O que é a política econômica

O episódio 53 do podcast Dom Universitário aborda o tema da política econômica, que é um conjunto de ações realizadas pelos agentes governamentais para estimular o crescimento da economia e reduzir o desemprego. O professor Ciro Burgos, coordenador dos cursos de Ciências Econômicas, Empreendedorismo e Logística da instituição, explica os principais objetivos da política econômica e os agentes governamentais responsáveis por sua implementação.

Conceito e objetivo da Política Econômica

A política econômica é um tema bastante delicado e atual, que envolve uma série de questões complexas e interdependentes. Ela é um conjunto de ações que são realizadas pelos agentes governamentais, como o Conselho Monetário Nacional, o Banco Central, o Ministério da Fazenda e o Ministério do Planejamento e Desenvolvimento Industrial. Esses agentes têm como objetivo estimular o crescimento da economia e reduzir o desemprego, por meio de medidas como a política fiscal, a política monetária, a política cambial e a política de rendas.

Os principais objetivos da política econômica são obter altos níveis de emprego, reduzir a inflação, estimular o crescimento do PIB e promover a estabilidade econômica. Para alcançar essas metas, os agentes governamentais utilizam uma série de instrumentos, como a taxa de juros, o câmbio, os impostos e os gastos públicos.

Taxa de juros

A taxa de juros é um dos principais instrumentos da política monetária, que é responsável por controlar a oferta de moeda na economia e influenciar a taxa de inflação. Quando a taxa de juros está alta, os investimentos e o consumo tendem a diminuir, o que pode levar a uma redução da inflação. Por outro lado, quando a taxa de juros está baixa, os investimentos e o consumo tendem a aumentar, o que pode levar a um aumento da inflação.

Política cambial

A política cambial é responsável por controlar a taxa de câmbio, que é o preço da moeda de um país em relação à moeda de outro país. Pode ser utilizada para estimular as exportações e reduzir as importações, o que pode ajudar a equilibrar a balança comercial e sustentar o crescimento do PIB. Para isso, os agentes governamentais podem utilizar medidas como a desvalorização da moeda nacional em relação à estrangeira.

Política Fiscal

A política fiscal é responsável por controlar os gastos públicos e a arrecadação de impostos. Ela pode ser utilizada para estimular a economia, por meio do aumento dos gastos públicos e da redução dos impostos, ou para reduzir a inflação, por meio da redução dos gastos públicos e do aumento dos tributos. No entanto, é importante que a política fiscal seja utilizada de forma responsável, para evitar o aumento do endividamento público e a instabilidade econômica.

Política de rendas

A política de rendas é responsável por controlar os salários e os preços na economia. Ela pode ser utilizada para reduzir a inflação, por meio do controle dos preços, ou para estimular o consumo, por meio do aumento dos salários. No entanto, assim como a fiscal, é crucial que a política de rendas seja feita de modo equilibrado, para evitar o aumento da inflação e a redução da competitividade das empresas.

politica-economica

Banco Central

Além dos objetivos e instrumentos da política econômica, o professor Ciro Burgos também aborda a questão da autonomia do Banco Central. Ele explica que, a partir de uma mudança no arcabouço legal em 2021, o órgão passou a ser autônomo, o que significa que ele tem uma diretoria eleita e referendada pelo Senado Federal, com mandato fixo de quatro anos. Essa autonomia permite que o Banco Central atue de forma independente do governo, o que pode ser positivo para a estabilidade econômica.

No entanto, o professor ressalta que há uma discussão bastante ativa sobre a política do Banco Central, que pode estar indo em um caminho diferente do que o governo gostaria. Enquanto o Ministério da Fazenda é responsável pela política fiscal, o Banco Central é responsável pela política monetária, o que pode gerar conflitos entre esses agentes governamentais. O professor destaca que é importante que esses agentes trabalhem de forma coordenada, para que as políticas econômicas sejam efetivas e não gerem instabilidade na economia.

Conclusões

Por fim, o professor Ciro Burgos destaca a relevância da política econômica para o desenvolvimento do país e para a melhoria das condições de vida da população. Ele ressalta que ela deve ser utilizada de maneira responsável e equilibrada, para que possa gerar benefícios para todos os setores da sociedade. Ele também destaca a importância da formação de profissionais capacitados na área de economia, que possam contribuir para a sociedade e para a melhoria das condições de vida da população.

O participante

O professor Ciro Burgos é economista e coordenador dos cursos de Ciências Econômicas, Empreendedorismo e Logística, tendo vasta experiência nessas áreas e atuação prática e acadêmica em todas elas.

Para saber mais sobre o curso de Economia e se inscrever, clique aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre ensino superior e carreira? Siga acompanhando o blog do UniDomBosco.

Acesse o episódio 53 completo nos nossos canais do Spotify e do YouTube.