Diferença entre diploma e certificado

diferenca-entre-diploma-e-certificado

Todo estudante, em algum momento da sua vida acadêmica, vai receber diploma e certificado, ou um dia vai precisar deles para um concurso, currículo ou processo seletivo.

E saber a diferença entre eles é essencial, tanto na vida acadêmica, quanto na profissional.

Mas afinal, qual a diferença entre diploma e certificado?

Sempre que se realiza algum tipo de formação, o estudante recebe um documento que comprova a sua participação, entre outras coisas. Porém existem diferenças no tipo de documento e na sua validação.

Diploma

Ele é um documento oficial que para ter validade precisa ser reconhecido pelo Ministério da Educação- MEC. Obviamente, para que a instituição esteja apta para emitir um certificado válido, a instituição e o curso também precisam ter o reconhecimento do órgão.

Se você quer fazer um curso e ter certeza sobre o reconhecimento e o da instituição, o MEC disponibiliza um site para consulta.

O diploma é a certificação que garante que os profissionais possuem a habilitação necessária para exercerem a profissão atestada pelo mesmo, assim como demonstrar habilitações específicas conferidas pelas pós-graduações.

Para dar continuidade aos estudos, fazendo pós-graduação, é preciso que o curso de graduação conceda um diploma válido. Assim, como já dissemos, para atuar em profissões como médico, por exemplo.

Cursos de graduação de licenciatura, bacharelado ou tecnólogo emitem diplomas, desde que, como dito, o curso e a instituição sejam cadastrados no MEC. Buscar essa informação é essencial para não perder tempo e dinheiro buscando um diploma que não terá validade.

Importante salientar que as instituições não podem cobrar dos estudantes valores extras para a expedição do diploma.

Desde 2020, o MEC lançou um portal do diploma digital, facilitando assim bastante com a desburocratização do tema.

Certificado

Assim como o diploma, o certificado também é um documento, porém tem o objetivo de atestar participação em palestras, cursos, eventos. Com isso ele pode ser expedido por qualquer tipo de instituição, reconhecida ou não pelo MEC.

Mesmo que não exista a necessidade do reconhecimento da instituição, é essencial que, ao buscar cursos de capacitação, principalmente aqueles com investimento financeiro e de tempo significativos, seja feita uma pesquisa sobre a mesma. O objetivo principal de um curso ou palestra é a obtenção de conhecimento, muito mais do que um certificado e, por isso, é essencial pensar na qualidade do conhecimento que será obtido.

O certificado é bastante utilizado pelos estudantes para comprovação de carga-horária nas atividades extras exigidas pelos cursos de graduação e também como forma de valorização do currículo.

diploma-e-certificado

Diante de tudo o que foi colocado, vimos a importância de saber a diferença entre diploma e certificado e como escolher as melhores instituições e formas de obtê-los.

Continue acompanhando o Blog para se manter sempre informado.