Geração Z e o mercado de trabalho

Avatar

Esse é um tema bem atual e que não distingue gerações. Seja você da geração Z ou X, ou qualquer uma, se você está no mercado de trabalho, deve ler esse artigo.

Mas por quê? Porque a geração Z está no mercado de trabalho e trazendo mudanças que impactam a todos.

Não adianta fazer cara feia, torcer nariz. Como diziam os antigos, não sabemos exatamente de que geração, “Contra fatos, não há argumentos”.

Assim como as gerações anteriores e as que virão, a geração Z traz sua influência para o campo profissional. Cada geração possui fortes características que marcam sua atuação e com ela não seria diferente.

Quais são essas gerações?

As gerações mais comumente reconhecidas são as gerações Baby Boomers, X, Y (Millennials), Z e Alpha. 

Veja algumas características gerais associadas a cada uma delas:

  • Baby Boomers (nascidos aproximadamente entre 1946 e meados da década de 1960):

Cresceram em um período pós-Segunda Guerra Mundial, que foi marcado por um aumento significativo nas taxas de natalidade, devido ao fato dos soldados terem voltado da guerra  e  por isso, o nome “baby boomers”.

Essa geração testemunhou grandes mudanças sociais e tecnológicas, incluindo o advento da televisão. Ela foi criada com uma educação rígida e disciplinada.

  • Geração X (nascidos aproximadamente entre meados da década de 1960 e início da década de 1980):

Costumam ser indivíduos independentes e empreendedores, que buscam seus direitos, lutam por liberdade e apresentam um ideal de combate às regras e aos valores da geração anterior.

Foi a primeira geração a crescer com acesso significativo à tecnologia, como computadores pessoais e videogames.

Essa geração testemunhou  o aumento do divórcio e a disseminação da cultura punk.

  • Geração Y (também conhecida como Millennials, nascidos aproximadamente entre início da década de 1980 e meados da década de 1990):

Cresceram em uma época de rápido avanço tecnológico, incluindo o surgimento da Internet.

Tendem a valorizar a flexibilidade no trabalho, buscam propósito em suas carreiras e são conhecidos por serem adeptos à diversidade.

  • Geração Z (nascidos aproximadamente entre meados da década de 1990 e meados da década de 2010):

São os primeiros a crescerem totalmente imersos na era digital, com acesso fácil à internet desde a infância.

É uma geração que tem a tendência a preferir a comunicação digital e são ativos nas redes sociais.

Valorizam a autenticidade, diversidade e estão preocupados com questões sociais.

  • Geração Alpha (nascidos a partir de meados da década de 2010):

É uma geração em fase inicial de crescimento, e suas características estão começando a se manifestar.

Nasceram na época em que a tecnologia é onipresente, e inclui inteligência artificial, realidade aumentada e dispositivos conectados.

A educação digital e as interações online são elementos naturais de seu ambiente.

É importante notar que essas características são generalizações e nem todos os indivíduos de uma determinada geração se encaixam nessas descrições. 

Para saber um pouco mais sobre cada geração, leia este artigo: Afinal, o que é geração x, y e z? 

foto-de-pessoas-da-geracao-z

A geração z

A geração Z, como já dito,  é a geração dos nascidos entre o início de 1990 até 2010. No mercado de trabalho é a geração que tem entre 20 e 30 anos e a próxima que ingressará no mercado nos próximos anos.

É a primeira geração considerada nativa digital, como também já citado, e essa afinidade é uma das principais características dessa geração. Além dela, podemos citar abertura à inovação, comunicação e diversidade.

Devido aos momentos socioeconômicos e ambientais da época em que nasceram, é uma geração também muito ligada às causas sociais, ambientais e políticas.

E como essas características refletem no mercado de trabalho?

Não é preciso pensar muito para entender como uma geração com essas características entende o trabalho e atua profissionalmente.

Tecnologia não é um problema e sim solução. Muito diferente do que é para as gerações anteriores, por exemplo. E isso seja em uma atuação na área de tecnologia ou em qualquer outra área.

Com isso, se adaptam muito facilmente às diferentes ferramentas utilizadas no mercado, porém acabam sendo muito dependentes da tecnologia e o que ela proporciona.

A comunicação é um fator importante para eles e, por isso, valorizam as interações e as relações entre os profissionais. Interações que possuem facilidade em fazer acontecer das mais diversas formas.

Como a aceitação à diversidade também é uma característica forte dessa geração, existe uma alta capacidade de aceitação não só de pessoas de outras gerações, quanto de ideias e iniciativas.

A ligação com as causas sociais, ambientais e políticas faz com que essa geração faça sua escolha profissional muito pautada nisso. Não somente a escolha de carreiras que façam sentido às suas crenças, como também de cargos e empresas que as representem.

Valorizam a segurança financeira, mas também a saúde mental, desenvolvimento pessoal e profissional, assim como jornadas flexíveis.

Outra característica marcante nessa geração é o empreendedorismo e o intraempreendedorismo. O interesse por fazer as coisas acontecerem, independente do seu cargo e posição, é um dos diferenciais dessa geração.

Com tudo isso, é preciso entender que a escolha dessa geração, quando relacionada a trabalho, vai sempre estar alinhada a essas características. Estar naquele cargo e naquela empresa é uma escolha feita baseada nas crenças de que os propósitos estão alinhados.

Como atuar conjuntamente com a geração Z?

O ponto principal para atuar com as diferenças é identificá-las e aceitá-las. E mais do que isso, compreender que a diversidade constrói.

Todas as gerações têm o que aprender umas com as outras. No caso, o aprendizado com a geração Z e todas essas boas características são extremamente benéficas.

Você, que é de outra geração, identifique essas características e aprenda com elas.

O mercado de trabalho é um ambiente de eterno aprendizado e desenvolvimento. Hoje é a geração Z, daqui uns anos será a geração alpha.

Foque no positivo e se mantenha em eterno aprendizado, e isso serve para todos que estão no mercado de trabalho, independentemente de sua geração.

Escreva nos comentários a qual geração você pertence.