Onde atua o formado em Ciência de Dados?

ciencia-de-dados

A área de Ciência de Dados cresce a cada ano e de acordo com as pesquisas a tendência é que se mantenha assim.

A área de tecnologia como um todo tem tido aumento de procura no mercado de trabalho e com isso a busca pelos cursos também cresceu.

O cientista de dados é um profissional que coleta, gerencia e transforma dados não-estruturados em modelos utilizáveis, para que possam ser interpretados e utilizados de forma estratégica. Esse profissional precisa ter domínio de programação, estatística, análise de textos, inteligência artificial, entre outras.

Até pouco tempo não existia a formação específica nessa área, mas como dissemos, devido à demanda e à busca por especialização, muitos cursos surgiram.

Mesmo assim, de acordo com algumas pesquisas, ainda não se supre a demanda por profissionais e esse quadro ainda deve se manter por muitos anos.

O UniDomBosco oferece o curso de graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial. É um curso de bacharelado, na modalidade EAD. Tem duração de 4 anos e um projeto integrado como trabalho de conclusão de curso.

No curso do UniDomBosco o aluno aprende disciplinas como:

• Matemática Básica;
  • Fundamento de Hardware e Software;
  • Lógica de Programação;
  • Introdução à Inteligência Artificial;
  • Projeto Integrador em Ciências de Dados e Inteligência Artificial;
  • Matemática Aplicada à Ciência de Dados;
  • Estrutura de Dados;
  • Geometria Analítica e Álgebra Linear;
  • Linguagem de Programação;
  • Métodos Quantitativo;
  • Internet das Coisas;
  • Engenharia de Software;
  • Aplicação em Nuvem;
  • Teoria da Probabilidade;
  • Aprendizagem de Máquina e Mineração de Dados;
  • Interface Homem-Máquina.

Qual a área de atuação de quem se forma em Ciência de Dados?

As áreas de atuação são muitas como, por exemplo, em empresas dos mais variados ramos: de tecnologia, consultoria, varejo, mídia, comunicação, além de bancos.

Dentro das empresas, a atuação pode ocorrer em diferentes cargos, dependendo do tipo de mercado e da dinâmica empresarial.

Existe a possibilidade também de seguir a carreira no campo da pesquisa, no qual há muito mercado de atuação.

Como já dissemos, o mercado busca por profissionais da área da tecnologia cada dia mais e não é diferente com o cientista de dados.

Além da ampla área de atuação, outro fator que tem interessado bastante os estudantes a ingressarem nessa carreira é o salário. A média, no Brasil, é de R$6.000,00.

Se interessou? Entra no site e saiba mais informações sobre o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

Continue acompanhando o blog UniDomBosco e as redes sociais para se manter atualizado.