Dia nacional do doador de sangue

Avatar

Dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador de Sangue. Essa data é celebrada todos os anos, com o objetivo de conscientizar a população sobre a doação de sangue e a importância da mesma.

Esta data foi escolhida pois, a partir de dezembro, iniciam-se os meses de festas e férias, o que faz com que os estoques dos bancos de sangue diminuam.

Por que a doação de sangue é tão importante?

Muitas pessoas que passam por cirurgias ou realizam determinados tipos de tratamento precisam de sangue.

O sangue não é produzido de forma artificial e, por isso, a doação de sangue é a única forma de obtenção para esses tipos de casos que foram citados.

Evolução da doação de sangue…

A história do processo de doação de sangue remonta da antiguidade, A evolução desse processo é marcada por avanços científicos e mudanças nas práticas médicas. 

Veja uma breve visão geral do desenvolvimento desse processo ao longo do tempo:

  • Antiguidade: Algumas culturas antigas, como os egípcios e os romanos, acreditavam no poder curativo do sangue.
  • Século XVII: A teoria da circulação sanguínea, proposta por William Harvey em 1628, foi um marco importante na compreensão da circulação do sangue no corpo humano. Porém, a ideia de doação de sangue como a conhecemos hoje ainda não existia.
  • Século XIX: Com o avanço da ciência médica, foi possível começar a explorar a ideia da transfusão de sangue como uma forma de tratar diversas condições médicas. Mas, as primeiras tentativas de transfusão enfrentaram muitos desafios, incluindo rejeição imunológica e coagulação do sangue.
  • 1901: O médico austríaco Karl Landsteiner fez uma descoberta que mudou esse cenário, ao identificar os tipos sanguíneos A, B, AB e O, e o fator Rh. Essa descoberta foi fundamental para o desenvolvimento de transfusões de sangue bem-sucedidas, já que permitiu combinar doadores e receptores compatíveis.
  • Primeira Guerra Mundial: Durante a Primeira Guerra Mundial levou ao estabelecimento de bancos de sangue temporários para atender às demandas dos feridos e a necessidade de transfusões em grande escala.
  • 1920: A prática voluntária de doação de sangue começou a ganhar destaque, e organizações como, por exemplo, a  Cruz Vermelha desempenharam um papel importante na promoção da doação voluntária.
  • Segunda Guerra Mundial: Durante esse período, avanços significativos no armazenamento e transporte de sangue ocorreram, contribuindo para a eficiência dos serviços de transfusão.
  • Década de 1950: Nesse período a introdução de bolsas de sangue descartáveis e os aprimoramentos na técnica de coleta de sangue fizeram com que o processo de doação se tornasse mais seguro e conveniente.
  • Décadas Posteriores: Ao longo das décadas posteriores, as práticas de doação de sangue continuaram sua evolução com a implementação de regulamentações de segurança, testes de triagem mais avançados e campanhas de conscientização.
  • Atualidade: Nos dias atuais, a doação de sangue é um processo padronizado e altamente regulamentado na maior parte dos países. A conscientização sobre a importância da doação voluntária e regular é promovida por organizações de saúde e governamentais em todo o mundo.
passo-a-passo-para-ser-um-doador-de-sangue

Como funciona a doação de sangue?

Muitas são as normas técnicas determinadas pelo Ministério da Saúde para que tanto a doação quanto a recepção do sangue sejam feitas com segurança e proteção para todos os envolvidos.

Para isso, é preciso estar atento a esse passo-a-passo do processo de doação de sangue.

  • Procure um posto de doação em sua cidade

Os sites das secretarias estaduais ou municipais de saúde costumam trazer essa informação.

  • Vá ao local com seus documentos pessoais

Um cadastro é feito no local e por isso é necessário ter em mãos algum documento oficial de identificação, com foto. Por exemplo, RG, CNH, carteira de trabalho ou passaporte.

  • Aferição de sinais vitais
  • Teste de anemia
  • Triagem clínica

Ela é como uma entrevista em que faz perguntas sobre a saúde do candidato e tem como objetivo identificar questões que os exames laboratoriais não mostram. A sinceridade é essencial nesta etapa.

  • Coleta

Demora em média 15 minutos e é realizada com material esterilizado e descartável, não trazendo nenhum risco para quem doa.

Principais dúvidas

1- Quem pode doar?

Pessoas com idade entre 18 e 69 anos que pesem mais de 50 quilos e não estejam nessas condições no momento da doação: anemia no teste realizado imediatamente antes da doação; hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação; estiver com aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento da doação; com febre no dia da doação; estiver grávida; estiver amamentando (caso o parto tenha sido há mais de 12 meses, é liberado).

Pessoas nas seguintes condições não podem doar sangue em nenhuma condição: teste positivo para hiv; hepatite após os 10 anos de idade; já teve malária, tuberculose extra-pulmonar, elefantíase, hanseníase, calazar, leishmaniose, brucelose, esquistossomose hepatoesplênica; tem doença de chagas, mal de Parkinson, alguma doença que gere inimputabilidade jurídica; submeteu-se a transplante de órgãos ou medula; possui problema de coagulação de sangue; é diabético; possui problemas graves no coração, pulmão, fígado ou rins.

2- Quanto é tirado de sangue? Faz falta no meu corpo?

Em cada doação, costuma-se coletar em média 450 ml e isso não prejudica a saúde, pois o ser humano possui uma média de 5 litros e, em uma média de 72 horas, o organismo repõe o que foi doado.

3- Estou doente. Posso doar?

A indicação é que, independentemente dos sintomas, aguarde para doar após a melhora. Doenças infecciosas, como gripes, por exemplo, impedem a doação. Se ainda tiver dúvidas, busque maiores informações no local de doação.

4- Eu fiz uma cirurgia recentemente. Posso doar sangue?

O tempo em que é possível fazer a doação após um procedimento cirúrgico depende de cada caso.

Acesse esse link para entender melhor: http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/quem_nao_pode_doar.html

Se tiver feito tatuagem ou tiver recebido transfusão de sangue, a doação de sangue só poderá ser feita após um ano.

5- De quanto em quanto tempo posso doar sangue?

Cada pessoa pode fazer até quatro doações de sangue por ano. Os homens podem doar com intervalos de 60 dias e as mulheres de 3 meses.

6- Há alguma recomendação sobre o que pode ou não em relação à alimentação?

A indicação é que, antes de doar, consuma alimentos leves e se hidrate. Não se pode doar em jejum e nem após a ingestão de álcool.

Você já fez sua doação de sangue esse ano? Aproveite o dia nacional do doador de sangue e faça a sua.