Quantos semestres tem o curso de Administração?

O curso de Administração é uma das opções mais populares entre os estudantes que buscam uma carreira no mundo dos negócios. Com uma grade de disciplinas que abrangem desde gestão financeira até marketing e recursos humanos, a graduação em Administração prepara os estudantes para enfrentarem os desafios do mundo corporativo. Porém, muitas dúvidas rondam a cabeça daqueles que pensam em iniciar essa graduação, como por exemplo, a duração do curso e quantos semestres são necessários para concluí-lo.

Quantos semestres tem o curso de Administração?

A resposta para a  pergunta “Quantos semestres tem o curso de Administração?” pode variar dependendo de diversos fatores, como o país onde o curso é ministrado, a instituição de ensino e até mesmo a modalidade do curso (presencial, semipresencial ou à distância). No Brasil, por exemplo, o curso de Administração geralmente é estruturado para ser concluído em oito semestres, o equivalente  a quatro anos de estudos..

A estrutura em oito semestres é comumente adotada pela maioria das instituições de ensino superior brasileiras, tanto públicas quanto privadas, que oferecem o curso de Administração. Durante esse período, os estudantes têm a oportunidade de adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre os principais aspectos da gestão empresarial, além de desenvolverem habilidades de liderança, comunicação, tomada de decisão, entre outras.

profissionais de administracao-trabalhando

Como é o curso do UniDomBosco?

A Administração é a área que gerencia os diferentes recursos de um negócio visando o alcance dos objetivos estabelecidos pela organização. O modelo de gestão adotado e suas estratégias levam a empresa ao seu desenvolvimento. Seus profissionais terão a visão analítica, sistêmica e empreendedora, constituindo-se em agentes de mudança e transformação social.

Prepara os alunos para um mercado cada vez mais desafiador, por meio de um ensino que aprimora principalmente a competência do empreendedorismo e da inovação. Os futuros administradores além de trabalhar em organizações, também poderá atuar como autônomo (consultor, auditor) e/ou até abrir seu próprio negócio.

Este profissional por ter a visão sistêmica, tem a vantagem (habilidade) de movimentar-se em diversas áreas nas empresas, como: recursos humanos, marketing, logística, finanças, produção, etc.

O curso do UniDomBosco tem duração de 48 meses, ou seja, quatro anos, ou 8 semestres. A matriz curricular é apresentada da seguinte forma:

• Primeiro semestre

Comunicação Empresarial/Processos Básicos Organizacionais/Gestão da Inovação/Teoria Geral dos Sistemas/Mapeamento e Gestão de Processos/Ética

• Segundo semestre

Fundamentos da Administração/Produção Acadêmica/Matemática Aplicada/Gestão Estratégica/Comportamento Organizacional/Metodologia Científica

• Terceiro semestre

Direito Trabalhista e Previdenciário/Gestão dos Processos de Recursos Humanos/Gestão Estratégica da Carreira e Remuneração/Gestão do Desempenho/Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho

Formação Intermediária: Analista Financeiro

• Quarto semestre

Matemática Financeira/Gestão Financeira/Sistemas de Informações Gerenciais/Gestão Orçamentária/Financiamento e Análise de Investimentos/Mercado Financeiro e de Capitais

Formação Intermediária: Assistente Financeiro

• Quinto semestre

Contabilidade Geral/Gestão de Custos/Governança Corporativa/Gestão Fiscal e Tributária/Estatística Aplicada/Língua Brasileira de Sinais

Formação Intermediária: Assistente Contábil

• Sexto semestre

Gestão de Produção e Operações/Planejamento e Controle da Produção/Gestão da Cadeia de Suprimentos/Gestão de Compras/Gestão da Qualidade/Negócios Internacionais

Formação Intermediária: Analista de Produção

• Sétimo semestre

Projeto Interdisciplinar I/Gestão de Marketing/Inteligência de Mercado/Gestão de Preços

Formação Intermediária: Analista de Marketing

• Oitavo semestre

Projeto Interdisciplinar/Gestão Baseada em Valor/Direito Empresarial/Economia

Um dos grandes diferenciais do curso do UniDomBosco são as formações intermediárias que possibilitam o estudante ingressar no mercado de trabalho durante a graduação.Com isso, além do estudante já conseguir obter uma remuneração, o que para muitos, faz grande diferença, é possível também conhecer melhor o mercado e trabalho, familiarizando-se com ele.

Para conhecer melhor o curso, acesse o site.