Você já se perguntou sobre como é o seu sono? A maioria das pessoas passa uma vida toda sem se preocupar com isso (apesar de uma grande parte delas dormir mal), e muitas das questões que ela vivencia durante o dia possuem relação com o sono.
Lendo esse parágrafo, você começou a pensar sobre como é o seu sono, não é mesmo?!
Mas, por que, afinal, falar de sono?
Porque durante o sono acontece muito mais do que só os sonhos.
Dormir é uma necessidade fisiológica e durante o sono ocorre a limpeza do sistema imunológico, entre outras importantes coisas.
Olhe esta lista de coisas que ocorrem no seu corpo enquanto você dorme:
- Movimentos do globo ocular
- Desaceleração de batimentos cardíacos
- Diminuição de pressão arterial
- Reforço na imunidade
- Revitalização da pele
- Crescimento
- Diminuição da temperatura corporal
- Regularização da respiração
Mas agora você vai perguntar quantas horas de sono são necessárias e a resposta dos especialistas é que não existe uma quantidade correta que sirva para todas as pessoas. A média é de sete a nove horas diárias, pensando nos adultos. Porém, alguns terão cinco ou seis e acordarão bem e dispostos, e outros precisam de dez para obter o mesmo resultado.
É importante observar os sinais que o corpo dá para entender qual é a sua necessidade.
Os sinais de noites mal dormidas são muito claros, entretanto muitos não os enxergam. Mal humor, falta de disposição, perda de memória, doenças.
Alguns estudos mostram que a má qualidade do sono se relaciona com problemas de imunidade, de coração, diabetes e sobrepeso.
Em contrapartida, dormir bem ajuda a evitar doenças, melhora o humor e a imunidade, melhora a pele e a memória.
Nos dias atuais, nos quais muitas pessoas têm um sono de baixa qualidade devido, principalmente, aos muitos estímulos, os estudos mostram relação entre o sono e algumas doenças relacionadas à saúde mental.
Ficou muito claro o quanto é importante dormir bem, não é mesmo?
Dicas para dormir melhor
Já está bem clara a importância do sono, mas como fazer para ter noites melhores e com sono de qualidade.
Separamos algumas dicas dadas por especialistas:
- Estabeleça uma rotina
O corpo é uma máquina que se organiza de acordo com a rotina dada a ele. Você vai perceber que se todos os dias for dormir e acordar sempre nos mesmos horários, em pouco tempo nem precisará mais de despertador. O seu relógio biológico já estará programado.
Além disso, vá dando sinais ao seu corpo de que logo ele irá descansar. Isso ajuda a, quando deitar, o sono logo vir.
- Evite alimentos estimulantes depois das 15 horas
Uma das formas de preparar o corpo para o descanso é não dando a ele informações contraditórias. Os alimentos estimulantes fazem isso, eles estão dizendo para o corpo que precisa acelerar e, quando você deitar para dormir, ao invés de descansar, ele vai se manter ativo.
E como o processamento de alguns alimentos demoram mais que outros, o ideal é cortar os estimulantes a partir das 15 horas.
- Pratique atividades físicas
Além de todos os benefícios que as atividades físicas possuem, elas cansam fisicamente o corpo, o que ajuda a dormir melhor.
Mas lembre-se que quanto mais perto da hora de dormir, mais estimulado seu corpo vai estar e o sono demora mais para vir.
- Tenha uma alimentação saudável
Uma alimentação saudável regula o corpo como um todo e colabora, obviamente, para um melhor sono.
- Diminua fontes de luz perto do horário de dormir
Esta, talvez, nos dias atuais, seja a mais difícil de se praticar. Televisões, tablets e celulares são fontes de luz.
Quanto antes você parar de utilizá-los no período da noite, melhor será para o seu sono. Essa também é uma forma de anunciar ao corpo que o horário de dormir está chegando.
Gostou das dicas? Qual delas é a mais difícil para você? E como está o seu sono? Conte nos comentários e continue acompanhando o blog do UniDomBosco.
1 Response
[…] · Tenha sono de qualidade […]