Quais áreas de atuação em Comércio Exterior

Em um mundo cada vez mais globalizado e tecnológico, a área de comércio exterior tem crescido vertiginosamente.

O comércio exterior é a atividade de comercialização de serviços e produtos entre diferentes países.

O profissional que atua nesta área tem como papel principal mediar essas negociações e isso engloba diferentes formas de atuação.

O que se aprende no curso de Comércio Exterior?

O curso do UniDomBosco, na modalidade EAD, proporciona uma formação de tecnólogo, o que faz com que o estudante obtenha sua formação em 2 anos e já esteja apto a ingressar no mercado de trabalho.

Saiba mais: Afinal, o que é um curso tecnólogo?

Com a intensificação das relações comerciais entre o Brasil e os diversos países do globo, se faz necessária a presença de profissionais especializados no Comércio Exterior. As operações de importação e exportação demandam conhecimento técnico e diversas competências e habilidades inerentes ao profissional da área. Como a competitividade entre as empresas se tornou fator decisivo para o sucesso e permanência no mercado, coube aos profissionais de Comércio Exterior contribuírem para a agilidade dos processos aduaneiros, diminuindo o tempo necessário às transações comerciais e garantindo confiabilidade às operações. Diante deste cenário, o Curso Tecnológico de Comércio Exterior do Centro Universitário UniDomBosco contribui para o futuro profissional, para que possa desenvolver as competências necessárias ao ingresso e aprimoramento neste relevante e promissor segmento do mundo do trabalho.

Nele o aluno aprenderá disciplinas como:

·        Comunicação Empresarial;

·        Teoria e Prática Cambial;

·        Legislação Aduaneira e Tributária;

·        Logística para Importação e Exportação;

·        Gestão de Projetos.

É um curso que pode ser tanto uma primeira graduação para estudantes que se identificam com a área, quanto uma segunda graduação para profissionais já graduados, que enxergam o comércio exterior como uma nova forma de atuar ou complementar suas carreiras.

Saiba mais: Faço uma segunda graduação ou pós-graduação?

exemplos-de-atuacao-do-profisisonal-formado-em-comercio-exterior

Quais são as áreas de atuação desse profissional?

Devido, como já dissemos, ao avanço da globalização e da tecnologia, o mercado para este profissional é bastante amplo e com muitas oportunidades.

Vamos citar alguns exemplos de atuação:

·        Importação e exportação

O profissional é responsável por todo o processo, desde a observação das leis de todos os países envolvidos, assim como documentações necessárias, conversão de moedas, entre outros.

Pode atuar em empresas especializadas em importação e exportação ou outros tipos de negócios que comprem e ou vendam para o exterior.

·         Logística e gerenciamento de cargas

Nesse caso, o profissional é o responsável pelo processo de fluxo de embarque e desembarque.

Essa atuação também pode acontecer em empresas especializadas ou que, de alguma forma, fazem importação e exportação.

·        Gerenciamento financeiro e cambial

A atuação nesse caso acontece em diferentes tipos de empresas e nichos do mercado.

O profissional atua analisando taxas de câmbio, gerenciando trocas e tudo mais relacionado ao tema.

·        Aduaneira

Neste órgão, os profissionais atuam na análise de documentos e produtos. O local de trabalho são os postos de chegada e saída, como portos, aeroportos e fronteiras.

Para esse trabalho é preciso prestar concurso público.

·        Consultoria

A consultoria tem crescido muito em todos os mercados e no de comércio exterior também.

Os profissionais podem atuar tanto de forma autônoma quanto em empresas, prestando consultorias sobre mercado, câmbio, métodos, negociações e outros.

A média salarial varia muito de acordo com a área e o tipo de atuação, porém, como dissemos, o mercado tem muitas oportunidades.

Você se interessa por esse mercado de trabalho? Acesse o site do UniDomBosco para saber mais informações sobre o curso e como se matricular.

Agora, se está em dúvida sobre o curso de Comércio Exterior ser para você, temos muitas outras opções de cursos e talvez um teste vocacional possa ajudar.

Conheça outros cursos tecnólogos que podem te interessar

O Comércio Exterior envolve diferentes áreas como: gestão, logística, empreendedorismo e finanças.

E se você se interessa por alguma delas, o UniDomBosco tem o curso certo para você.

Veja essas opções de cursos tecnólogos em Gestão:

• Gestão Comercial
  • Gestão da Qualidade
  • Gestão da Produção Industrial
  • Gestão Pública
  • Gestão Financeira

Todos eles oferecidos na modalidade EAD.

E essas outras opções também EAD:

Algum deles certamente é para você.

Acesse o site e conheça melhor cada um desses cursos e comece o quanto antes o caminho para sua vida profissional.