens não só para os profissionais, mas também para toda a comunidade envolvida.
Quando um profissional da educação se especializa em uma determinada área e consegue assim compreender e ajudar de forma mais efetiva um aluno, ou uma escola, isso faz uma grande diferença na jornada individual e profissional dele e também na jornada daquele ou daqueles alunos.
E se você, profissional da educação, quer fazer essa diferença na sua vida e na dos outros, o curso de pós-graduação em Libras é uma escolha certeira.
O que é LIBRAS?
LIBRAS é a sigla para Língua Brasileira de Sinais.
É uma língua, reconhecida por lei, da modalidade gestual-visual, na qual é possível se comunicar por meio de gestos, expressões corporais e faciais. É a língua utilizada pela comunidade surda no nosso país.
É importante esclarecer que a Libras é a língua de sinais do Brasil, assim como a nossa língua oficial verbal e escrita é a língua portuguesa. Com isso se quer dizer que a nossa língua de sinais difere da língua de sinais de outros países.
A linguagem de sinais é uma forma importante de inclusão social dessa comunidade e conhecê-la colabora de forma muito positiva nessa inclusão.
Comunidade surda no Brasil
Segundo o IBGE divulgou em 2021, há 2,3 milhões de pessoas com algum grau de surdez no Brasil e a maioria dessas pessoas não usa língua de sinais.
Veja a importância desses dados. Eles mostram que a comunidade surda no país é bem significativa, o que demonstra a importância de políticas e ações pensadas nela. Porém, mostra um dado preocupante, que é o de que a maioria não utiliza a linguagem de sinais e dessa forma essa grande parcela não somente limita sua comunicação, como limita suas possibilidades dentro da sociedade.
Como já citado acima, a linguagem de sinais é uma importante ferramenta de inclusão social e diante desses dados se faz cada vez mais necessário pensar, debater e colocar em prática ações que promovam o ensino da língua.
Nesse aspecto os profissionais da educação possuem um papel fundamental não só na conscientização como também no ensino da língua e suporte à comunidade surda.
Como é a pós em LIBRAS?
O uso e o conhecimento em Libras podem quebrar os paradigmas educacionais e quaisquer preconceitos, além de aproximar pessoas por meio da comunicação antes não explorada, incluindo ouvintes na realidade de surdos e vice-versa.
O objetivo do curso é refinar o olhar do educador especialista em surdez nas temáticas atuais e abrir espaço para que saiba interpretar e ensinar por meio da comunicação em Libras, tornando assim seu meio muito mais rico em termos de comunicação dentro de qualquer ambiente.
O curso é oferecido na modalidade EAD e possui duração de 6 ou 13 meses.
A matriz curricular é formada pelos seguintes conteúdos:
- Formação docente para a diversidade
- Novos caminhos para profissionais da educação
- Fundamentos teóricos e metodológicos da educação especial e inclusiva
- Diversidade na aprendizagem de pessoas com necessidades especiais
- Teorias da aprendizagem
- Novas linguagens e tecnologias educacionais
- Libras e sistema braile
- Didática
- Língua brasileira de sinais – libras
A coordenação do curso é da Profa. Dra. Caroline Petian.
No site, é possível obter maiores informações, inclusive sobre valores e documentação necessária para inscrição.
Como um especialista em LIBRAS pode atuar?
Como já falado anteriormente, a especialização na área da educação não necessariamente é realizada com o objetivo de mudar de atuação, mas, muitas vezes, somente de aperfeiçoar ou adquirir novas habilidades para serem utilizadas na sua própria função.
Com isso, muitos professores buscam o curso de LIBRAS para poderem atuar de forma mais assertiva com seus alunos surdos, assim como coordenadores e diretores também o fazem, buscando esse mesmo objetivo na sua comunidade educacional.
Porém, muitos outros profissionais visam realizar a pós-graduação com o objetivo de mudarem ou aprofundarem suas atuações. São os casos dos que querem atuar como intérpretes, e não só no meio educacional; ou profissionais como psicólogos, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais que buscam aumentar seu leque de atuação ou mesmo nichar o serviço oferecido atendendo somente a comunidade surda.
Diversos são os porquês e os caminhos para os profissionais que buscam a pós-graduação em LIBRAS.
Mas a certeza é a de que é um mercado com muitas possibilidades, principalmente devido às mudanças que estão ocorrendo no mundo relacionadas à inclusão.
Cada vez mais, felizmente, o mundo vem acolhendo as diferenças de uma forma bastante importante e compreensiva e, assim, os profissionais que possuem conhecimentos que colaborem para isso, terão lugar de destaque na educação.
Outros cursos na área da Educação
O UniDomBosco oferece uma variada gama de opções de cursos de pós-graduação na área da educação e se além do de Libras, você quer se especializar em outras áreas veja esta lista:
- Psicoeducação em saúde mental
- Alfabetização e letramento
- Aprendizagem ativa
- Cultura e Literatura
- Docência no Ensino Superior
- Educação inclusiva
- Educação inovadora: Mindset aplicado à educação
- Gestão escolar
- Gestão escolar: orientação e supervisão
- Literatura brasileira
- Metodologia do ensino de História e Geografia
- Prática da educação bilíngue
- Psicomotricidade
- Psicopedagogia
- Psicopedagogia Institucional
- Tecnologia e Educação a distância
Seja qual for a sua escolha, o UniDomBosco é a escolha certa.