Em algum momento da sua trajetória acadêmica ou profissional, você deve ter ouvido falar nos chamados cursos de extensão.
Mas você sabe o que é um curso de extensão? Quem pode fazer esse tipo de curso? Ou ainda, quais são as vantagens que eles trazem para a carreira acadêmica e profissional?
Para esclarecer essas dúvidas e ajudar os que buscam mais conhecimentos ao tomar uma decisão a favor da sua carreira, é que elaboramos esse artigo.
O que é um curso de extensão?
É um tipo de curso desenvolvido com o propósito de proporcionar conhecimento e atualização profissional.
Os cursos de extensão oferecem vantagens, como curta duração e dinamismo. Além de serem sobre assuntos bem específicos que acabam por chamar a atenção dos estudantes.
Os cursos de extensão são oferecidos por universidades reconhecidas pelo MEC, diferente dos cursos livres, por exemplo, que podem ser ministrados por qualquer pessoa e em qualquer local, mas que não possuem um certificado com esse reconhecimento.
Aliás, se você tem dúvidas sobre a diferença entre certificado e diploma, leia este artigo:
Qual o público alvo e quem pode fazer um curso de extensão?
Normalmente, os cursos de extensão são feitos para quem busca um complemento ao conhecimento adquirido na graduação e quer aumentar as chances de inserção no mercado de trabalho.
Eles abrangem diferentes áreas de conhecimentos e não exigem curso superior como pré-requisito, o que faz com que qualquer pessoa possa fazer um curso e não somente os graduandos da universidade que os oferece.
Os cursos são oferecidos tanto no formato presencial como no online, com tempo de duração variáveis, podendo ser concluídos em uma semana ou dentro de alguns meses.
O principal foco dos cursos de extensão é fornecer aos estudantes práticas e conhecimentos que não estão inclusos em um curso regular.
Para fazer um curso de extensão, basta realizar a matrícula e iniciar os estudos de acordo com as diretrizes de cada curso.
Ao final do curso, o aluno receberá um certificado. Algumas universidades aceitam esses certificados como parte das horas de atividades extras que alguns cursos exigem.
Por que fazer esse tipo de curso?
Muitos profissionais passaram a investir em cursos de extensão nos últimos anos.
De acordo com os especialistas, os interessados em ingressar nesse tipo de curso durante a graduação tendem a fazer melhores escolhas dos estudos após a graduação.
Esses estudantes costumam demonstrar que têm cuidado com o aperfeiçoamento acadêmico e o interesse por uma qualificação específica para atuar no mercado.
Quer saber alguns dos cursos de extensão o UniDomBosco oferece?
- Compliance empresarial e anticorrupção
- Ambientação em mobilidade digital na educação
- Aprendizagem pela descoberta
- Didática em contexto bi e multilíngue
- Digitosofia
- Divórcio: tudo o que você precisa saber
- Fundamentos de mindfullnes na educação
- Gestão da educação
- Inteligência artificial na educação
- Multiculturalismo e multilinguismo
- Neuroeducação
- Redação jurídica
- Sistema robótico na assistência à saúde
Além de opções na área de enfermagem.
Se interessou em fazer um curso de extensão? Então corre e comece o quanto antes seu aperfeiçoamento.
Aproveita, conta nos comentários qual curso de extensão fez e continue acompanhando o blog e as redes sociais do UniDomBosco para se manter sempre atualizado.