Proxemia, Assertividade e Cultura de Paz

O episódio 54 do podcast Dom Universitário traz uma reflexão sobre a proxemia, assertividade e cultura de paz para um mundo melhor. O convidado Eugênio Pereira de Paula Júnior, psicólogo e professor da Graduação do Centro Universitário, apresenta quatro desafios para refletirmos sobre as relações sociais humanas e como podemos contribuir para um mundo mais harmônico.

Entendendo melhor…

Proxemia

O primeiro desafio proposto pelo professor é sobre a proxemia, que se refere ao respeito ao espaço e às ideias divergentes. Ele destaca a importância de discutir a questão da proximidade física e emocional nas relações interpessoais, respeitando o espaço do outro e evitando invasões. Além disso, é fundamental respeitar as ideias divergentes, promovendo o diálogo e a tolerância.

Assertividade

O segundo desafio é sobre a assertividade, que se refere à habilidade de se expressar de forma clara e objetiva, sem agredir ou ser agredido. Eugênio destaca que muitas vezes as pessoas confundem assertividade com agressividade e acabam gerando conflitos desnecessários. Ele enfatiza o quão fundamental é aprender a se comunicar de forma assertiva, expressando suas opiniões e sentimentos de forma clara e respeitosa.

Cultura de Paz

O terceiro desafio é sobre a cultura de paz, que diz respeito à promoção de valores como a solidariedade, a cooperação e a não violência. O professor explica que vivemos em uma sociedade que valoriza a competição e a individualidade, e que muitas vezes isso acaba gerando conflitos e violência. Ele enfatiza a importância de promover a cultura de paz, dando foco à cooperação e à solidariedade nas relações interpessoais.

pessoas-vivenciando-uma-cultura-de-paz

Responsabilidade Social

O quarto desafio é sobre a responsabilidade social, que trata da nossa capacidade de contribuir para um mundo mais justo e igualitário. Ele mostra que muitas vezes as pessoas se preocupam apenas com seus próprios interesses, sem se importar com o bem-estar coletivo e enfatiza a importância de assumir a responsabilidade social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Relações

Durante o episódio, Eugênio também aborda a questão das relações tóxicas, que podem ser evitadas ou melhoradas por meio da reflexão sobre os quatro desafios propostos. Ele destaca a importância de identificar as relações tóxicas em nossa vida pessoal e profissional, e buscar formas de melhorá-las ou evitá-las.

Além disso, ele enfatiza a questão da empatia nas relações interpessoais, destacando que muitas vezes as pessoas não se colocam no lugar do outro, gerando conflitos e desentendimentos. O professor também destaca a importância de desenvolver a empatia, buscando compreender as necessidades e sentimentos do outro.

Ao longo da explicação, ele ainda apresenta exemplos práticos de como podemos aplicar os conceitos de proximidade, assertividade e cultura de paz em nossa vida pessoal e profissional, promovendo o diálogo e a tolerância nas relações interpessoais, buscando sempre o respeito e a compreensão mútua.

Por fim, fala da educação para a promoção da cultura de paz e da responsabilidade social, enfatizando a importância de incluir esses temas na formação dos jovens, buscando formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com a construção de um mundo mais justo e igualitário.

Conclusões

Em resumo, o episódio 54 do Dom Universitário traz uma reflexão sobre a proximidade, assertividade e cultura de paz para um mundo melhor. O professor propõe quatro desafios para refletirmos sobre as relações sociais humanas e como podemos contribuir para um mundo mais harmônico. Além disso, destaca a importância da empatia, da responsabilidade social e da educação para a promoção da cultura de paz.

O participante

– O professor Eugênio é neuropsicólogo, doutor em educação física, mestre em educação e foi conselheiro (2001-2010) e colaborador em comissões do Conselho Regional de Psicologia (2001-2020). É autor de obras importantes na área e pesquisador e membro do corpo docente da graduação do UniDomBosco.

Conheça aqui o canal Cérebro S.A., criado pelo professor.

Para saber mais sobre o curso de Psicologia e ter o privilégio de estudar com o professor, acesse o site.

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 54 completo nos nossos canais do Spotify e do YouTube.