Dicas de filmes para estudantes

Avatar

Filmes são sempre uma boa forma de se entreter e aprender e, por isso, é que decidimos trazer essa lista de dicas de filmes para estudantes. 

Não é uma lista específica para estudantes de determinadas áreas, mas uma lista de filmes que falam sobre temas relacionados à vida estudantil, sobre como é ser estudante, que trazem aprendizados que podem fazer diferença nesse momento da vida, ou que trazem motivação para a vida estudantil e para os anos de vida profissional que virão. 

Se você quiser listas específicas, temos algumas aqui no blog como: 

Vamos à lista de filmes para estudantes? Separa a pipoca e se aconchega no sofá: 

  • O primeiro ano do resto das nossas vidas – 1995 

O filme conta a história de sete amigos que acabam de se formar e como a relação de amizade deles, que achavam ser inabalável e imutável, acaba acontecendo na chamada vida real pós os estudos. 

  • A procura da felicidade – 2006 

A história de um pai solteiro e sua busca por condições melhores de vida é a tema desse filme. Um estágio em uma grande empresa parece ser a solução dos problemas, porém a vida vai trazendo diferentes obstáculos, enquanto o pai tenta sempre mostrar ao filho a importância da esperança. 

  • Uma mente brilhante – 2001 

Um gênio da matemática com um diagnóstico de esquizofrenia. Essa é a história que o filme traz de forma bastante peculiar e interessante. 

  • 17 outra vez – 2009 

De forma leve, esse filme conta a história de um ex-astro do basquete da escola que, 20 anos depois, está infeliz na sua vida e tem a chance de voltar aos 17 anos. Uma boa reflexão sobre as mudanças de atitudes, sobre a maturidade e outros fatores importantes, tanto na vida aos 17, quanto na vida adulta. 

  • Os estagiários – 2013 

Também de forma leve e engraçada, esse filme conta a história de dois profissionais que precisam voltar a estagiar e como a diferença de idade traz diversas questões a serem lidadas, mas também vantagens. 

  • O grande desafio- 2007 

Inspirado em fatos reais, esse filme conta a história de um professor na luta, em diversos aspectos, para formar e dar destaque a um grupo de debatedores. 

  • Sociedade dos poetas mortos – 1989 

Um clássico do cinema, que conta sobre um professor de literatura e seus alunos de uma escola preparatória. O método dele para fazer os alunos pensarem logo começa a trazer problemas dentro da escola, porém grande impacto na vida dos estudantes. 

  • Coach Carter – 2005 

Conta a história de um time de basquete que se torna imbatível no comando de um técnico bastante rígido, tanto nas quadras quanto na vida escolar dos estudantes. 

  • Gênio indomável – 1997 

Conta a história de um jovem que trabalha como servente em uma universidade, mas que acaba se mostrando um gênio da matemática. Sua história de vida, traumas e problemas com a polícia o levam até um terapeuta que começa a ajudá-lo. 

  • Escritores da liberdade – 2007 

Esse filme traz a história de uma professora que utiliza métodos diferentes para ajudar seus alunos, que vivem em uma comunidade muito carente e violenta. 

Certamente essa lista poderia ser bem maior, pois o mundo cinematográfico possui uma infinidade de filmes envolvendo essa temática. 

O desafio é entender qual tipo de história faz mais sentido para cada um e, dessa forma, buscar os títulos que mais fazem sentido e trarão, como já dito, não só conhecimento, como também entretenimento. 

As opções de plataformas e aplicativos, nos dias de hoje, facilitam muito a busca por filmes de todos os tipos e, principalmente, das mais diversas épocas.  

Comece as suas pesquisas e escreva nos comentários outros filmes que deveriam fazer parte dessa lista. E para se manter sempre antenado nos melhores conteúdos, siga as redes sociais do UniDomBosco.